23 de junho de 2016

[Resenha] A Matéria dos Sonhos




Autora: Valéria Martins
Editora: Jaguatirica
Ano: 2015
Páginas: 290

E-book cedido em parceria com a autora


Mariana é uma jovem advogada de família rica e está noiva de Gustavo Motta, poderoso e rico também. Às vésperas do casamento, que seria um grande evento na sociedade do Rio de Janeiro, Mariana ao invés de se sentir feliz, está apreensiva.

Durante os preparativos, ela sofre uma grande desilusão e cai em depressão. Paulinho, seu irmão, vendo Mariana dessa forma, faz uma proposta de viagem. O destino seria a Chapada Diamantina. No começo ela fica com receio, mas acaba aceitando.

Chegando à Chapada Diamantina, Mariana reencontra Claudia, uma cineasta viajante de personalidade ousada, que conheceu um tempo antes.


"Havia muitos mistérios no mundo, e ela queria alcançá-los, mas sentia-se incapaz. Qual seria o caminho para obter aquelas respostas? Haveria um caminho? Não tinha certeza."


"A Matéria dos Sonhos" é uma história de amor, amizade e redescobrimento. A escrita da autora é bem leve e agradável, li o livro em poucas horas.

Na viagem à Chapada, a autora nos conduz aos passeios feitos pela personagem e nos mostra com isso que existem lugares incríveis em nosso país; e isso me encantou. Foi como se eu estivesse participando dos passeios turísticos. A descrição dos lugares foi impecável.

Achei que seria um romance clichê e me enganei, a história é diferente e bem realista. O romance não foi exatamente o foco, mas sim a superação da personagem, o "recarregar das forças" e o "seguir em frente".

Achei que algumas passagens ocorreram um pouco rápidas demais, e poderiam ser mais exploradas, mas isso não tirou a essência da história e da mensagem a ser transmitida.


"Gosto de olhar o céu, não como um plano azul-marinho, mas como um vazio onde as estrelas ficam boiando, cada uma em seu lugar."


Outro ponto que gostei muito foi que, em paralelo à história de Mariana, é abordado também um drama que ronda a vida de Claudia. Tratado com a mesma delicadeza pela autora.

O amadurecimento de ambas as personagens é um ponto bastante forte do livro, além da amizade e o redescobrimento, o que podemos aprender de nós mesmos.

Uma leitura leve e carregada de reflexões. O final é diferente do que se imagina, não é previsível e não deixa lacunas. o que me agradou muito!

Quero agradecer a autora pela oportunidade dessa leitura. Sem dúvida, maravilhosa!

Leiam!


"Tudo é um grande mistério, e como todo mistério, existe para ser desvendado."





Clique aqui e adicione A Matéria dos Sonhos no Skoob

Onde Adquirir:


11 comentários:

  1. Olá! Esse livro parece ser bem interessante. Estava na hora de ter livros que descrevam mais sobre nossas belezas naturais para nós brasileiros mesmo... E quem me dera poder viajar e esquecer de td qd estava triste... a vontade de colocar a mochila nas costas foi tamanha, mas infelizmente as coisas não saíram como planejado e acabei tendo que encarar as tribulações por aqui mesmo...
    Bjks!
    www.mundinhodahanna.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que história mais linda! Todo mundo fica meio deprê quando sofre uma desilusão amorosa. A saída que a protagonista encontrou foi bem interessante, essa viagem e os detalhes dela no livro devem ser lindos. Vou procurar para ler!

    ResponderExcluir
  3. Oi, achei a premissa do livro bem fofa e tocante, um tipo de leitura leve e reflexiva, bem gostosa de fazer, depois de uma leitura densa e profunda. Amei as personagens Mariana e Claudia e fiquei curiosa para conhecer melhor suas historias.
    bjus

    ResponderExcluir
  4. Oooi

    Não conhecia o livro, parece ser uma história linda! Acho que gostaria da leitura, principalmente pelo fato de ser carregado de reflexões. Espero ter a oportunidade de lê-lo.
    Ótima resenha, dica anotada!

    Beijoos
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Fernanda!
    Ainda não conhecia o livro e a autora, mas achei a premissa bem interessante. Gosto de livros que tem viagens e saber que a autora conduziu a obra pela Chapada Diamantina, já despertou a minha curiosidade. Superação e maturidade também são temas que chamam a minha atenção. Vou procurar para colocar na minha lista de leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Fernanda, sua linda, tudo bem?
    A capa está bem delicada, gostei. Já vi por fotos a Chapada e parece ser um lugar paradisíaco, se livro o descreve de forma incrível, com certeza fará a diferença. Gostei muito das mensagens apresentadas na obra. Uma boa dica, com certeza anotada. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Querida Fernanda, querida Karla, muito obrigada pela resenha, que bom que gostaram do livro. Beijos grandes, com muito carinho.

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Eu adoro livros assim, que retratam lugares em viagens, isso me faz ainda mais viajar sem sair do lugar, o que é a grande magia dos livros.
    Eu simplesmente adorei a proposta desse livro, mesmo podendo parecer clichê, parece uma boa história de auto conhecimento.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Das resenhas que li sobre Materia dos Sonhos, todas realçam os bons aspectos do enredo, o que me deixa muito entusiasmada para ler, compreendo seu ponto de vista quando a alguns fatos terem sido acelerados, isto realmente é algo que pode vir a me incomodar também, mas como não tira o brilho do enredo, acredito que apesar disto vou gostar sim do livro. Enfim, gostei dos pontos que você abordou na resenha, espero ter a oportunidade de ler em breve, sabe me dizer se já tem o ebook na Amazon?

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oieee! Pra começar: ADORO livros nacionais que tem como pano de fundo cenários nacionais, ainda mais a belíssima chapada da diamantina, deve ser fascinante! O enredo em si também parece ser interessante, curti bastante! Gostei da forma como vc abordou todos os pontos importantes na resenha! Assim que der, vou conferir! Bjossss


    http://porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Nossa gostei muito da premissa! realmente parece um livro bem leve e rápido de ler! amei a capa o que é um ponto, pois eu gosto de capas bonitas para livro! hehe
    gostei da sua sinopse, espero ter a oportunidade de lê-lo.

    Bjs Lyh


    Rascunhos da Lyh

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.