27 de dezembro de 2016

[Resenha] O Tempo e o Vento



O TEMPO E O VENTO
Trilogia: O Continente, O Retrato e O arquipélago (dividido em 7 volumes)
Autor: Erico Verissimo
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2009
Páginas: 2832


SinopseO tempo e o vento é a saga mais famosa da literatura brasileira. São 150 anos da história do Rio Grande do Sul e do Brasil que Erico Verissimo compôs em três partes - O continente, O retrato e O arquipélago -, publicadas entre 1949 e 1962.Ana Terra e o capitão Rodrigo Cambará são apenas alguns dos personagens inesquecíveis que habitam o mundo de Verissimo. As disputas entre famílias pelo poder, as guerras, a bravura dos homens e a tenacidade das mulheres são alguns dos temas do romance. 




"Isso é história antiga. Não tem nenhuma importância. Joga fora o passado. E alegra-te com a ideia de que o homem é o único animal que tem um futuro."



Esse ano entre as tantas metas de leitura que me propus, uma delas foi a de ler a trilogia “O Tempo e o Vento” e durante três meses e meio me dediquei à leitura dessa obra tão importante da nossa literatura.

É muito difícil colocar no papel uma obra como essa, além dos sete livros pela qual é dividida, tem muita história, muita mesmo e não há como falar de todas em uma só resenha. Além disso, não há experiência mais grata do que ler a saga da Família Terra Cambará.

O Tempo e o Vento”, trilogia do escrito gaúcho Erico Verissimo, conta a saga da Família Terra Cambará e a história do Rio Grande do Sul por mais de um século e foi publicada entre 1949 e 1961.

A Trilogia é dividida em: O Continente, O Retrato e O Arquipélago e conta com personagens memoráveis como Ana Terra, Bibiana, o Capitão Rodrigo Cambará e Maria Valéria. Além de tantos outros que te conquistam ao longo da saga.



Desde o tempo das missões até o Brasil República, Erico Veríssimo nos traz uma história mágica e envolvente, o leitor entra na história e começa a fazer parte dessa família. Com mulheres fortes e homens determinados por sua terra ou pela guerra.

Erico é esplêndido, tanto na parte do relacionamento familiar, com seus conflitos e desafios do dia a dia, como na parte histórica, é uma verdadeira aula da história do Rio Grande do Sul, incluindo debates religiosos e sócio-políticos. Conduz sua obra de forma significativa, com diálogos bem elaborados, discussões, temas fortes como violência e outras questões, além de, alfinetar as antigas vertentes literárias.

O livro também traz curiosidades sobre o autor e sua obra, como um dos personagens que foi inspirado no próprio pai de Erico, bem como seu relacionamento com suas origens gaúchas e momentos da vida do autor durante o período em que escreveu a saga.

Um conselho pra quem for ler a obra, evite ler os adicionais, possuem spoilers sobre a história.



Não tem mesmo como colocar toda obra em uma única resenha, aqui é mais um “pincelar” de O Tempo e o Vento, que vale cada página.

Terminei a leitura com a satisfação de dever cumprido e ao mesmo tempo uma tristeza misturada à saudade dessa família. É impossível não fazer parte dos Terra Cambará durante a leitura, eles passam a habitar seu coração. E para acrescentar é uma obra com uma carga emocional muito grande e com personagens muito humanos, pra amar e odiar e amar mais ainda.




Para aqueles que gostam de obras completas, com sentimentos a flor da pele e uma boa dose de história, eu recomendo O Tempo e o Vento!

"Era uma noite fria de lua cheia. As estrelas cintilavam sobre a cidade de Santa Fé, que de tão quieta e deserta parecia um cemitério abandonado. Era tanto o silêncio e tão leve o ar, que se alguém aguçasse o ouvido talvez pudesse escutar o sereno na solidão."



Clique aqui e adicione O Tempo e o Vento no Skoob


17 comentários:

  1. Fiquei muito feliz de ver essa resenha, dificilmente vejo resenhas de clássicos! Tenho uma enorme vontade de ler esta Saga!
    Parabéns pelo post!!

    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Apesar de ser um clássico da literatura não é um gênero que eu curta de ler.
    Mas gostei da dica!
    Até a próxima!

    Camila de Moraes - Blog Book Obsession

    ResponderExcluir
  3. Érico é maravilhoso, apesar de não ser meu autor clássico favorito, mas eu ainda não li essa obra, vc acredita? :o
    espero conseguir ler um dia

    ResponderExcluir
  4. ancioso para ler esta obra, gosto do escritor e fico feliz pela resenha, amo os classicos

    ResponderExcluir
  5. Eu vi o filme muito bem produzido dessa obra. Juntamente com o maravilhoso e obra prima estômago, é o filme brasileiro que merece o meu respeito. Gostei da resenha

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Nunca li nenhum clássico na vida, até já tentei, mas por conta da linguagem não consigo finalizar as leituras :(
    Não sabia da existência dessa coleção, e achei as edições bem harmoniosas, contudo não são leituras que fazem o meu estilo ou que eu tenho vontade em conhecer a história, por isso deixo a dica passar.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Que postagem deliciosa. É muito bom ver um livro com essa qualidade e saber que a leitura foi tão voa para você. Fiquei com muita vontade de ler também e achei as edições lindas.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Caramba, deve ser muito bom, tinha visto por alto esse box, as leituras devem ter sido de muita qualidade. Fico contente em saber que a leitura foi prazerosa, rápida para você, me deixou com vontade de ler!
    bjus

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Que bacana sua resenha.
    Eu lembrei logo da série da Globo... rsrsr vi alguns capítulos.
    Apesar de ser um clássico da literatura brasileira, não é de costume ler. Mas, gostei muito desse box e fico feliz que tenha te agradado.
    Bjo

    ResponderExcluir
  10. Eu vi o filme, mas não cheguei a ler a obra em si. Se o filme já foi bom, os livros devem ser ainda melhores. Este box está muito bonito.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. OOi!
    É a primeira resenha que leio desses livros, apesar de já ter ouvido muito o título na tv nem sabia do que se tratava. Parece serem leituras bem ricas, espero ter a oportunidade de realizar a leitura dos livros do box.

    Beijoos!

    ResponderExcluir
  12. Olá, por ser um clássico da nossa literatura eu já ouvi falar sobre O tempo e o vento, e tenho uma vontade enorme de ler e poder conhecer mais sobre a saga da família Terra Cambará. Obrigada por falar sobre eles pra gente, ficou muito bom o post.

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu me apaixonei pela leitura lendo clássicos, e fico feliz em ver resenhas deles!
    Que bom que conseguiu alcançar o objetivo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi! Tudo bem?
    Adoro Erico Veríssimo, porém O tempo e o Vento não li, até tenho curiosidade em ler e lendo sua resenha, acredito que vou gostar muito do que ele tem a nos dizer sobre o Rio Grande do Sul. Espero poder ler em 2017. Parabéns pela leitura e pela resenha! Bjo

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho um pouco de vergonha de me chamar de leitora e de ter um certo medo de ler essa obra... Um pouco pelo tamanho - não é o grande motivo, mas assusta um pouco, mas muito pelos vários elogios que todos que leem fazem. Seja para a obra, para cada uma das partes ou para o autor. Embora saiba da importancia da obra, por não ser meu estilo acredito que não teria tanta afinidade e isso somado aos elogios me deixa com medo de arriscar a leitura....
    Mas... quem sabe logo eu não mude de ideia?
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    O livro me desperta um pouco a atenção pelo fato de se tratar de uma obra completa que retrata um período da história desse estado maravilhoso! Sem contar que você diz que os personagens são memoráveis e a obra em si nos deixa com sentimentos à flor da pele!
    Pretendo tentar fazer a leitura para ver se gosto tanto quanto você.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. poxa,fiquei até feliz *-
    já é difícil ver personagens com meu nome, imagina com nome composto [Maria Valéria] *-*
    já ouvi falar beeem por cima da obra, mas nunca me atentei ao que ela traz... agora quero ler hahaha
    não sabia desses volumes todos, vou tentar conseguir ^^ sou curiosa com acultura do sul...
    bjs ^^

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2016 - Todos os direitos reservados. Personalizado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo