7 de abril de 2013

Encontro de Leitores "A Seleção"


Boa noite a todos

Vou escrever sobre a experiência de ontem: o encontro de leitores de Kiera Cass.
Grande foi minha felicidade ao entrar na livraria Nove Sete e me deparar com crianças, de faixa etária entre cinco e dez anos, sentadas em almofadas e cadeirinhas, folheando diversos títulos.
 Parece óbvia a descrição e alguém dirá: "É uma livraria infantojuvenil!". Tudo bem, mas me expresso dessa forma e com tal surpresa devido à situação cultural do nosso país, alienado, em sua maior parte, por uma completa banalização da educação e dos hábitos saudáveis, por conta de um governo omisso e programas sociais frágeis e nada preocupados em atingir metas de crescimento intelectual e moral das crianças. Programas sociais que só buscam aumentar o eleitorado de certos partidos e manipular índices sobre pobreza e educação, criando um massa de acomodados inertes.

Mais felicidade quando observo uma leva de adolescentes, que no furor característico da idade, debatem e questionam a história e as personagens do livro A Seleção. Cada um com seu ponto de vista sobre as atitudes dos protagonistas e do enredo do livro.

Percebi que vários leitores enxergaram diversas questões sociais na história, como a postura das personagens ter relação com sua posição social e seu grupo de convívio, denotando que essa juventude é capaz de realizar um exame, mais profundo, das informações que recebe e que busca na literatura.

Houve uma espécie de gincana, envolvendo encenação, que garantiu aos participantes alguns brindes, como marca páginas e esmaltes personalizados. Além, é claro, de sorteios de exemplares dos livros A Seleção e A Elite, em relação ao segundo tratava-se de prova antecipada.

Foi exibido um vídeo com uma mensagem da autora aos fãs brasileiros, e todos que estavam presentes, ao final, receberam marca páginas e lápis da série de Kiera Cass.

Valeu estar lá, conhecer um pouco mais sobre os livros e, principalmente, ver tantos jovens amantes da leitura.

Meus parabéns àqueles que buscam informar-se e viver a diversidade cultural. Até a próxima!

6 comentários:

  1. O evento devia estar realmente maravilhoso!
    Pena que moro tão longe onde nunca fazem encontros ou qualquer evento parecido =( hehe

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena mesmo, mas não fique triste. Existe a possibilidade de você participar de encontros com autores, realizados através do Google+. Nos blogs e nas páginas das editoras são dados os avisos das datas e horários que serão realizados esses encontros. Hoje mesmo houve um encontro com a autora de Violetas de Março, Sarah Jio, foi bem legal.

      Até mais!

      Excluir
  2. Pena que eu não pude ir ): queria muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique atenta nos blogs e sites de editoras e então a gente se vê em próximos eventos.
      Até breve!

      Excluir

© Pacote Literário ♥ 2016 - Todos os direitos reservados. Personalizado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo