23 de dezembro de 2016

[Resenha] Um Cântico de Natal


UM CÂNTICO DE NATAL
Autor: Charles Dickens
Editora: Landmark
Páginas: 144
Ano: 2010


Sinopse: UM CÂNTICO DE NATAL tem como protagonista Ebenezer Scrooge, um pão-duro, proprietário de uma casa de contabilidade e empregador do pobre Bob Cratchit, seu escriturário. Scrooge evita fazer quaisquer gastos, tanto que no inverno, à época do Natal, o escritório é aquecido apenas por uma pequena lareira. Para Scrooge, isso não é um problema, uma vez que a sua frieza interior é constante, e o conforto de outras pessoas para ele não é importante.Na véspera de Natal, Scrooge, sozinho e renegando qualquer companhia, recebe a visita do espírito de seu sócio, Jacob Marley, que lhe confidencia que um destino igual ao dele estará reservado a Scrooge se o mesmo não se redimir de seu comportamento. Para tal, três fantasmas virão lhe visitar e trarão a oportunidade para que ele reflita sobre sua condição e através da mudança de hábitos limpar sua consciência.Charles Dickens foi um dos principais cronistas de seu tempo, retratando através de suas obras as mudanças que estavam ocorrendo na Inglaterra vitoriana, em função da industrialização e reforma de valores. Mais do que um simples contador de histórias, Dickens se valeu de suas obras para criticar as diferenças sociais e a sociedade em que vivia, alertando para a necessidade de retomada dos valores humanos.




Resenhar clássicos não é uma tarefa muito fácil e eu, apesar de ser leitora assídua deles e amar, tenho receio de fazer as resenhas, medo de falar demais ou de menos. Mas como estamos próximos ao Natal e esse livro é muito especial para mim, achei justo falar sobre ele hoje.

Um Cântico de Natal ou Um Conto de Natal conta a história de Eliezer Scrooge.

Scrooge é um senhorzinho um tanto avarento e mal humorado, ranzinza mesmo. Apesar de muito rico e ter como parente apenas um sobrinho, ele leva uma vida muito solitária. Não gosta de aproximações, não se importa com ninguém, além de ser arrogante e orgulhoso.


"Eu uso a corrente que forjei em vida. Eu a fiz elo por elo, e centímetro por centímetro; eu a preparei por minha própria vontade, e por minha própria vontade eu a uso."

Então imaginem o que é o Natal para uma pessoa assim. Uma época muito boba e sem sentido algum, onde as pessoas demonstram uma felicidade desnecessária, além de gastar com coisas inúteis. Assim pensa Scrooge.


Scrooge, representa o patrão que pouco se importa com seu funcionário e não reconhece o valor do seu serviço, sendo um homem inteiramente voltado ao dinheiro, um típico sovina, inclusive uma fonte de inspiração para o Tio Patinhas, da Disney. 

Às vésperas do Natal, ao chegar em casa, Scrooge tem uma surpresa um tanto assustadora. Ele é visitado pelo espírito de seu ex sócio, uma pessoa tão avarenta quanto ele e que, agora, depois de morto, decide ajudar Scrooge a ser uma pessoa melhor.





Um Conto de Natal apesar da temática natalina, não é uma história exclusiva para essa época do ano, pois se trata da redenção humana, onde o autor mostra que, por pior que sejam as mazelas humanas, ainda há chance de se mudar e fazer diferente.


"... eu teria gostado muito de ter a espontaneidade de uma criança e ao mesmo tempo ser adulto para saber o valor daquilo tudo."

Eu particularmente aprecio muito a obra de Charles Dickens e esta é uma que recomendo muito. Curtinha e com uma história linda e muito rica.



A obra teve diversas adaptações para o cinema, teatro e musicais. Como também para os quadrinhos, como citei acima, a inspiração para o Tio Patinhas.

Uma das adaptações mais conhecida é Os Fantasmas de Scrooge, lançado em 2009 pela Disney com Jim Carrey.




Recomendo muito a leitura do livro. Dickens é esplêndido e vale a reflexão.

Desejo a todos um Feliz Natal, cheio de paz, saúde e amor.




Clique aqui e adicione Um Cântico de Natal no Skoob




10 comentários:

  1. Oi Fernanda, ainda pretendo ler essa obra. Adorei a resenha.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia a obra e não sabia que era um clássico, já assisti ao filme Os fantasmas de Scrooge, que eu simplesmente amei, então a obra deve ser excelente. Com o clima natalino, o livro deve ter uma mensagem linda, mas assim como você indicou dá para ser lido em qualquer época.
    Feliz Natal e um próspero ano novo para você! =*
    Trouxa do Livro

    ResponderExcluir
  3. Fernanda!
    Ótimo livro para época.

    “Desejo a você e à sua família um Natal de Luz! Abençoado e repleto de alegrias. Boas Festas!” (Priscilla Rodighiero)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu conhecia o desenho da Disney, adoro ele ele, mas não sabia que tinha um livro, como você disse que não é um livro exclusivo para o natal, vou aproveitar para ler ele no ano que vem. Como o livro, na maioria das vezes, é melhor do que o filme, não vou me decepcionar com ele.
    Beijos!!!

    https://follow-and-breath.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Acredita que não conhecia nem a história nem o filme?
    Adorei a resenha e essa edição, vou procurá-la!
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho esse conto, ganhei do dono de um sebo, mas ainda não li. Já assisti ao filme a adoro. Assisti de novo semana passada. Vou tentar ler o conto e mais livros do Dickens.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oii!

    Eu não conhecia esse livro acredita? Mas eu conheço a obra cinematografica! Fiquei bem animada com o livro. Acho que mesmo essa sendo uma época bem natalina, esse tipo de leitura pode ser feita em qualquer momento do ano né?
    Gostei da resenha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. AAAAAAAAAAAA eu adoro o filme, mas essa história eu nunca li! Adorei a resenha do Classico, realmente é muito difícil resenhar clássicos. Tinha lido em algum lugar que foi inspiração pra criar o Tio Patinhas hahaha AAAAAAA fiquei com vontade de reler Oliver Twist agora, é uma das histórias do Dickens que eu mais gosto!!! bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Fernanda, sua linda, tudo bem?
    Que coincidência, eu ganhei esse livro de Natal. Sou louca por histórias com essa temática, pois é a minha época do ano preferida. E esse é um clássico que eu só conhecia dos filmes que foram feitos baseados nele. Estou louca para ler. Essa é uma das minhas histórias preferidas, a mensagem é muito forte e a lição é linda!!! Você só me deixou mais empolgada. Sua resenha ficou ótima!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiee Fernanda ^^
    Eu não conhecia essa história até o mês passado...haha' acho que já tinha visto algo sobre o filme com o Jim antes, mas nem prestei a atenção. De umas semanas para cá, tenho lido várias resenhas deste livro, e eu estou curiosa para lê-lo, pois lembrei de um dos filmes da Barbie que é inspirado nessa história (eu adoro os filmes da Barbie, então...hehe').
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2016 - Todos os direitos reservados. Personalizado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo