31 de agosto de 2016

[Resenha] Casa Organizada


CASA ORGANIZADA
Autora: Thais Godinho
Editora: Gente
Ano: 2016
Páginas: 224
Livro cedido em parceria com a editora


Sinopse: Uma casa deve nos servir - e não o contrário! Este livro veio para desmitificar a ideia de que é preciso investir muito tempo na casa para deixá-la organizada. Thais Godinho defende que a organização da casa não precisa - nem deve - ser uma tarefa desgastante. você também se sente frustado por ver seu tempo perdido em arrumações que logo serão perdidas? Sua casa vira uma bagunça pouco tempo depois de você colocar tudo no lugar? Aqui você verá que organizar a casa é fazer dela um lugar que funcione para você. É transformar o lugar no qual você mora em um refúgio para aproveitar os dias e que faça você ter vontade de voltar. Aqui você verá que é possível ajustar as expectativas em relação à casa de acordo com seu estilo de vida sem deixar de lado a satisfação de ter um lugar com a sua cara. Depois de ler este livro, você terá a certeza de que é possível ter uma casa organizada mesmo com uma rotina cheia de compromissos e sem precisar contratar ninguém para ajudar. Aprenda a manter sua casa organizada por meio de simples ações diárias. Crie um sistema de organização em que todos participem; Saiba como aliar cuidados com a casa ao trabalho e aos estudos; Tenha, de uma vez por todas, a casa que sempre sonhou.


Hoje vou fazer algumas confissões durante essa resenha e a primeira delas é: não sou uma pessoa organizada! Já tentei, por diversas vezes, ter a disciplina necessária para me organizar em alguns setores da vida, mas nunca tive sucesso.

É claro que minha vida também não chega a ser um caos, pois me programo quanto ao básico, como com relação a horários, coisas que preciso fazer e entregar na data certa, compromissos, mas acredito que um pouco de organização me faria um bem enorme!

Eis que, de repente, surge o livro da Thais Godinho para eu ler, em parceria com a editora e foi como um manual para que eu pudesse unir a minha vontade com a minha necessidade de ser organizada!





Eu simplesmente adorei o livro, que caiu como uma luva em minha vida! Jamais havia lido algo tão interessante sobre organização e, muito mais que isso, algo que fosse possível aplicar de verdade no meu dia a dia corrido, cheio de compromissos como o de todos vocês.


"Agrupe objetos semelhantes. Ter uma caixa cheia de papéis colocados de qualquer jeito, mas saber que todos aqueles papéis são contas pagas, já é mais organizado do que ter uma pastinha etiquetada cheia de coisas aleatórias e sem conexão entre si."


Para começar, a autora nos propõe ter em mente que uma casa organizada não é aquela que vemos nas páginas das revistas de decoração. Na verdade, é muito mais que isso: um lugar que amamos, onde nos sentimos bem, onde os objetos que precisamos têm um lugar definido para estarem e, principalmente, uma casa onde não encontramos itens que não usamos, não gostamos, esperam muito tempo por uma oportunidade de serem utilizados, necessitam de ajustes, em fim…





Se você pensou em algum item em sua casa que está dentro desses critérios, acredite: leia o livro e sua vida terá conserto (risos)! Thais sugere que reservemos um tempo, diariamente, para retirar esses itens e destiná-los da melhor forma: lixo, doação e conserto, entre outros.

"Nós só percebemos que mudamos quando olhamos ao redor e não nos identificamos com muito do que vemos."


O livro traz exemplos de coisas para facilitar a vida (como menu semanal, etiquetas para caixas e gavetas, planejamento semanal, mensal, anual, entre outros) e a autora deixa alguns espaços (listas, gráficos e tabelas) a serem preenchidos pelo leitor, principalmente para quem não tem ideia de por onde começar a se organizar.

Outra coisa proposta pela autora (e que, de início não acreditei, mas quando comecei a praticar deu certo) é tirar da mente que organização é algo muito desgastante e chato de se fazer. Ao seguir as dicas contidas do livro, comecei a gostar mais de arrumar e organizar meus objetos, cada cômodo da minha casa e, até mesmo, de criar uma rotina para a organização.




Mas não é milagre, gente! É claro que não me tornei uma pessoa super organizada, pois a leitura é recente. Mas sinto que dou um passo a cada dia rumo ao objetivo de ter uma casa (e uma vida) mais organizada.


"Ter uma casa organizada não significa ter uma casa bonitinha, mas uma casa que funciona para seus habitantes, onde ninguém se estressa porque não sabe onde está a chave, por exemplo, ou uma conta que deveria ter sido paga na semana passada. E isso não tem nada a ver com beleza."


Adorei o livro, recomendo aos amantes da organização e aos que têm dificuldade para lidar com ela.



Clique aqui e adicione Casa Organizada no Skoob





20 comentários:

  1. Eu já li o primeiro livro da Thais “ vida organizada” e simplesmente amei, tenho ele comigo até hoje e sempre uso para consulta, ainda não li esse “casa organizada” mas imagino que deva ser tão bom quanto o outro, adoro o blog dela tbm,
    Adoro a forma como ela fala de organização ela consegue deixar tudo tão “simples” e transmite isso para o leitor 
    Adorei a resenha!! Beijos!!

    Carol
    www.poderosaeatrevida.com

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Eu sou muito organizada, chego a ser chata!
    Também estou com esse livro para eu ler, tenho certeza que vai me ajudar ainda mais.
    Gostei bastante da sua resenha e espero que o livro continue te ajudando na organização.
    beijos
    Daya

    ResponderExcluir
  3. Adoreeeei!!!
    Sou do tipo organizada, mas acho que minha organização é um tanto bagunçada, então tô sempre arrumando e desarrumado tudo. Bem, isso sim é desgastante...
    Quero esse livro pra ontem, adorei a resenha, os trechos do livro e essa capa fofinha.
    Dica anotada!

    www.eupraticolivroterapia.com.br

    ResponderExcluir
  4. Karla lindona preciso desse livro menina, eu tenho a terrível mania de trocar muito as coisas de lugar e depois quem disse que lembro kkk, com certeza esse livro irá me ajudar com ótimas dicas. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Oiiii Karla, cmo vai?
    Menina eu sou completamente apaixonada por essa obra, confesso que quando li eu fiquei tão feliz e emocionada que fiz um limpa aqui em casa no meu armário HAUHAUAHAUAHU amei a obra.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi Karla!
    Com certeza esse não é um tipo de livro q eu vá ler. Emboras as dicas que ele trouxe tenham lhe parecido uteis, a mim acho que não ia ajudar em nada. Não consigo ler esses livros meio auto ajuda não. Eles nunca me ajudam KKKKKK. Mas que bom que foi uma leitura tão positiva.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Karla. Embora eu seja uma pessoa bem organizada eu fiquei curiosa para ler o livro. Eu guardo tudo no lugar certinho e sempre sei onde estão as coisas, mas meu marido é quando pega alguma coisa nunca coloca no lugar e depois tenho que ficar procurando kkkk talvez a ideia das etiquetas seja uma boa para ele deixar as coisas onde pegou kkkk

    ResponderExcluir
  8. Oi. Preciso dizer que também não sou uma pessoa organizada. Seria um bom livro pra mim, mas infelizmente bao faz muito meu estilo de leitura.

    ResponderExcluir
  9. Oie, gostei da ideia do livro por ele poder ajudar sem propor milagres, que bom que te ajudou de alguma forma e é devagar que devemos começar, né, eu sou mais ou menos organizada, na verdade adoro a ideia de organização mas nem sempre coloco em prática, e acho que o livro me seria muito útil. Gostei da resenha

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu tô realmente precisando desse livro. Preciso levar uma vida mais organizada e acho que as dicas da autora vão me auxiliar bastante, principalmente por mostrar por onde começar.
    Adorei tua resenha e anotei a dica!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá.
    Nunca li nada da autora e agora também vou confessar que não sou nada organizada kkkk, e tenho certeza que o livro será uma ótima oportunidade para pensar melhor e me organizar melhor.
    Fiquei bem feliz com sua resenha e espero gostar de arrumar a casa depois de ler o livro kkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. Oie
    não é o tipo de livro que eu leria mas bem legal pra quem curte esse assunto sobre casa e tudo mais, ótima resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi
    Não é o tipo de livro que eu leria, mas é o tipo de livro que preciso ler! Eu não sou organizada, as coisas ao meu redor tendem ao caos, até uma simples mesa para por os livros ao lado da cama, está um caos e já conta com computador, carregador, capa, contas....enfim, eu preciso ler esse livro!
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá, adoraria ler esse livro, pois já sou super organizada, alguns até dizem que eu tenho TOC kkkk, então iria aprender várias tecnicas de organização com esse livro, sempre é bom saber novas

    ResponderExcluir
  15. Eu teria que ler com certeza esse livro, apesar de não fazer o meu gênero, mas seria pela necessidade, hahah. Não sou um padrão de organização, tanto no tempo quanto em afazeres, seria uma leitura bem interessante.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  16. Que bacana! Estou precisando mesmo desse tipo de dica para minha casa. Vou incluir para leitura.

    ResponderExcluir
  17. Hi baby, tudo bem? esse não é o meu tipo de leitura mas confesso que me ajudaria bastante pois assim como você também não sou muito organizada hehe a proposta é muito boa, gostei!

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Oi Karla
    Acho que esse livro seria excelente para mim, tem tanta coisa que preciso de mais organização rs
    Eu li o Vida Organizada da autora e gostei muito, acho que esse é tão bom quanto.

    Lu

    ResponderExcluir
  19. Oi Karla...
    Eu também não sou uma pessoa muito organizada, acho que estou um pouco longe disso. Sua resenha está muito bem escrita e essas mudanças que você citou que conseguiu fazer em seu comportamento me deu aquela dúvida básica de que talvez... eu precise urgente ler esse livro hahaha

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Sou um completo desastre quando se trata de organização, além de estar em constantes mudanças. Tanto faz eu ser a mais organizada como a mais relaxada hahaha. Como não moro sozinha isso não é um problema. Mas, acredito que para quem more sozinha ou tenha crianças em casa ou até mesmo recém casados irão adorar esse livro. Como (ainda) não é o meu caso, irei anotar a dica para futuramente :)

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.