6 de julho de 2016

[Resenha Dupla] O Voo da Libélula




Autor: Michel Bussi
Editora: Arqueiro
Ano: 2015
Páginas: 400


Olá, queridos leitores! Hoje teremos mais uma resenha dupla e o livro da vez é "O voo da libélula", nossa primeira experiência com esse autor super premiado!

O livro nos conta uma história trágica ocorrida em 1980, quando um avião cai na divisa da França com a Suíça e não deixa nenhum sobrevivente, exceto um bebê de aproximadamente três meses que viajava naquela aeronave às vésperas do Natal.

Aqui começa a grande discussão (e o grande mistério) do livro. Em uma época em que os exames de laboratório ainda não eram tão evoluídos a ponto de determinar com exatidão a filiação de alguém através do teste de DNA, duas famílias se apresentam como sendo a daquele bebê sobrevivente.

Seria o bebê Lyse-Rose ou Émilie Vitral?

Uma das famílias vence a briga judicial e obtém a guarda da criança, mas as dúvidas que corroem os familiares fazem com que um detetive seja contratado para descobrir a verdade e fornecer as provas necessárias para afirmar com certeza a filiação da garotinha.

Uma parte da trama é atual, narrada em terceira pessoa e acompanha os movimentos de Marc Vitral, irmão de Émilie. A outra parte da trama é a leitura que Marc faz do diário de Grand-Duc, o detetive contratado para descobrir a verdade mesmo após a decisão em briga judicial.

Lylie, como a sobrevivente é chamada durante a história, recebe aquele diário do detetive ao completar a maioridade e simplesmente desaparece, o que deixa a todos (inclusive o leitor) extremamente apreensivo.

O revezamento das narrativas pelo autor direciona o leitor ora para uma conclusão, ora para outra, conforme o detetive conta que descobre as provas ao longo dos anos de investigação e Marc as confronta através de suas próprias averiguações e ao "colocar as pessoas na parede".

O livro, traduzido para mais de 20 idiomas, foi premiado em vários cantos do mundo, principalmente na França.






OPINIÃO DA KARLA:

O livro tem muitos pontos altos. As anotações de Grand-Duc, de onde podemos realmente acompanhar cada uma de suas novas descobertas e seu raciocínio na conclusão do caso, faz com que a leitura seja interessante. A relação entre Marc e Lylie também é forte e tende a ser complicada, por isso eles têm que ir até o fim na busca pela verdade que pode mudar suas vidas.

O que me deixou um pouco frustrada foram dois pontos específicos. O primeiro é o excesso de detalhes que o autor coloca na narrativa, o que faz com que ela seja, em alguns momentos, bastante arrastada. O segundo foi o final, já que o autor conduz todo o livro de uma forma e, no final, aparece uma conclusão totalmente nova que não era sequer imaginável para a trama.

Apesar disso, não foi um final indesejado nem incômodo e, por isso, recomendo a leitura aos amantes de um bom mistério, para que possam tirar suas próprias conclusões.

Gostei de saber que teremos adaptação ao cinema, acho que assim vai ficar mais fácil entender o que se passa nessa história de forma mais objetiva.


Avaliação: 







OPINIÃO DA FERNANDA:

Como boa fã do gênero, esse é um livro que eu recomendaria, mas segure um pouco as expectativas.

O início para mim foi um pouco lento mas depois que pega um ritmo mais acelerado a história te prende e o enredo fica com bastante suspense e ação, reviravoltas e revelações acontecem.

As anotações de Grand-Duc é ponto alto do livro, faz com que o leitor se sinta participando das investigações e o que o leva a uma conclusão de tudo é bastante interessante e coerente.

Senti falta de explorar um pouco mais a personagem Lylie, mas nada que atrapalhe a leitura ou o seu entendimento.

O final, foi totalmente diferente do que até então os acontecimentos conduziam. Não consegui chegar a uma conclusão se isso foi bom, afinal surpreendeu, ou se foi muito fora da história.

Enfim, eu gostei do livro, não entrou para os favoritos, mas recomendo para quem gosta de uma história com suspense, mistérios e revelações.


Avaliação: 




Clique aqui e adicione O Voo da Libélula no Skoob


10 comentários:

  1. Apesar de não ser bem o estilo de leitura que curto, adorei a resenha, e a história parece ser bem misteriosa. Acho ruim quando o começo dos livros são cansativos, quase que faz desistir né?!! :P

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Adorei sua resenha e a sinceridade de ambas. Não é meu estilo de leitura, então não sei se vou ler, quem sabe um dia mude de opinião. Até gosto de livros que envolvem mistérios , mas no momento não estou para livros de mistérios que seja densos e esse parece ser!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Meninas, acredito que esse final inesperado me surpreenderia, gosto de livros que me levam para um lado e no final mostram que eu estava completamente errada e que não é nada previsível. A história parece ser boa, mas não faz muito meu gênero, quem sabe mais para frente eu leia

    ResponderExcluir
  4. Oiii Karla, como vai?
    Eu fiquei completamente louca para ler esse livro e descobrir como será o resultado desse mistério, principalmente em relação a este bebê. Parabéns pela resenha, dica anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Eu amo livros com investigações e tal, mas odeio quando tem muito detalhe. Acho que tem que ser algo dinâmico, e claro, bem formulado. Mas parece que é enrolação se fica muito detalhado, né? Não conhecia essa obra, mas quero muito ler e conferir o que eu vou achar da leitura.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  6. Suspense não é meu tipo de livro favoritos, então raramente eu me aventura em algum, e esse parece que não vou gostar muito principalmente pelo fato do final ter deixado a desejar como vocês disseram e por mudar muito de narrador isso me desanima batente a historia da investigação de quem na verdade e a criança ate parece ser bastante interessante.

    http://www.coisasdemineira.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi meninas.
    Vocês me deixaram com um pé atrás com esse livro, não vou negar. Essa coisa de andar numa direção e de repente mudar o final não é sempre a melhor coisa a se fazer, na minha opinião. Quanto aos detalhes demais, acho que isso é até normal nesse gênero. De resto, fiquei curiosa com a história mas ja fiquei mais preparada caso vá ler algum dia.

    ResponderExcluir
  8. Já li esse livro e ele é realmente muito bom! O suspense contido nele é sensacional, fiquei curiosa desde o início! Adorei!

    ResponderExcluir
  9. O excesso de detalhes que a Karla citou teria chances de me incomodar e de tornar a leitura arrastada para mim também. A premissa é muito interessante, mas não sei se curtiria o final ter sido trabalhado dessa forma, tão pouco condizente com os acontecimentos anteriores... realmente fiquei com o pé atrás, não sei se vou ler.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Oiii!!
    Eu não li esse livro ainda... na realidade eu não tive muita curiosidade em ler. Não gostei muito de saber desse monte de detalhes pq sempre acabo me perdendo...
    Adorei a ideia da resenha dupla.

    Beijinhos

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.