20 de novembro de 2016

[Consciência Negra] Negros na Literatura

Olá leitores!

Hoje é o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, por isso temos um post muito especial. A representatividade do negro na literatura!

Desde sempre nós temos escritores negros, sejam seus trabalhos reconhecidos ou não. Alguns deles já conhecemos na escola, são: Machado de AssisCruz e Sousa, Lima Barreto e Castro Alves.

O preconceito racial no Brasil foi e é tão grande que muitas vezes as pessoas não falam que alguns dos escritores brasileiros que mais se destacaram eram negros.

Hoje ainda existe a invisibilidade do negro na literatura, o que pode passar despercebido o trabalho de alguns autores contemporâneos em nosso país.

Reuni nesse post alguns autores negros da atualidade, tanto brasileiros quanto estrangeiros, que merecem destaque por seu trabalho. Valendo também uma reflexão sobre o assunto.



Elisa Lucinda - Poetisa, jornalista, cantora e atriz. A artista recebeu o Troféu Raça Negra 2010, na categoria Teatro.
Com mais de doze livros publicados, foia a idealizadora da Casa Poema, instituição sócio-educativa que capacita profissionais através da poesia falada. Entre suas obras, destaque para o livro infantil Lili, a rainha das escolhas, a história de uma menina negra.



Chimamanda Ngozi Adichie - É uma escritora nigeriana. Ela é reconhecida como uma das mais importantes jovens autoras anglófonas que está tendo sucesso em atrair uma nova geração de leitores de literatura africana.
Entre suas obras: Hibisco Roxo (já resenhado pelo blog aqui), Meio Sol Amarelo, Somos todos feministas e Americanah.
Já tive a oportunidade de conhecer a escrita da autora e me encantei. Recomendo muito!




Paulo Lins - É um escritor brasileiro que ganhou fama com a publicação do livro Cidade de Deus sobre a vida nas favelas do Rio de Janeiro.
Morador da favela carioca começou como poeta nos anos 1980 como integrante do grupo Cooperativa de Poetas, por onde publicou seu primeiro livro de poesia: Sobre o Sol.


Toni Morrison -  é uma escritora, editora e professora.
Recebeu o Nobel de Literatura de 1993, por seus romances fortes e pungentes, que relatam as experiências de mulheres negras nos Estados Unidos durante os séculos XIX e XX. 
Entre suas obras: O olho mais azul, Amada, Jazz e Paraíso.
Outra autora que recomendo para aqueles que apreciam uma escrita forte e emocionante.




Joel Rufino dos Santos - Foi um historiador, professor e escritor brasileiro, é um dos nomes de referência sobre cultura africana no país.
São várias suas obras, dentre eles podemos destacar: Crônica de indomáveis delírios, Claros sussurros de celestes ventos, O dia em que o povo ganhou e Abolição.
Entre os infantis: O saci e o curupira, O jacaré que comeu a noite, Na rota dos tubarões, Robin Hood.



9 comentários:

  1. Oiee ^^
    Chimamanda é a única mencionada que eu conheço, e eu sou uma grande fã dela. Eu só li "Somos todos feministas", mas sou doida para conhecer as outras obras dela, pois tenho certeza de que são incríveis. "Cidade de Deus" me chamou a atenção pelo nome.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  2. Super legal e importante sua postagem.
    Ainda mais quando fiquei aqui pensando que realmente falta um certo destaque ao deixar claro que alguns dos nomes importantes que temos na literatura foram/são de escritores negros. Digo isso porque não me lembrava que Machado de Assis era negro. E mais triste ainda é pensar que eu não sou uma das únicas com essa 'falta de lembrança' ou de conhecimento.
    Dos autores citados, conheço o trabalho de Lins pelo filme, mas tenho muita vontade de ler o livro e da Chimamanda - que já li e Americanah está na lista de próximas leituras :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  3. Helloo, tudo numa nice?!
    É, realmente é importante esse tipo de post para abrir os olhos das pessoas quanto a desvalorização do negro ainda nos dias de hoje. Sério que o Machado era negro?! Eu não sabia, pelo menos não pelas fotos que eu via. Eu não conhecia nenhum dos autores que você trouxe aqui, mas já vi em alguns blog o livro somos todos feministas. Eu já li um pouco da história do Zumbi e acho que as pessoas deveriam conhecer um pouco mais também.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  4. Que post maravilhoso!!!
    Fui saber a pouco tempo que a Elisa Lucinda escrevia, mas ainda não fui pesquisar sobre o trabalho dela. A Chimamanda eu pretendo ler em breve, quero começar com o Hibisco Roxo ou Americanah.
    O livro que você citou do Paulo me chamou a atenção... Eu não conhecia, mas procurarei mais sobre.
    Favoritei seu post para consultar depois nas próximas compras!!

    Talvez isso te interesse: http://oglobo.globo.com/cultura/livros/nova-no-mercado-male-promove-escritores-afro-brasileiros-20492363?utm_source=Twitter&utm_medium=Social&utm_campaign=compartilhar É bom ficar de olho :)


    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  5. Eu achei a postagem incrível, sério mesmo! Eu quero muito ler algo da Chimamanda, só vejo elogios às suas obras, então estou muito curiosa para ler algo dela.
    Confesso que não conhecia alguns dos autores, mas já coloquei na listinha para conhecê-los! :D
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  6. OOi!
    Que post!!!

    Desses autores citador, a única que eu conhecia era a Chimamanda. Que é uma autora que sou louca para ler algo! Sejamos todos feministas parece ser incrível, preciso lêloooo! <3 Não conhecia os outros mas já quero procurar mais sobre.

    ResponderExcluir
  7. Oiii!

    A matéria principal do meu TCC foi sobre representatividade na literatura e vc sabia que foi muito difícil falar sobre livros que ralem sobre representatividade racial? Nenhum autor me respondia, uma pena :(
    Mas conseguimos nos 45 do primeiro tempo. Gostei da postagem ❤

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oi Fernanda, sua linda, tudo bem?
    Parabéns pela postagem, achei muito interessante voc~^e falar da contribuição negra na nossa litereatura. Na escola, fiz um trabalho sobre Castro Alves e desde então, me apaixonei por ele. E não posso esquecer o clássico eterno Machado de Assis. Eu confesso que os outros eu não conhecia.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Ótima postagem, por tal preconceito as pessoas deixam de falar sobre grandes nomes, por pura luxuria. Eu não conhecia nenhum desses autores achei o post muito interessante, parabéns!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2016 - Todos os direitos reservados. Personalizado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo