19 de julho de 2016

[Entrevista] Lilian Farias

Hoje é dia de entrevista no blog! Estamos muito felizes em entrevistar a parceira Lilian Farias, autora de "O céu é logo ali", cuja resenha foi publicada aqui no blog.




Ela nos contou um pouquinho sobre sua vida, seus projetos e tudo mais.

Então vamos lá?

1. Quem é Lilian Farias?

Lilian é uma mulher empoderada e ousada. Além disso, autora dos livros "O céu é logo ali", "Mulheres que querem chorar", "Desconectada" e o livreto de contos "Fome". Trato de temas como sexualidade, liberdade, amor, preconceito, homossexualidade, violência sexual, e alcoolismo. Tenho blog literário e aprecio estar sempre bem informada sobre questões sociais que acontecem em nosso país. Amo escrever sobre temas que incomodam e não tenho medo do preconceito.


2. Quando e como começou a escrever?

Acho que comecei a escrever quando nas primeiras séries do ensino fundamental, mas sempre rasgava o que escrevia. Anos depois, na Faculdade, depois de um trabalho sobre fluxo da consciência, na aula de Teoria Literária, escrevi parte do livro "O céu é logo ali" e li na sala, como requisito de avaliação, assim surge meu primeiro livro.





3. Tem algum autor que considere uma referência para o seu trabalho como escritora?

São muitos, segue alguns nomes que recordo no momento: Clarissa Pinkola Estes, Elisa Lispector, Clarice Lispector, Nelson Rodrigues, Rolando Toro, Teresa Cárdenas, Conceição Evaristo, Jorge Amado, Simone de Beauvoir, Virgínia Woolf, Florbela Espanca, Hilda Hilst, Cassandra Rios, Elisa Lucinda, Eduardo Galeano, enfim são muitos... esses foram os que lembrei.


4. Fale um pouco de "O céu é logo ali".

O livro "O céu é logo ali" surge de conversas, diálogos e um momento de encontro com a filosofia biocêntrica. É um livro que trata de várias temáticas em personagens inexistentes, apenas um, o que não tem nome, que pode ser a representação do próprio leitor.


5. Como fez a escolha dos nomes dos personagens? E quanto às características deles, você se baseou em alguém que conheça?

Meus livros têm muitos personagens, na verdade, não recordo ao certo como os nomes surgiram. As características físicas dos personagens também não têm semelhança com pessoas que conheço; já as psicológicas, sim. As características se trazem todas as mulheres que passaram por mim.


6. Tem algum personagem favorito ou que mais se identifique?

Me identifico com absolutamente todos os personagens, eles são arquétipos.


7. Qual o seu próximo projeto?

Sim, meu novo livro, ainda estou em fase de pesquisa e entrevista, mas já tem bastante coisa escrita, se baseia, como em "Mulheres que não sabem chorar", em fatos reais, mas por enquanto, é só o que posso dizer.





8. Deixe um recadinho para nossos leitores.

Deixo aqui um trecho do livro que aprecio bastante:

"Fico perplexa com o fato de a mulheres hoje em dia chorarem tão pouco e, quando o fazem procuram justificativas. Fico preocupada quando a vergonha ou desábito começam a eliminar uma função natural. Ser uma árvore florida e estar cheia de seiva é essencial, senão você pode se quebrar. Chorar faz bem, e é certo. Chorar não cura o dilema, mas permite que o processo continue em vez de entrar em colapso."

(Clarissa Pinkola Estes, trecho do livro "Mulheres que correm com os lobos")




E aí, gostaram da entrevista?

Quer saber mais da escritora? Acesse e acompanhe suas redes sociais.

Site | Face | Skoob


14 comentários:

  1. Olá, tudo bem ?
    Não conhecia a autora e nem o livro.
    Parabéns pela entrevista, gostei bastante de conhecer um pouco mais a respeito.
    Achei legal o fato de ela usar personagens como arquétipos, isso é algo bem interessante.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela entrevista! Que linda a capa do "O céu é logo ali", acho que li a resenha dele no blog e gostei, vou procurar para ler.

    ResponderExcluir
  3. Interessante a escrita dela com base em fatos reais para os livrOS. nÃO CONHECIA A AUTORA E NEM AS OBRAS, E ACHEI MUITO INTERESSANTE. Ela também parece ser super simpática e com certeza fará muito sucesso :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, legal a entrevista. Acho bem bacana, pois nós, leitores, podemos conhecer um pouco do autor e o que levou ele a escrever, além de suas inspirações etc. Nunca li o livro, mas vou dar uma procurada. Espero sucesso a ela. Beijos.

    Http://PorreDeLivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ela é uma querida mesmo!
    Li O Céu É Logo Ali e achei incrível, um livro muito diferente do que estou acostumada a ler, ousado mesmo, assim como é a Lilian, uma das minhas melhores leituras deste ano!!

    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. A Lilian é uma autora à frente do seu tempo, aborda como poucas a verdade submersa nos oceanos psíquicos do humano. Além de ser divertida e feliz. Só achei que ela falou pouco, isso não é comum. hehehehe

    ResponderExcluir
  7. Oi, Karla!
    Confesso que não conhecia nem a autora, nem seus livros, mas adorei a entrevista, gosto de autores que não têm medo de escrever sobre assuntos fortes e importantes -- vou ler a sua resenha do livro e procurar mais informações sobre depois :)
    bjus

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Ainda não conhecia a autora e nem seus livros. Espero que ela tenha muito sucesso e que alcance seus objetivos como escritora. Adorei a entrevista.
    Bj

    ResponderExcluir
  9. Oiii Karla, como vai?
    Garota eu me encantei pela entrevista, realmente fiquei muito contente em trazer a autora para tal entrevista, eu já li uma obra dela e me apaixonei <3 a Lilian é um amor e adoro suas opiniões.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Já tinha visto a capa do livro "O céu é logo ali" em algum lugar, achei ela linda, mas não fui muito alem para saber do que se tratava, mas depois dessa entrevista... Caramba, que legal! Adoro descobrir livros bons de autores brasileiros atuais e estou procurando ainda mais porque amo escrever, e um dia ainda quero publicar um livro meu.
    Sem mais delongas, amei a entrevista!
    Beijinhos ;)
    @laymach_
    Blog Starbooks (http://www.starbooks.com.br/)

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito de entrevistas com autores por ser uma forma de conhecer novos ou saber um pouco mais dos que já conheço. Não conhecia a Lilian e adorei saber que ela trata de temas ao mesmo tempo polêmicos e atuais que precisam de muitas pessoas falando/escrevendo para propiciar reflexão e mudanças.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  12. Oi Karla.
    Adorei a entrevista, já conhecia a autora mas ainda não li nenhum livro dela. Gostei do modo como ela cria seus personagens e suas inspirações. Desejo muito sucesso a ela!

    ResponderExcluir
  13. Oi Karla!
    Já conhecia a Lilian por conta de algumas resenhas de seus livros (que parecem ser ótimos), mas não sabia muita coisa sobre ela. Achei super bacana a entrevista por permitir saber um pouco mais da autora. Ela é muito simpática e merece muito sucesso!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Karla, sua linda, tudo bem?
    Eu li o trechinho final que a Lilian citou, é uma pena que as mulheres estejam realmente procurando desculpas para justificarem seus choros. ao sei o contexto na qual ela disse isso. Mas eu sou uma manteiga derretida, choro muito fácil. Além de ser sensível, acredito que guardar faz muito mal, temos que colocar para fora nossos sentimentos. Eu acompanho o blog da Lilian, suas resenhas são muito bem escritas e seus livros elogiados. Desejo muito sucesso para ela. A entrevista ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.