4 de novembro de 2016

[Resenha] Três Coisas Sobre Você


TRÊS COISAS SOBRE VOCÊ
Autora: Julie Buxbaum
Editora: Arqueiro
Ano: 2016
Páginas: 288


Sinopse: Setecentos e trinta e três dias depois da morte da minha mãe, 45 dias após o meu pai fugir para se encontrar com uma estranha que ele conheceu pela internet, 30 dias depois de a gente se mudar para a Califórnia e apenas sete dias após começar o primeiro ano do ensino médio numa escola nova onde conheço aproximadamente ninguém, chega um e-mail. Deveria ser no mínimo esquisito, uma mensagem anônima aparecer do nada na minha caixa de entrada, assinada com o bizarro nome Alguém Ninguém. Só que nos últimos tempos a minha vida tem estado tão irreconhecível que nada mais parece chocante.




Difícil colocar no papel toda a fofura desse livro!! Eu fiquei apaixonada!

A história é sobre Jessie que passa por um momento difícil em sua vida: a mãe morreu de câncer, o pai casou novamente e ela não consegue se adaptar à sua atual realidade, com uma nova e estranha família na Califórnia.

E agora para piorar tudo ela vai ter que enfrentar novo ano letivo em uma escola completamente diferente daquela que freqüentava antes.



Logo no começo, Jessie já sente o drama que vai enfrentar, além de estar em uma casa que não é dela, a distância de sua melhor amiga, ela passa a sofrer bullying no colégio, recebe críticas e comentários maldosos de seu jeito e forma de se vestir.

Até que Jessie recebe um inesperado e misterioso e-mail de “Alguém-Ninguém” ou AN, um anônimo que quer se tornar seu amigo e ajudá-la a encarar essa etapa no colégio. AN sugere ser o “guia espiritual” de Jessie, oferecendo dicas de sobrevivência nesse ambiente escolar tão hostil.


“O tempo não cura todas as feridas, não importa quantos cartões de pêsames rabiscados às pressas por parentes distantes jurem que isso seja verdade. Mas imagino que naquele primeiro dia tenha havido algum momento em que eu emiti vibrações de socorro suficientes para AN me notar. Algum momento em que todo o negócio de minha vida é uma bosta ficou visível.”


Os dois passam a ter uma convivência diária através da troca de mensagens enquanto Jessie tentar “viver” sua nova vida.



A narrativa é em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Jessie. A escrita da autora é extremamente envolvente e cativante, você se apaixona pelos personagens, que são muito bem desenvolvidos e carismáticos.

Três coisas sobre você” trata de diversos temas bastante pertinentes, como família, perda e solidão, amizades e recomeços de forma bastante leve, com uma linguagem fluída e simples. A trama, apesar de possuir o lado dramático e reflexivo, não peca por excesso, pelo contrário, é muito sutil e cheia de emoção. Além de trazer um romance muito fofo.

 “Os dias perfeitos são para pessoas com sonhos pequenos, possíveis de serem realizados. Ou talvez para todos nós eles só aconteçam em retrospecto: só são perfeitos agora porque contêm alguma coisa irrevogável e irrecuperavelmente perdida.”


Sempre que pego um livro juvenil sinto certo receio do que vou encontrar pela frente, às vezes penso que já passei da idade para o gênero, mas confesso que tenho me surpreendido e esse foi uma bela surpresa para mim.

Em vários momentos durante a leitura pensei em quem pudesse ser AN, e embora, tivesse certa noção de quem era, me entreguei à leitura, torci pelos personagens e amei o final.



A edição está linda, eu amei a capa e não encontrei nenhum erro.

Vou finalizar a resenha falando três coisas sobre o livro:

1. Eu me apaixonei pela escrita e pelos personagens
2. Passei horas pensando no final
3. Você tem que ler!


Clique aqui e adicione Três Coisas Sobre Você no Skoob


18 comentários:

  1. Todo mundo fala muito bem desse livro, mas acredito que ele seja mesmo ótimo, já que Jessie passa por algumas com,plicações chatas.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Faz tempo que namoro com esse livro rs
    Acho a capa dele linda. Adorei sua resenha, preciso ler o quanto antes.
    Beijos.

    www.umdejulho.com

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Gostei da sua resenha. Faz um tempo que o livro está na minha lista.
    Só li coisas boas.
    Mas nossa, quanta coisa A jessie passa, não gostaria de estar na pele dela hehe
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Achei que era só eu que às vezes penso isso de livros juvenis: já passei da idade. Tem alguns livro desse gênero que têm personagens bem irritantes e muito mais do mesmo. Esse, por exemplo, tem premissa que lembra outros tantos. Mas também acho que depende muito de como o autor(a) aborda os temas, não é mesmo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Nilda, sempre penso que já passei da idade rs. Concordo, alguns são bem "mais do mesmo", mas alguns podem surpreender. Eu gostei muito desse.

      Excluir
  5. Oi tudo bem? Primeiramente parabéns pela resenha e as imagens estão um show a parte. Eu não tenho problema em ler livro juvenil ( apensar de já ter passado da idade hehehe) o problema são os autores que as vezes escreve livros bobo enquanto outros transformam juvenis em historias maravilhosas. Vou tentar ler esse sim. Voc~e me convenceu

    ResponderExcluir
  6. Olá, Fernanda. Tenho certeza que eu me identificaria bastante com a personagem principal. Tenho traços da história presente em minha vida.
    Fiquei bastante curiosa a respeito do desenrolar da história. A capa do livro é muito linda e fofa. Ótima dica e resenha!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Fe. Tudo bem?
    Adorei sua resenha, mas confesso que ao contrário de todo mundo, eu detestei essa obra :P Até fiz um post sobre 10 coisas que me fizeram odiar a obra hahahhha
    Mas gosto é gosto né? E o legal da literatura é isso, essa democracia e saber que nada nesta vida será unanimidade :) E que bom :)
    Beijoooos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkk vou olhar esse post sobre as 10 coisas...

      Excluir
  8. Oie! Adorei sua resenha sobre essa história.
    Eu tenho lido bastante livros infanto juvenil e é muito bacana quando o autor se preocupa com que passar nessa fase tão confusa. Quando jovem queria ter lido livros assim que falasse para mim. rs
    Agora os leio com muita atenção, pois tenho sobrinhos.
    Dica anotada. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá !!! Realmente, há livros que marcam, e mesmo depois de algumas horas e dias que lemos, ainda permanecem nas nossas lembranças. Gostei bastante da sua resenhas e das fotos. Vale muito a pena a indicação, bjooo

    http://blogaventuraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Normalmente não é um tipo de livro que chama minha atenção, mas senti uma nostalgia ao ler sua resenha, me lembrou de algum filme. Vou anotar a dica :D

    http://madminds.weebly.com/

    ResponderExcluir
  11. olá... apesar de ouvir boas criticas com relação a esse livro,achei ele demais clichê... desanimo fácil com tramas assim... a temática abordada tbm já tá meio batida pra mim...ando buscando coisas novas nas leituras...
    bjs...

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu não esperava nada desse livro e fui totalmente surpreendida! Adorei a leitura e apesar de ser um clichê adolescente, funcionou muito bem para mim também. Recomendo para todos!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. A edição desse livro é muito fofa mesmo, e adorei a história desse livro, li tão rápido que dava para reler. Amei sua resenha. Bjkas

    ResponderExcluir
  14. Olá, Fernanda!
    Bela resenha, como de praxe. Sobre o livro, gosto dessa temática enquanto professor. São temas bem próximos de nossa garotada, acho que isso facilita o gosto pela leitura e um envolvimento maior com os livros.
    Bom trabalho :)
    Blog Farol Cultural

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Só leio resenhas lindas sobre esse livro. A história tem tudo para me agradar e está me deixando louca. Gosto de livros com esses assuntos sensíveis, onde a personagem vai crescendo diante desses desafios. Espero ler no próximo ano rs' porque esse final de ano tá puxado haha..

    beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2016 - Todos os direitos reservados. Personalizado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo