16 de maio de 2016

[Primeiras Impressões] Talvez Nunca Mais Um País




Olá Leitores!

Hoje temos as minhas primeiras impressões de uma distopia nacional, do autor Flavio Oliveira.

Vamos nessa!



TALVEZ NUNCA MAIS UM PAÍS
Autor: Flavio P. Oliveira
Editora: Delirium
Ano: 2015
Páginas: 240


Sinopse: Talvez nunca mais um país, partidos políticos, eleições, etc. Dois vírus criaram esta nova idade histórica, o primeiro consumiu as reservas de petróleo, o segundo deixou a humanidade à beira da extinção - gigantescas ratazanas devoram os corpos largados nas ruas. No setor 7, na famosíssima Copacabana, Miguel - ex-ráquer, atualmente colecionador e catalogador de objetos artísticos, um apaixonado por rock 'n' roll - envelhece (aceitando a sorte de ser um doador universal) sem ter muito o que fazer, além de caminhar na praia em companhia das porcas da senhora Borrêia e conversar com os pivetes na carcaça. Tudo isso mudará um dia, por culpa da inveja alheia, por culpa de uma nova vontade de ser melhor, algo não permitido pelo autoritário governo.


"Talvez nunca mais um país" é um romance distópico que em poucas páginas já mostrou para o que veio!! Como seria viver em um lugar devastado? Uma cidade que não é mais uma cidade com a qual estávamos acostumados.  Após o contato com um vírus, muitas mortes e destruição. O que sobra?

Logo no início da leitura já pude deparar com uma escrita um tanto diferente do Flavio. Um tanto singular e fora do tradicional, posso assim definir. E com esse estilo tornou a leitura muito prazerosa e por que não, mesmo dentro de um cenário devastado, descontraída também.


" A humanidade já passou do prazo de validade. Verdade absoluta, e não teoria."


A estrutura do texto é um pouco diferente. Os capítulos são bem curtos com trechos, o narrador alterna momentos presentes, com relatos de acontecimentos passados e devaneios com a ex-mulher ou seus amigos. No começo senti um pouco confusa, mas depois esse estilo aguçou mais ainda minha curiosidade. 

De forma criativa e com devaneios um tanto malucos e descontraídos do personagem, o autor vai nos apresentado esse cenário distópico. Finalizei as 40 páginas eufórica e já quero adquirir o meu exemplar para terminar de ler a história!!!

O Flavio realmente foi uma grata surpresa, adorei seu estilo e em breve volto com a resenha. Aguardem!



"A sensação de abandono interior, de lancinante tristeza e exacerbada melancolia aprisionada no âmago de nossas existência...carrego comigo aonde vou e desde o nascimento."



Para adquirir:




19 comentários:

  1. Que ótimo! Adorei suas impressões iniciais, espero que goste ainda mais do resto. Obrigadoooo.
    :D

    ResponderExcluir
  2. Sabia que ia gostar Fê. Bem louco, mas não dá para parar de ler.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Gostei de suas primeiras impressões, o livro parece bem interessante e me deixou curiosa, no começo, lendo o título e a sinopse fiquei meio com um pé atras porque ando saturada desse negócio de política, mas realmente suas primeiras impressões me instigou.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Feh!
    Olha é um enredo bem interessante viu D: MDS, DISTOPIA AMO <3
    Não vou dizer que quero ler, porque infelizmente esse ano estou totalmente focado na meta quando me sobra tempo, já que estou finalizando meu TCC, mas fiquei curioso, e já pelo pouco que você falou já deixa o leitor querendo saber mais. Vou procurar um pouco mais na net porque fiquei de orelha em pe com a construção da sociedade em si. Adoro esse aspecto no universo distopico.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiii Fernanda, tudo bem?
    Realmente que livro é esse menina? Eu não conhecia tanto o autor e me surpreendi diante da qualidade da sinopse, em relação ao tema abordado, isso me deixou bem curiosa para realizar a leitura, esperarei sua resenha completa para formar melhor minha opinião.
    Beijão <3

    ResponderExcluir
  6. Ooi, Fernanda! Achei o título bem interessante e diferente. E fico feliz que tenha te surpreendido :D Espero a resenha para saber um pouco mais.
    Beeijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Você disse Distopia??? Amo! Faz um tempo que não leio nada desse gênero, então já me interessei pela obra! Vou esperar a resenha completa para saber o que esperar dela. Adorei a capa.

    ResponderExcluir
  8. Oi, não conhecia a obra, mas adorei a suas primeiras impressões. Aguardando a resenha haha

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Gostei das suas primeiras impressões e fiquei bem curiosa para saber o que vc vai achar do livro completo, aguardarei a sua resenha. :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Opa!!!!

    Já quero!!!!

    adoro distopia, adoro nacional e tuas palavras me deixaram bastante curiosa....
    vou ficar de olho na resenha dele...

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Taí o tipo de livro que tem tudo pra eu gostar: nacional, ficção. Suas impressões me animaram e muito pra ler o livro. Só espero que não se perca no meio da narrativa com romances, e deixe a ficção de lado como tem acontecido com muitid livros na atualidade.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  12. Oioi! Tudo bem?
    Não conhecia o livro TALVEZ NUNCA MAIS UM PAÍS e achei até interessante a premissa.
    Ando lendo vários romances distópicos e esse vou por na lista pra ler no futuro.
    Otima dica.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  13. Oi
    Tudo bom?
    Parece ser um livro bem interessante mesmo!
    Fiquei curiosa para ler, apesar de não ser muito fã de distopia.
    Estou no aguardo da resenha.
    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Parece bacana, é bom quando pegamos um projeto assim de primeiras impressões e só de ler um pouquinho a história já nos ganha. Confesso que distopias assim eu nunca me animei em ler, nem filmes que mostram lugares devastados por vírus eu curto muito.
    Quanto aos capítulos curtos, eu prefiro assim sabe, acho que a leitura flui melhor.
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  15. Olá, gostei da dica, ainda não tinha visto nada sobre nenhuma distopia nacional e fiquei bastante interessada. Parabéns pela resenha.

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Oi..
    não conhecia o livro ainda, e gostei da dica..
    anotada.
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Olá Fernanda!!!
    Cada dia mais me impressiono com o talento dos nossos autores brasileiros.
    Juro que não conhecia o autor, mas fiquei mega-curiosa com seu trabalho pois gosto de distopias :)
    Espero ver logo a resenha :3

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Adorei seu ponto de vista e já estou curioso com sua resenha! Faça um post com quotes, curto muito. Adorei ainda mais em se tratar de um livro nacional. Bora ler então.

    ResponderExcluir
  19. Adorei a premissa do livro. Estou aguardando a resenha, mas já adianto que é um dos gêneros de que gosto muito. Acho que leria o livro.

    Tatiana

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.