11 de julho de 2016

[Resenha] Tristes Finais para Começos Infelizes




Autor: Raul Otuzi
Editora: Novo Século
Ano: 2015
Páginas: 212


Livro cedido em parceria com o autor



"Tristes finais para começos infelizes" é um livro que reúne, em 25 contos, inúmeras situações que podemos passar na vida, todas elas com um toque de tristeza, sarcasmo e ironia, bem ao estilo Luis Fernando Veríssimo e Nelson Rodrigues de fazer história.

Confissões que jamais deveriam ser feitas, pedidos que qualquer pessoa teria pudor em fazer, estar na hora errada no lugar errado, a insistência em utilizar um presente que acaba de ganhar, planos para levar vantagem naquela noite, essas e outras situações são narradas por Raul com extrema realidade e, ao mesmo tempo, com grande dose de imprevisibilidade.

Os desfechos dos contos são sempre trágicos, assim como seus começos. Porém, o que permeia cada história passa por todos os tipos de circunstâncias e sentimentos: medo, angústia, revolta, sinceridade, arrependimento, dedicação, procura, ciúme. Tudo isso aguça no leitor a vontade de finalizar a leitura do conto em busca daquele final que, na maioria das vezes, é totalmente inesperado.

Algumas vezes, o exagero beira ao absurdo, em outras, percebemos que são situações pelas quais qualquer um de nós poderia passar. O ser humano descrito nas histórias de Raul é totalmente imaginável, o que traz muita identificação do livro com o leitor.

No choque com a realidade das vidas ali narradas temos a certeza de que todas as pessoas passam pelas mesmas dúvidas, incertezas e problemas na vida e, assim, podemos tirar uma infinidade de boas lições dos contos que, a princípio, poderiam nos causar náuseas de tão graves, insanos ou, nas palavras do autor, "tristes".

A capa é bem instigante, as páginas têm um tom que, combinado com a fonte utilizada, torna a leitura bem confortável. Não encontrei qualquer erro de revisão. Nas divisões entre os contos encontramos ilustrações tão fortes quanto a escrita, achei que o autor caprichou nesse ponto, pois as figuras conduzem o leitor aos rumos que a história pode tomar.

A escrita do autor é fluida, sem palavras muito rebuscadas e com a quantidade certa de diálogos. Eu adorei o livro, que me conquistou logo no primeiro conto (apesar de eu ter ficado aterrorizada com seu final).

Recomendo a quem curte os autores mencionados acima, pois Raul Otuzi segue nessa mesma direção, sem perder em nenhum momento a originalidade de sua obra! Tenho certeza de que estamos diante de um dos grandes talentos da nova geração de escritores brasileiros!






Clique aqui e adicione Tristes Finais para Começos Infelizes no Skoob



20 comentários:

  1. Olá
    No começo eu pensei 'será que estou no momento certo para histórias tristes?' Mas continuando a leitura da resenha fiquei muito interessada e curiosa para saber o que te deixou horrorizada, então anotei aqui na interminavel lista.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Vale a pena ler para saber o que desperta tantos sentimentos nesse livro. Ele é, no mínimo, diferente! Beijos!

      Excluir
  2. Mas que título estranho...curioso até. Só de ler o título já dá uma certa curiosidade pra saber o conteúdo do livro. Em geral eu não leio muito contos. Mas como esse vale a pena...beirando o absurdo ou não.

    Gostei da resenha

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Mas que título estranho...curioso até. Só de ler o título já dá uma certa curiosidade pra saber o conteúdo do livro. Em geral eu não leio muito contos. Mas como esse vale a pena...beirando o absurdo ou não.

    Gostei da resenha

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Não conhecia a obra e realmente parece possuir uma certa riqueza de conteúdo. Fiquei muito curiosa com a história e pretendo ler em breve.

    Abraços
    oblogcaentrenos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá Karla...
    Achei muito interessante a sua resenha, não conhecia o livro e para falar a verdade, esse livro não faz muito o meu estilo. Claro que conheço os autores mencionados e admiro as suas histórias, mas não são o meu gênero frequente, por isso vou deixar passar dessa vez ok?

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  6. Oie! Adoro livros de contos, aquela sensação de que cada conto faz o leitor perder o folego e logo em seguida tem um outro conto melhor que o anterior. Ah! Vou anotar sua dica, resenha ficou sensacional e quero ler pra ver esse final que vc ficou aterrorizada rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada! Espero que goste da leitura tanto quanto eu, pois o Raul tem um jeito muito original de escrever, sensacional! Abraço!

      Excluir
  7. Oie!
    Eu ainda não conhecia esse livro, e confesso que não procuro tanto os contos para ler. Vou deixar para um outro momento, quando estiver procurando um livro assim para ler. Não que seja ruim, mas não é um livro que eu costumo procurar para a leitua.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Só o título já prendeu minha atenção! Eu não sou de ler contos, mas esse olha... fiquei curioso haha'. Vou anotar aqui, preciso conhecer isso! Talvez não agora, mas em um momento mais "normal" da minha vida =D
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Sou fã de contos mas eles tem me decepcionado por esses tempos kkk
    e esse livro não me dispertou muita curiosidade.
    mas ótima resenha
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Karla. Amei a sua resenha tão bem escrita. É muito raro eu ler um livro de contos, mas este me deixou bem curiosa por ter histórias tão densas e reais. Gostei bastante.
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada! Nesse fiquei com vontade de quero mais, viu? Anime-se a ler, vale muito a pena. Desejo ótima leitura! Beijo!

      Excluir
  11. Apesar de ter dado um tempo nos livros de contos e de crônicas, gosto de livros assim. Esse não conhecia, mas a sua resenha me deixou curiosa.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Oiii Karla, como vai?
    Garota sou completamente apaixonada por livros que trazem contos para lermos, ainda mais aqueles que englobam o nosso cotidiano, confesso que não conhecia a obra e de certo modo despertou muito meu interesse. Parabéns pela resenha, e anotei a dica.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Oie
    muuito legal sua resenha, eu já li o livro e achei bem engraçado e diferente, foram contos super engraçados e loucos, ótima dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    Eu não gosto muito de contos, sempre acho que falta alguma coisa e sempre quero mais.
    O que me deixou um pouco receosa foi quando você mencionou que os contos são tristes, sarcásticos e irônicos. Não estou em momento de leitura triste e odeio escrever ou ler algo irônico.
    Mesmo assim, amei a sua resenha
    Parabéns
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Não conhecia esse livro, mas achei interessante, apesar de que não estou no momento para ler um livro com premissa tão forte - na verdade, ando sem tempo pra ler qualquer coisa, por causa do meu TCC. Pretendo ler sim, mas não agora. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    O título do livro já é bem sugestivo para o momento que estou vivendo e como fã do Luis Fernando, acho que vou gostar da leitura.
    Valeu a dica!
    Esse selo da novo século têm livros sensacionais.
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Não sou uma grande leitora de contos, mas fiquei super interessada com a montagem do livro e a ideia que ele conta. Acho que quando os contos se intercalam, mesmo que sejam somente no estilo fica ainda mais interessante - e pelo que você falou penso que seria uma grande leitura. Como disse, contos não são muito a minha praia, mas fiquei curiosa com esse e ele com certeza entrou na lista!!!!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.