23 de setembro de 2016

[Resenha] Menina Má


MENINA MÁ
Autor: William March
Editora: DarkSide
Ano: 2016
Páginas: 272


Sinopse: Publicado originalmente em 1954, MENINA MÁ se transformou quase imediatamente em um estrondoso sucesso. Polêmico, violento, assustador eram alguns adjetivos comuns para descrever o último e mais conhecido romance de William March. Os críticos britânicos consideraram o livro apavorantemente bom. Ernest Hemingway se declarou um fã. Em menos de um ano, MENINA MÁ ganharia uma montagem nos palcos da Broadway e, em 1956, uma adaptação ao cinema indicada a quatro prêmios Oscar, incluindo o de melhor atriz para a menina Patty McComarck, que interpretou Rhoda Penmark.Rhoda, a pequena malvada do título, é uma linda garotinha de 8 anos de idade. Mas quem vê a carinha de anjo, não suspeita do que ela é capaz. Seria ela a responsável pela morte de um coleguinha da escola? A indiferença da menina faz com que sua mãe, Christine, comece a investigar sobre crimes e psicopatas. Aos poucos, Christine consegue desvendar segredos terríveis sobre sua filha, e sobre o seu próprio passado também.Menina Má é um romance que influenciou não só a literatura como o cinema e a cultura pop. A crueldade escondida na inocência da pequena Rhoda Penmark serviria de inspiração para personagens clássicos do terror, como Damien, Chucky, Annabelle, Samara, de O Chamado, e o serial killer Dexter.



Hoje vamos falar sobre um clássico do suspense/terror. Publicado pela primeira vez em 1954, Menina Má, fez muito sucesso e causou muita polêmica na época.

Agora reeditado pela editora DarkSide, o livro aborda a Psicopatia Infantil. “Psicopatia” que por si só já é um assunto tenebroso, imagina se o psicopata for uma criança?

Rhoda, uma linda garotinha de oito anos que é tida por todos como uma criança adorável, que encanta e faz sua melhor carinha quando quer alguma coisa. Porém, madura para idade, perfeccionista e muito dissimulada; sua frieza chega a assustar.



A única que parece enxergar Rhoda como ela é, é sua mãe Christine. As duas vivem a maior parte do tempo sozinhas, pois o pai de Rhoda viaja muito a trabalho.

Depois de um piquenique da escola, onde um menino da sala de Rhoda morre de forma estranha, a mãe começa a notar, mais detidamente, o comportamento extremamente frio da filha.  Além disso, a escola sem maiores explicações exige o afastamento da garotinha.


"Por que deveria me importar? Foi Claude Daigle que se afogou, não eu."



Atordoada com os acontecimentos e desconfiada, Christine resolve investigar sobre a morte do menino. Com várias descobertas assombrosas e o surgimento de outros acontecimentos, a mãe começa a sentir medo da própria filha.




A história é perturbadora! Eu senti extrema agonia em vários momentos. A escrita é muito detalhada e o autor nos leva a reviravoltas surpreendentes.

O livro traz uma história “macabra”, por apresentar uma criança psicopata. Causa-nos surpresa saber que, desde tão cedo, instintos tão primitivos de maldade podem se manifestar; mas, ao mesmo tempo, nos desperta a vontade de conhecer mais, aprofundar-se no assunto.


"Ela prometeu me dar a bola de cristal quando morresse. Agora é minha, não é?" 


Com uma leitura mais profunda, a obra impressiona pela frieza da personagem, os conflitos gerados e, principalmente, pelo lado psicológico da perversidade humana.

Outro ponto levantado consiste no dilema enfrentado pela mãe: a necessidade de escolher entre proteger sua filha ou o mundo. O que uma mãe poderia fazer diante desse cenário? Que atitude tomar?


"Rhoda nunca foi desobediente, preguiçosa ou petulante, como algumas crianças são. Ela tem tantas qualidades. Só que tem esse probleminha; essa peculiaridade de caráter."





Menina má é o tipo de livro que, mesmo passando anos, ainda vai te angustiar e envolver.

A história foi adaptada para o cinema em 1956 e indicado a quatro prêmios do Oscar, incluindo o de melhor atriz para Patty McComarck, que interpretou Rhoda.

Outra vez quero parabenizar a DarkSide, que mostrou excelência em seu trabalho. A edição em capa dura, fita marca páginas e ilustrações, são maravilhosas!

Indico o livro para aqueles que têm interesse em leituras do gênero, e os curiosos pelo assunto.






"Esta resenha participa da Dark Season. Para saber mais detalhes e concorrer à um livro da editora Darkside clique aqui"



Clique aqui e adicione Menina Má no Skoob


11 comentários:

  1. Não duvido mesmo que seja uma história perturbadora e que causa angústia, e que a narrativa fique conosco por muito tempo. Não tenho nenhuma vontade de ler, já li uma obra que abordava a psicopatia infantil e ela ainda me assombra, não quero mais uma experiência do tipo, acho o tema mega aterrorizante. Não consigo nem imaginar como é para alguém começar a sentir medo da própria filha, ainda mais sendo uma criança.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Fico muito feliz de ver uma outra visão sobre o livro. Eu li Menina Má no mês passado e fiquei completamente encantado pelo livro. Eu gosto muito da temática, então adorei o livro. Eu fiz uma resenha no meu blog sobre o livro também. Se tiver interesse, entre lá para ver (vou colocar o link do blog no final). Achei bem interessante a sua resenha.
    Abraço

    meuniversolb.wixsite.com/meuniverso

    ResponderExcluir
  3. Oi, sempre via a capa desse livro, mas não sabia do que se tratava, e por ser um livro de suspense indo para o terror, provavelmente eu não leria, por não fazer o meu gênero (sou medrosa, essa é a verdade, kkkkk), mas achei a premissa interessante e instigante e acho que o livro deve cativar com essa personagem psicopata com carinha de anjo, nos confundindo e nos deixando mais confusos ainda.
    bjus

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Ainda não tive contato com a obra, mas pelas resenhas que ando lendo, fico angustiada só de pensar.
    É extremamente assustador pensar em uma criança que apresenta tamanha frieza frente a fatos desoladores.
    Fiquei bastante curiosa para saber o sobre essas reviravoltas e qual da descoberta que leva a mãe da garotinha a ter medo da própria filha.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oii, estou louco pra ler esse livro desde que comecei a ler resenhas dele. É uma história muito boa e sou apaixonado por esse gênero. Adorei a resenha. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Eu quero muiiito ler esse livro, adoro esse tipo de terror, e a leitura deve ser bem intensa. Que história mais macabra, ou melhor, que criança, hahaha. Estou curiosa para conferir tudo! A edição da editora está muito linda, né? Eu babo nela!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, preciso fazer uma pergunta (me responde no twitter se possível @blogliterata). Este livro pende mais para o lado psicológico da situação ou é voltado mais ao terror e suspense da "doença" da garota? Fiquei curiosa pq ele me lembro um pouco de Precisamos Falar sobre o Kevin, que é mais psicológico e é um dos meus livros preferidos. Bom, sua resenha me instigou e talvez eu dê uma chance a ele

    ResponderExcluir
  8. Estou louca por esse livro, eu ia assistir ao filme, mas quando vi que a DarkSide ai lançar resolvi esperar, o problema é que eu sempre fico enrolando para comprar.
    Parabéns pela resenha, me fez quer tomar vergonha na cara e comprar logo ele, parece ter sido uma leitura única e difícil, um tema tão complicado como esse. Eu particularmente gosto de livro que mexem comigo, e esse parecer ser um deles.
    Beijos!!!

    http://follow-and-breath.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nossa, fiquei até com um pouco de medo, rsrsr, não sou muito apto à livros assim, mas ele parece interessante, e sua resenha foi instigante, quem sabe posso lê-lo ainda. :)

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Gostei da foto com a boneca ao lado do livro, ficou um pouco macabro. Bem... Este livro já está na minha lista há tempos porque realmente me interesso bastante pelo assunto "psicopatia". "a mãe começa a sentir medo da própria filha" = nossa, consegui ficar mais necessitada pelo livro. Já fiquei imaginando a tensão em cada página, rs.

    ResponderExcluir
  11. Eu lendo esse livro só me veio a mente os casos sobre psicopatia infantil que são reais como l da Beth Thomas que. uma criança com um desejo insaciável de matar. Sobre a ediçao é linda demais, de babar :3

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2016 - Todos os direitos reservados. Personalizado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo