12 de abril de 2016

Sentimentos de uma Leitora





Quando terminamos de ler um livro nos deparamos, invariavelmente, com alguns sentimentos e impressões, condicionados a qualidade do trabalho em questão e a tudo aquilo que o texto pôde transmitir.

Na ocasião da obra ter decepcionado, não haverá dificuldade alguma em se desprender da história - na verdade é até um alívio chegar ao fim. Já quando a história envolve, emociona e aflora sentimentos tão particulares, o fim se faz como uma separação de alguém querido, que parte para não mais voltar. O que pode nos levar a uma brava ressaca literária. Quem nunca?

Superada esta etapa de desapego, uma outra dificuldade pode se instalar: a escolha do próximo título. Ninguém quer ler um livro ruim, chato; o caso é que essa avaliação é muito pessoal e depende do gosto de cada um.

Quem nunca ficou diante de sua estante tentando escolher a próxima leitura? Eu já e nem sei dizer quantas vezes já. É o eterno dilema do próximo livro.

Todos nós gostamos de dicas sobre livros. Novo ou antigo, não importa! Vale a pena levar em consideração a experiência que um amigo ou qualquer outro leitor alcançou com um título.

Por isso selecionei alguns livros que li por indicação e entraram para os meus favoritos, agora passo para vocês essas dicas:

                     


O Sol é para todos

O Sol é para todos
é um clássico, uma obra forte e marcante com uma realidade bem retratada sobre racismo, intolerâncias, exclusão social e outros. Além da grande lição de vida dada pelos personagens. Leitura maravilhosa!


                                                                   


Tim

Uma história de amor e amizade que vão além das diferenças. Contada de forma leve e deliciosa, a narrativa é apaixonante.


         


Hibisco Roxo                                         

Hibisco Roxo retrata os conflitos religiosos de uma família e também o clima de medo e repressão provocado pelos militares nigerianos. Uma leitura forte, por vezes, cruel, mas profundamente marcante. 




Passarinha                          

O livro conta a história de Caitlin que tem a Síndrome de Asperger e perdeu seu irmão de forma trágica.
Alegre, emocionante e reflexivo, Passarinha é uma obra doce e incrível.





Escravas de Coragem

Escravas de Coragem narra de forma extremamente sensível a história de Lavínia, uma garotinha de 7 anos que vai morar com uma família negra e Belle, uma mestiça. O livro fala de tempos difíceis e violentos da época da escravidão. 



                                                      

Dançando Sobre Cacos de Vidro

Essa foi uma leitura difícil para mim, tive que dar váriaspausas. A narrativa é sobre Lucy, com um histórico família de câncer agressivo e seu marido, Mickey, que tem transtorno bipolar. Uma linda história de amor, superação, companheirismo e cumplicidade.





Fora de Mim

Um livro profundo sobre a dor e os sentimentos após o término de um relacionamento. Martha Medeiros é fantástica!





E vocês? Já leram algum desses?

Teriam algum título pra indicar?

Beijos



31 comentários:

  1. Não li nenhum destes livros não, mas anotei a dica de todos!
    Realmente quando o livro pega a gente é bem complicado chegar ao fim da história, nos sentimos meio orfãs dos personagens, rsrsrsrs.
    Pra indicar...nossa, eu poderia escrever uma lista milenar aqui, kkkkkkkkkk
    Mas vou indicar só uns que eu amo.
    O Amor é um Passaro Vermelho.
    O Jardim Secreto
    O Pássaro, da Samanta Holtz
    Quero Ser Beth Levitt, da Samanta Holtz
    Renascer de um Outono da Samanta Holtz
    Amor Infinito, do JM Alvarez
    Escrito nas estrelas, Sidney Sheldon

    Bom, creio que tá bom né? Senão vc vai gastar seu dindim tudo em livros, hahahahahahah

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee

      O Jardim Secreto é lindo demais!!
      Vou anotar suas dicas :)

      Excluir
  2. Eu tenho Dançando Sobre Cacos de Vidro e morro de medo de ler, minha mãe adorou... Hibisco Roxo é um que sempre me chamou atenção. e espero poder ler um dia. Assim como Escravas de Coragem.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  3. Olá linda,

    Normalmente eu termino um livro e pego logo outro.
    Meus sentimentos não me abalam muito para ter a famosa "Ressaca Literária".
    Eu choro ou fico com raiva no momento daquela leitura, mas depois que finaliza já estou me encaminhando para outros mundos e personagens e eles não merecem ser medidos por outros enredos ou decepções literárias.

    Amo o Sol é para todos.

    Beijos,
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem???

    Vou passar todas as suas dicas para uma amiga, se bem que acho que ela já leu todos esses. Drama não é a minha praia. Prefiro comédias, histórias leves. De pesado basta a vida! rsrsrs

    Bel Góes

    ResponderExcluir
  5. Oi, achei bem reflexivo o seu livro e concordo com você e dos livros citados não li nenhum ainda, você acredita?!!
    Quero muito ler O Sol é Para Todos, Hibisco Roxo e Dançando Sobre Cacos de Vidro. Tem resenhas deles no blog? Queria muito ler.
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thatyane, Hibisco Roxo será uma das próximas resenhas!

      Excluir
  6. Oie...
    Achei até engraçado ler esse post, pois, há poucos dias estava numa ressaca literária e ela não saia de mim de jeito nenhum... Tive que ir até a Biblioteca Municipal encontrar algo pra ler kkk...
    Achei esse post incrível e de todos os livros mencionados me senti mais atraída por "Hibisco Roxo".
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Li O sol é para todos e Passarinha. Apaixonantes.
    Eu indico a duologia Fascínio Egípcio da autora Luciane Vieira Z e No Escuro da autora Elizabeth Haynes. Ambos ótimas leituras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fascínio Egípcio é uma das próximas leituras!

      Excluir
  8. Nossa de todos esses só li Dançando sobre cacos de vidro e definitivamente é um dos meus livros preferidos! Sofri, chorei e me emocionei muito com ele!
    Vou adicionar os outros no skoob pra não esquecer! :)

    Amei o post!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Muito bom o post! Estou com uma ressaca literária que está me preocupando já, um mês e dez dias sem conseguir me concentrar em nada! :o
    Não li nenhum desses ainda, mas alguns deles estão na lista de "está passando da hora de ler..." Hahaha
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. O sol é para todos é lindo, adorei Dançando sobre cacos de vidro também! Fora de mim me fez até chorar, um livro atípico da Martha Medeiros, indico para todo mundo!

    ResponderExcluir
  11. Oi. Você me descreveu muito bem quando termino de ler um livro que causa ressaca, não sei o que começar, fico perdida. Gostei bastante de suas indicações, amo a Marta e a Chimamanda.

    ResponderExcluir
  12. Oi Fe, sua linda, tudo bem?
    Quando estou de ressaca, prefiro pegar livros leves, mais juvenis, de preferência divertidos, algo para acalmar meu coração, risos... Tem tantos livros que me marcaram, por motivos diferentes, e com gêneros diferentes. Recomendo demais a série de Sevenwaters da editora Butterfly, nossa, acabou comigo, é muito intenso, muito real, um dos meus favoritos da vida. Anotei suas dicas também!!! Adorei sua postagem.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Fernanda, O sol e para Todos e Hibisco Roxo são livros que morro de vontade de ler, Tim eu já ouvi falar e tenho uma conhecida que é apaixonada por esse livro. Mas acho que não leria, estou em uma onda de procurar livros mais sérios então gostei das suas dicas, não posso dizer que irei ler todos, mas definitivamente é um boa lista!

    ResponderExcluir
  14. Oiii, tudo bem?
    Os sentimentos em relação aos livros é uma coisa bem complexa, porque podemos estar amando e logo depois odiando hahahaa eu nunca li nenhum dos livros que citaste acima, porém conheço todos <3 adorei a sua postagem, muito criativa.
    Beijão

    ResponderExcluir
  15. Escolho o próximo livro que for mais curto, pra poder terminar a leitura e já pegar outro. rsrs Confesso, tenho pavor de livros enormes, sempre acho que a leitura vai ser arrastada,e na maioria das vezes nem é.
    Das dicas eu ainda não li nenhum, mas um que está na minha lista de desejados é Passarinha. *-*
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Fernanda, tudo bem?
    Esse ano eu sofri com algumas ressacas literárias, mas eu adoro quando um livro deixa minhas emoções no chão e faz eu sofrer por um tempo, porque isso significa que valeu a pena ter lido ele. Que vai ficar para sempre em meu coração.
    Eu ainda não li nenhum da sua lista, mas tem alguns que desejo ler. Sou louca para ler “O Sol é para todos”, assim como “Dançando sobre cacos de vidro” (que me falaram muito bem desse livro) e “Escravas de coragem”.
    Adorei seu post :)

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    É sempre muito difícil escolher a próxima leitura, ainda mais quando acabamos de sair de uma ressaca literária. Ainda não li nenhum dos indicados, mas eles parecem ser ótimos. Não sei se já leu ou até mesmo se gosta do gênero, mas As Vantagens de ser Invisível é um bom livro pra se ler.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá.... adorei o post!É incrível o poder que um livro tem de mexer com os nossos sentimentos e imaginário.! Acho fantástico quando isso acontece, porque aí o livro atingiu seu objetivo principal, que além de uma boa história, que é mexer com os nossos sentimentos!!!

    Comprei recentemente "hibisco roxo" e "o sol nasce para todos" e nao vejo a hora de ler!

    Bj
    Keyla Vilela

    ResponderExcluir
  19. Olá... Fernanda, tudo bem???
    Eu bem sei como é essa escolha da próxima leitura, por isso quando o livro atual está para terminar já estou pensando no próximo, mas nem sempre é assim... bom os livros que você indicou não me cativam para a leitura não li nenhum e poucos da lista em conhecia, mas e bom quando amamos uma leitura e queremos indicar as outras pessoas, é maravilhoso... infelizmente eles não funcionariam comigo... xero!

    ResponderExcluir
  20. Oioi! Tudo bem?
    Tem livros que a gente termina, mas ele nao sai da gente ne?
    Otimas sugestoes de leitura e eu ja esava de olho mesmo em alguns titulos.
    Acho que todos sao bem dramaticos, desses que nos fazem chorar.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Entendo bem esse sentimento.
    Adorei as dicas de livro! Ainda não li nenhum, mas já ouvi falar de vários deles, sempre bem. Fiquei curiosa para ler.
    Beijos,
    Déia
    Own Mine

    ResponderExcluir
  22. Ola Fe ótima postagem hoje mesmo estou nesse dilema qual livro ler agora , gostei muitos de suas dicas dos seus livros preferidos ainda não li nenhum deles, estou me preparando psicologicamente para ler Dançando sobre cacos de vidro, sei que irei chorar muito rsss. Passarinha também quero ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  23. Olá, Fernanda. De sua lista eu já li Dançando Sobre Cacos de Vidro, e o livro me deixou com o coração em pedaços, é simplesmente maravilhoso, e claro, entrou pra listas de favoritos. Sou louca para ler Passarinha, parece ser muito bom, e essa capa é bem interessante.

    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com

    ResponderExcluir
  24. OI, Fernanda
    Muitos livros são tao bons que ficam para sempre né..
    Eu tenho imensa vontade de ler Escravas de coragem, pois amo o tema, é pelos elogios que ouço e agora os seus. Não li nenhum desses livros que você citou, infelizmente.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Fernanda que postagem linda, adoro quando o blogueiro coloca sua personalidade e opinião na postagens (não sei se vc concorda mas alguns são tão mecânicos). Realmente alguns livros têm o poder de nos tocar, alguns mais que outros. E com certeza quando concluímos a leitura de um livro maravilhoso tememos escolher um que não agrade tanto. Para evitar isso tenho muito cuidado ao escolher os títulos que compõe minha estante e claro que a opinião de amigos que confio ajudam na escolha dos títulos.
    Parabéns pelas indicações, algumas pretendo ler e só li Dançando sobre cacos de vidro e gostei muito da leitura, um drama forte e emocionante. Enfim parabéns pela postagens e pelas indicações!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  26. oi, tudo bem?
    adorei o post e me identifiquei demais. Já passei várias vezes pelas emoções e sensações exacerbadas ao terminar um livro. Dependendo da profundidade, a ressaca literária é certa! E escolher a nova leitura nem sempre é tarefa fácil.
    Adorei suas dicas, e não li nenhum ainda, acredita?! Eu já tenho Dançando sobre cacos de vidros, e quero ler também O sol é para todos
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    É muito boa mesmo as sensações que os livros nos faz sentir. A ressaca literária é boa e ruim ao mesmo tempo haha Adorei a lista que separou e os meus favoritos que eu gostaria de ler são "O Sol é Para Todos" e "Passarinha". Ótimo post!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  28. Hello tudo bem! Bom esse dilema eu tenho quando preciso escolher um livro meu para ler, por que de parceria eu uso minha planilha por ordem de chagada, mas realmente tem livros que tem um misto de sentimentos bem contraditórios! O sol é para todos é um livro excelente, eu indico a todos para ler esse livro. Bjs

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2016 - Todos os direitos reservados. Personalizado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo