1 de julho de 2016

Um passeio pelo Museu Casa Guimarães Rosa

Olá, leitores!




Nosso post de hoje é especial, pois vou contar um pouquinho da minha experiência de visitar o Museu Casa Guimarães Rosa, assim chamado porque é a casa onde o renomado autor passou a sua infância.




Inaugurado em 1974, o museu se localiza na cidade de Cordisburgo, interior de Minas Gerais, com cerca de 9.000 habitantes, a 117 km de Belo Horizonte. É a cidade de nascimento do autor, onde viveu até a adolescência, tendo se mudado posteriormente para cursar Medicina na Universidade Federal de Minas Gerais, onde iniciou o referido curso aos 16 anos. Começou a escrever 4 anos mais tarde.
 



Na visita podemos conhecer como era a vida dos moradores daquele pequeno vilarejo na época em que o autor viveu, através de sua casa, cujos cômodos foram preservados ao máximo com relação ao que eram. Nas fotos abaixo podemos ver o fogão a lenha e os utensílios de cozinha pendurados na parede, como ainda é comum de se ver em casas simples das cidades do interior do estado.






Também podemos avistar o amplo terreiro da casa onde, ao final da visita, temos a encenação de um trecho de um livro do autor por um dos jovens do Grupo de Contadores de Estórias Miguilim, que divulga a obra do autor. Na nossa visita, o trecho escolhido foi do livro Corpo de Baile e só de ouvir um pedacinho já fiquei com vontade de ler! O grupo foi criado em 1995 por uma prima do autor e é a principal fonte de informações para os visitantes do local, pois, desde a entrada, podemos ser acompanhados por um dos jovens, que explicam cada uma das salas e respondem às perguntas dos grupos.




Mesmo tendo se dedicado amplamente à Medicina e à Diplomacia, o autor e sua obra são considerados um fenômeno da Literatura Brasileira e o autor teria sido indicado ao Prêmio Nobel de Literatura por seus editores estrangeiros, o que não se concretizou por ocasião de sua morte.

Também conhecemos as primeiras versões de várias obras do autor. Os livros ficam expostos em grandes estantes com vidro, o que facilita a visualização.







E aí, gostaram de conhecer um pouquinho do Museu?



22 comentários:

  1. Que demais!!! Obrigada por compartilhar essa experiência fantástica! ;)

    ResponderExcluir
  2. Eu sou completamente apaixonado por museus, e com esse não seria diferente, haha! Apesar de não conhecer muito do autor, creio que seria uma experiência interessante. Aliás, muito bacana isso de você trazer um pedacinho do que foi teu passeio para teus leitores. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Felipe! Eu também adoro museus e, sempre que possível, vou passar aos leitores um pouquinho das minhas visitas! Que bom que gostou! Abraço!

      Excluir
  3. Olá,
    Na cidade onde moro não tem museus =(
    Sou apaixonada por história e conhecer Minas Gerais é um dos meus maiores sonhos, que bom que gostou do museu, nunca li nada do autor, mas tenho muita vontade de conhecer a escrita dele. =)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elay, venha a Minas quando puder e se surpreenderá com a quantidade de museus que temos por aqui! Quanto ao autor, dê uma chance. Você não irá se arrepender! Beijos!

      Excluir
  4. Que post fantástico! Adorei, pena que aqui não tem museu e fico contemplando o seu post. Mas achei sensacional e pelo visto você aproveitou bastante.

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Acho muito legal conhecer essas exposições temáticas, conhecer como vivia personagens importantes, como Guimarães Rosa, aqui na minha cidade basicamente não temos museus, o que acho bem triste T.T

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Que bacana, meninas!
    Adoro visitar museus e adorei o post
    Nao conhecia esta cidade ainda.
    Bjs

    www.maeliteratura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clauo! Pois é, é a cidade natal de um grande autor e é pouco divulgada, não é mesmo? Que bom que gostou do post! Beijos!

      Excluir
  7. Oioi! Tudo bem?
    Adorei conhecer mais do Museu Casa Guimarães Rosa sob seu olhar.
    É tao legal visitar museus e conhecer mais das historias dos personagens que fazem parte da historia do Brasil.
    Adorei a dica.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  8. Oie! Que delícia de lugar, hein? Deu saudades de MG, o único lugar que fui foi Ouro Preto e simplesmente amei. Tenho muita vontade de conhecer BH. :)
    Bjks

    ResponderExcluir
  9. Heey Karla, tudo bom? Seu post ficou ótimo! Eu nunca li nada do autor, porém tenho curiosidade e adoraria visitar esse museu fantástico. Pena que moro tão longe :/
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. Adorei conhecer um pouco mais da vida de Guimarães Rosa através do seu post! Ainda não li nada dele, mas agora aguçou minha curiosidade! Vou pegar algum livro dele e volto para contar o que achei.

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Que bacana sua visita! Pena que as fotos estão pequenas, mas deu pra ver que você aproveitou bastante a visita! Faz tempo que eu não vou em um museu, saudades desse tempo...

    ResponderExcluir
  12. Oi

    que legal, adoro Museus e adoro conhecer novos!

    bom poder conhecer um pouco de um tão longe de mim....

    lindas fotos!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Que bacana! Adorei o post! É sempre bom conhecer lugares assim não é? Tem muita coisa interessante =D
    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Legal o seu post
    Foi como visitar o museu, gostei bastante de conhecer um pouco e desfrutar das belezas.
    Um lugar interessante.
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi que legal!
    Adoro esses posts culturais que nos permitem conhecer lugares diferentes.
    Não conhecia esse museu e adorei ver sobre ele.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  16. Ooi! Tudo bem?
    Eu acho muito bacana museus, e esse parece ser cheio de detalhes legais :D Eu não conhecia, por isso agradeço pelo post e imagens.
    Parabéns!
    Bj

    ResponderExcluir
  17. Oi linda,

    Queria ter feito essa visita haha.
    Amo museus porque trazem uma história contada do ponto de vista dos profissionais e o que eles acham importante para os visitantes, mas dão chance dos mesmos criarem fantasias com os fatos apresentados.
    Guimarães nem parecia médico porque vivia mais para as letras do que para a saúde.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oie
    uau que interessante, não sabia sobre esse museu, nunca li nada de Guimarães mas com certeza quero um dia, gostei das fotos e fiquei curiosa para visitar o museu

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Queria muito ter a chance de visitar esse Museu, deve ser um experiência maravilhosa. Infelizmente fica um pouco longe de onde moro, mas se tivesse a chave um dia irei visitar.

    Beijos

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.