21 de outubro de 2016

[Resenha] O Circo Mecânico Tresalti



O CIRCO MECÂNICO TRESALTI
Autora: Genevieve Valentine
Editora: DarSide Books
Ano: 2016
Páginas: 320


SinopseRespeitável público, o Circo voltou!Num mundo pós-apocalíptico, onde as pessoas não tem mais acesso à tecnologias de ponta, uma caravana circense leva esperança por onde passa. Os artistas são sobreviventes de guerra, que tiveram seus corpos mutilados reconstruídos com complexas estruturas mecânicas.




Em um mundo devastado pela guerra, onde as pessoas tentam viver como podem, em meio a todo abalo, há ainda uma distraçãoCirco Mecânico Tresaulti que  está muito longe de ser um circo comum.

Formado por ex-soldados, refugiados e pessoas feridas, o circo segue sob o comando forte de Boss. A líder do circo tem uma habilidade muito especial, ela recupera os corpos maltratados pela guerra em seres mecânicos. Reconstruídos com peças de cobres ou outros materiais, são transformados em seres quase imortais e com uma aparência totalmente inusitada.



Boss proporciona uma oportunidade de recomeço aos sobreviventes de um mundo caótico.  A trupe com habilidades especiais leva encanto ao público, o que desperta o interesse dos “poderosos”.

Um ponto que destaco é que, por ser uma obra distópica, há fortes críticas sociais. Na narrativa há um personagem designado como “homem do governo”, que representa e retrata a opressão social. Vê no circo uma ameaça, pelo simples fato de romper barreiras de uma vida vazia e levar distração, alegria e sentimentos há muito tempo reprimidos.


“Um circo sempre encontra um lar; todos querem um espetáculo.”


A narrativa segue um estilo não linear, alternando entre o passado e o presente e a narração entre narrador observador e narrador personagem. Essa alternância me deixou um pouco confusa no começo, mas depois você acaba acostumando com o decorrer da leitura, com o interesse que a história desperta e a empatia que criamos com os personagens.



Fiquei maravilhada com a autora, tamanha criatividade e perspicácia. A escrita de Genevieve é muito peculiar e original. Um convite a reflexão sobre a existência humana em seu aspecto mais primitivo e a luta pela sobrevivência.


“Havia sempre lágrimas de alegria; um homem tão lindamente unido com uma máquina era algo que as pessoas precisavam ver depois de uma guerra com a qual haviam passado.”


E essa nova edição da Darksideo que falar? Maravilhosa! Fiquei apaixonada.  Em capa dura com detalhes em relevo e belas ilustrações foram feitas pelo brasileiro Wesley Rodrigues. As folhas são grossas com uma textura muito agradável ao tato. Realmente uma ediçãímpar.



Pra finalizar, não vou falar que é uma leitura fácil porque não é. É uma história contada e escrita de forma diferente e é exatamente isso que faz a diferença.

Recomendo!


Clique aqui e adicione O Circo Mecânico no Skoob



"Esta resenha participa da Dark Season. Para saber mais detalhes e concorrer à um livro da editora Darkside clique aqui."


17 comentários:

  1. Oieeee
    Eu tenho curiosidade em ler esse livro, mas me desanimou um pouco quando você falou que não era uma leitura faço, mas mesmo assim vou tentar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro, mas logo pela capa já chutei que fosse da darkside e acertei. Eu gosto de distopias e críticas a sociedade, então é certo que eu vá gostar dessa história. Parece ter bastante suspense e ser super desenvolvida.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Tô super afim de ler esse livro, Fernanda. Sua resenha fez a vontade aumentar kkkkkk darkside maravilhosa, né?! <3

    Adorei o blog tbm. Primeira de muitas visitas. :)

    Xeruuu.

    ResponderExcluir
  4. Sempre tive interesse de ler essa história, mas nunca encontrava resenhas que contassem um pouco a respeito dela sabe, tipo, por que é um circo mecânico? e tals... Adorei sua resenha por responder essa pergunta e agora posso dizer com certeza que lerei esse livro!
    Bjss

    ResponderExcluir
  5. ooi!
    já li muito sobre esse livro e ele me chamou bastante atenção, não só pela capa que é extremamente mas também pela sua história. bela resenha!
    bjs
    lendocomela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá. Eu estou louca para ler o livro, fiquei bem interessada nele quando comecei a ler resenhas.
    Sua resenha está ótima, pelo que li você gostou do livro e fico imaginando como foi lê-lo, pois como você disse não é uma leitura fácil.
    Quanto a edição está perfeita mesmo, ela é bem bonita e as ilustrações maravilhosas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oiii Fernanda, tudo bem?
    Menina eu morro de vontade de ler esse livro que você nem imagina, é um tema que raramente leio por causa de oportunidade, parabens pela resenha e dica super anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Este livro está na minha lista de leitura já tem um tempo, mas nunca tinha lido mais sobre ele. Gostei da sua resenha, contou sobre a história sem spoilers *-*

    madminds.weebly.com

    ResponderExcluir
  9. deve ser uma leitura intensa e esse diferencial na narrativa foi o que me intrigou...tenho esse exemplar mas ainda nao li, pretendo encaixar nas leituras daqui pro final do ano...
    darkside arrasa sempre com seus titulos...
    bjs...

    ResponderExcluir
  10. Olá, vamos falar né, amo circos, amo distopias, amo livros com críticas sociais, como assim ainda não conhecia essa obra ? preciso dela para agora mesmo, ainda mais que é da darkside, com essa capa maravilhosa, a edição deve ser linda demais

    ResponderExcluir
  11. Adquiri esse livro e em breve estarei compartilhando minha resenha também no blog.
    É linda demais a capa, as imagens e diagramação.
    Vale muito a pena !!! super bjooo

    http://blogaventuraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Um grande obra, leitura intensa e de muita qualidade, sem contar a capa que é foda! Adorei a sua resenha, está de parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Olá, Fernanda. Realmente a Dark arrasou nesta edição, está linda.
    Este livro chama-me a atenção desde seu lançamento, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo. A história parece ser bem interessante e me deixa curiosa a respeito do que o governo irá fazer com o circo.

    ResponderExcluir
  14. Oi. Tudo bem?
    Nossa, sabia que não tinha me interessado muito pelo livro quando o vi pela primeira vez. Agora lendo a sua resenha eu achei bem interessante. Eu li esse ano um livro da DarkSide Books que tenha essa narrativa envolvendo passado e presente, o livro chama A Onde Cantam os Pássaros; não sei se teve a oportunidade de ler mais também é incrível. Olha, depois de ver a sua resenha fiquei muito interessado na história e com certeza, vou quer lê-la em breve. Eu já vi o livro em uma livraria e a trabalho desenvolvido está incrível. É um livro lindíssimo e sensacional. Adorei a sua resenha. Me convenceu a comprar mais um livro da DarkSide, o que não é nenhum sacrifício.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Oiee!
    Gostei da história do livro, do fato de ser uma distopia, mas ainda não sei se o compraria. Parabéns pela resenha.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Estou louca neste livro, a edição da Darkside está linda como sempre, a premissa é interessante e ele está na minha lista da Black Friday rsrrs
    Adorei sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Comprei esse livro mas ainda não tive tempo de ler :( Sua resenha fez ele pulsr varios numeros na minha lista pra ler logo

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2016 - Todos os direitos reservados. Personalizado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo