27 de outubro de 2016

[Mês do Terror] Vamos falar sobre Psicose?




















Olá pessoal!!!

Dentro do mês do terror não poderíamos deixar de falar de um clássico muito marcante no tema, como é o caso de Psicose.

Mesmo os não amantes do terror já devem ter ouvido falar de Psicose e Alfred Hitchcock, pois é, o filme sempre vem associado à ele, mas na verdade, Hitchcock, não é responsável pelo roteiro e sim pela direção do clássico que foi adaptado de um livro.



Psicose ( Filme) - GIFMANIA

Obra de Robert Bloch, considerado um precursor do horror, foi lançado em 1959 e, apenas um ano depois saiu o filme.

Na história, Marion Crane trabalha como secretária de uma imobiliária e, com a tarefa de depositar uma alta quantia na conta de um cliente, cai em tentação e foge com todo o dinheiro. Na fuga, cansada, Marion se hospeda no Bates Motel, um hotel solitário e decadente.

O hotel tem como dono Norman Bates, um homem aparentemente simpático e tímido, que vive com a mãe. É ai que começa a história, sinistra e cheia de reviravoltas.



O livro foi baseado no caso do assassino de Wisconsin, Ed Gein. Um assassino solitário, que vivia em uma localidade rural isolada e teve uma mãe dominadora, para quem construiu um santuário.

Psicose realmente é um clássico no gênero terror com uma trama aterrorizante e foi relançado no Brasil em 2013, pela editora DarkSide, que presenteou os fãs com duas belíssimas edições da obra. Uma versão classic edition (brochura) e outra limited edition (capa dura). Vale muito a pena adquirir e conhecer a obra.









Dentre as curiosidades sobre Psicose, cada um dos personagens tem sua história anterior, o que dá um ponto a mais a todo suspense que ronda a trama.

E a trilha sonora então? Quem nunca ouviu o terrível e assustador som que indica a aproximação do assassino?

Enfim, o filme é ótimo, o livro melhor ainda. Forte, impactante, cheio de suspense e com uma profunda dissecação da personalidade humana.

Se ainda não conhece, não perca mais tempo!


"Não podia ouvir nada além do barulho da água, e o banheiro começou a se encher de vapor. Foi por isso que não percebeu a porta abrir, nem o som de passos. Logo as cortinas do chuveiro se abriram, o vapor obscureceu o rosto... Mary começou a gritar. A cortina se abriu mais e uma mão apareceu, empunhando uma faca de açougueiro. E foi a faca que, no momento seguinte, cortou o seu grito."


Psicose ( Filme) - GIFMANIA



14 comentários:

  1. Olá!
    Recentemente vi Psicose e posso garantir que é uma produção realmente incrível. Uma professora da faculdade havia recomendado esse filme no ano passado, mas enrolei 1 ano até enfim vê-lo rsrs E como curso Psicologia, o filme é um prato cheio para essa área. E o que mais chamou minha atenção foi a perfeição da interpretação do Freddie Highmore como Norman Bates em Bates Motel. Durante todo o filme eu só conseguia ver o Anthony Perkins e lembrar do Freddie na série. Atuação mais que perfeita! Bates Motel ainda está na minha lista de séries para assistir futuramente, e agora que já vi o filme posso assisti-lo sem medo.
    Não é á toa que dizem que Psicose é uma grande obra da sétima arte.
    Abraços!
    Venha para o Lado Escuro 💀

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda
    Confesso que o catálogo terror da dark não me atrai, apesar das edições lindas, porque sou medroso, mas ja tive vontade de ver a serie Bates Motel. Gosto muito do ator que protagoniza. Quem sabia eu não de uma chance. Ótimo post. Muito instrutivo.
    Abraços
    David
    Território Geek Nerd

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Eu acho lindo os livros da editora, as edições são maravilhosas!!! Uma pena que não é meu estilo, tenho muito medo rsrs
    O que deve acontecer a partir do momento que se hospeda no hotel?? estou curiosa rsrs
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oiii Fernanda, tudo bem?
    Menina eu sou completamente apaixonada por esse livro, já tive oportunidade de ler e tenho esse mesmo marcador de porta, é encantador e super util, parabéns pela resenha e dica super anotada.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Acredita que nunca vi o flme do Psicose? Nem o filme, nem o livro que foi recentemente lançado. É uma leitura bem diferente do que estou acostumada a ler, por isso preciso faze ruma tentativa.
    Bjks!
    histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Não me lembro de já ter lido alguma resenha desse livro, mas a trama é beeem interessante, mesmo para uma pessoa medrosa como eu hahahahhahahhaa.
    Mas acho que vou encarar.
    Agora vamos falar dessa capa da dark. Linda linda como sempre.
    Amei o post.

    ResponderExcluir
  7. Ooi! Nunca assisti ao filme, mas já tinha ouvido falar. Eu fiquei interessada, mas não sei se vou assistir agora, porque o gênero não me atrai muito hahaha Mas, obrigada pela dica!
    Parabéns pela postagem ^-^
    Sucesso :*

    ResponderExcluir
  8. Sou apaixonada pelo trabalho de Hitchcock, e Psicose é o meu preferido. A história é incrível e o trabalho do diretor deixou tudo ainda melhor *-*
    Pensar que é chocolate na cena do chuveiro - e que o filme foi feito propositalmente em P&B por causa das cenas de sangue me deixam pensando que os efeitos evoluiram muito, mas no terror parecem que não conseguiram acompanhar sem deixar o filme com ar de ridículo. Acho que o que falta para os filmes atuais do gênero é a soma que se encontra em Psicose: fotografia visual somada a trilha sonora sem esquecer de formar um clima crescente...
    Como disse, sou apaixonada pelo Alfred e seu trabalho *-*
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  9. Gosto bastante de Psicose, é um clássico, pouca gente não conhece e quem não curte é pq não gosta do gênero mesmo. Quero assistir Bates Motel para ver o que vou achar, tem mta critica positiva sobre a série.

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu adoro a série de tv, sem falar que o filme é um clássico, não tem como não gostar. Tenho muita curiosidade de fazer a leitura do livro, parece ser um ótimo adendo a história.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi Fernanda...
    Tenho que te falar a verdade, esse livro não é para mim não haha
    Sou medrosa demais então eu passo bem longe do livro e do filme

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  12. Mês do Terror e eu saio correndo. Poxa queria muito gostar do gênero para aproveitar tudo que o mês de Outubro nos trás com o Halloween mas confesso que tenho medo. E isso também partiu para a leitura, e por mais ache linda a capa de Psicose não consigo ler. Deixarei a dica para um futuro distante viu? hehe Ótima resenha para quem gosta!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oie
    Tudo bem?
    Então eu não vi esse filme ainda apesar de ter tido uma fase do terror e este ser um clássico não tive a chance de v^-lo já o livro esta em mãos na fila e em breve chega a vez dele estou mais do que ansiosa para fazer a leitura principalmente essa cena icônica do banho que mesmo sem ver o filme já a vi inúmeras vezes
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  14. Ola Fe com certeza Psicose é um clássico, os fãs do gênero pulam de alegria com as edições da Dark Side devido a qualidade dos livros e um conteúdo rico em detalhes. Assisti ao filme há bastante tempo e o roteiro é de um grande mestre sem sombra de dúvidas. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2016 - Todos os direitos reservados. Personalizado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo