29 de novembro de 2016

[Resenha] Mutações


MUTAÇÕES
Autora: Renata Emily
Editora: Biblioteca 24 horas
Ano: 2016
Páginas: 120
E-book cedido em parceria com a autora


Sinopse: Mutações é, acima de tudo, um intenso esforço de empreendimento de uma compreensão cotidiana. Renata Emily se utiliza de recursos diversos para promover este olhar: o humor, a ironia e o lirismo revelam liberdades de escolha, desejos de conquista, ambição desmedida, contradições do sentimento amoroso, tragédias privadas e desgraças públicas, além do universo de verdades, mentiras e segredos expostos e escondidos sob o empate entre opressores e oprimidos. O poder da escrita de Renata Emily aponta uma esperança para todo aquele que soletra o caos e a desordem nas páginas de Mutações. O sentimento está longe de revelar um happy ending, porém acalenta a sensibilidade de qualquer um que crê em um mundo melhor. O livro que surge em suas mãos é o retrato de nossas fraquezas primitivas, de nossas ambições tacanhas e medíocres, de nossas qualidades inegáveis e inquestionáveis. Algumas passagens talvez não irão nos agradar, outras possivelmente nos surpreenderão, mas jamais podemos dizer que o reflexo que se faz em cada página não é o nosso. Por isso, dê início à leitura desta obra e siga ao encontro das mutações poéticas do cotidiano.




O livro traz poemas e narrativas (alguns em tamanho "mini") sobre diversos temas, tais como as vontades e sonhos do cotidiano, comuns a todos nós, as reações mais (im)prováveis quando algo (bom ou ruim) acontece, os sentimentos e impressões de alguém sobre algo ou outrem.


"Emagrecera 8 kg, mas, na balança, ainda pesava o remorso de ter comido sozinha uma pizza maracanã."



Um ponto que me chamou bastante a atenção no livro de Renata foram as críticas sociais, colocadas de forma bastante sutil, sem posicionamento político, mas que dão aquela "sacudida" naqueles que pregam algo que não praticam na vida em sociedade.



"Era tão hábil enganador, que tinha dificuldades para discernir o imaginário do real."



O que mais gostei no livro foi o contraponto que a autora faz, ao utilizar, ora palavras de linguagem culta e formal e, em outros momentos, o sarcasmo e a ironia na sua melhor forma, o que fez com que eu ficasse ávida por passar logo para a próxima página, para saber quais surpresas ela me revelaria.

De toda a escrita do livro, a parte que mais me chamou a atenção, por motivos óbvios, foi essa, intitulada "sensações eróticas":




"Entrar em livrarias lhe trazia sensações eróticas ao tatear os livros, contemplar capas, ler orelhas, índices e sentir o cheiro de páginas novas."


Para mim, a autora conseguiu traduzir nessas palavras o amor que ávidos leitores têm pelos livros e pelo ato de ir à uma livraria escolher, olhar, cheirar o objeto de sua afeição, um prazer que, para ela (e para muitos leitores), é tão imenso, que pode ser comparado ao prazer erótico.

Este é o livro de estreia da autora, que conseguiu me encantar com sua forma simples, ora engraçada, ora mais firme de escrever.

Eu indico a obra a quem curte poesia, narrativas com um toque de ironia e, principalmente, novas reflexões e outros modos de ver a vida.

A autora segue em busca de novos parceiros e, a quem interessar possa, é só fazer contato no e-mail abaixo:








7 comentários:

  1. Prezadas Karla, Fernanda e Júnior.

    Agradeço o profissionalismo e o carinho, nos quais a minha escrita via Mutações foi recebida no Pacote Literário!!! Vocês estão de parabéns pelo conteúdo do site :) Já curti a Fan Page de vocês e indico certamente a outros escritores. Abraços e saudações literárias. Renata Emily

    ResponderExcluir
  2. Oi, Karla. Tudo bem?
    Nunca li um livro de poemas e confesso que eles não me enchem os olhos. Poucos são os poemas que li é gostei na vida, é meio inexplicável hahaha. Preciso ser mais aberta a isso, eu sei, espero que um dia eu consiga. Gostei de saber que há ironias e algumas críticas pelo livro, isso sempre me agrada. Pode ser que eu leia Mutações um dia, quando perder meu receio com poemas haha. Beijos!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  3. Embora não seja exatamente o meu tipo de leitura, achei a ideia do livro bem interessante e parece que a autora acertou a mão na escrita e fez um ótimo trabalho, conquistando assim os leitores.
    Fiquei bem curiosa em conhecer melhor o trabalho do livro - e desejo que muitos mais venham!!!!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  4. Helloo, tudo numa nice?!
    Eu nunca tinha visto esse livro por aí, mas parece ser bom pelo que falou. Eu não tinha costume de ler poemas e poesias, mas com tudo na faculdade as coisas vem mudando e ando conferindo obras diferentes e saindo da minha zona de conforto. É legal quando vemos que o autor tem uma grande habilidade para manusear as palavras conforme o texto e linguajar dele pede.
    Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  5. Tenho lido poucas poesias, então sempre que vejo resenha de uma obra do gênero já anoto a dica, ainda mais se curto o tema e tal. Gostei de saber que a leitura traz reflexões e críticas sociais, gosto deste tipo de leitura. Adorei a resenha!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  6. Oi karla, sua linda, tudo bem?
    Confesso que não tenho o costume de ler livros de poesias, gosto mais de ficção. Mas você chamou minha atenção quando disse que a autora traz novas formas de ver o mundo. Às vezes já temos pensamentos prontos sobre um determinado assunto, aí vem alguém com um argumento que faz mudar tudo. Adoro quando um autor faz isso comigo. Por isso dica anotada!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiee Karla ^^
    Eu ainda não conhecia o livro, mas confesso que não fiquei muito curiosa para lê-lo, mesmo andando curiosa para ler poesias como ando. Mas fico feliz em saber que você gostou, e que a autora conseguiu encantar com a obra.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.