10 de março de 2017

[Homenageado do Mês] Gabriel Garcia Marquez


No mês de março, o Pacote Literário homenageia um dos mais queridos e importantes autores do século XX, Gabriel Garcia Marquez.

O autor nasceu em 06 de março de 1927, na Colômbia, município de Aracataca. 2 anos após seu nascimento, seus pais se mudaram e Gabriel foi criado por seus avós maternos. Enfrentou a morte de seu avô aos 8 anos de idade e, após o ocorrido, se mudou para a casa dos pais, na cidade de Barranquilla.

Já adulto, Gabriel cursa Direito e Ciências Políticas na Universidade Nacional da Colômbia, tendo abandonado os estudos antes de se formar. Em seguida, começou a trabalhar como jornalista.

Seus livros, que fomentava discussões sobre os rumos políticos da América Latina, alcançaram repercussão na Europa nas décadas de 60 e 70. 

Em 1972, recebeu o Prêmio Internacional Neustadt de Literatura e, em 1972, o Prêmio Nobel de Literatura por sua obra, incluindo o renomado "Cem Anos de Solidão". 

Sempre se interessou por cinema e também atuou como diretor. "Juego peligroso", "Presságio" e "Erendira" são exemplos de filmes em que trabalhou.

Em 2009, Gabriel Garcia Marquez declarou sua aposentadoria como escritor, notícia que infelizmente veio a se confirmar 3 anos depois, quando seu irmão informou ao público que o grande autor foi diagnosticado com demência.

Vítima de uma pneumonia originária de um câncer de pulmão, o autor faleceu em 17 de abril de 2014, na Cidade do México.

Algumas de suas obras:


CEM  ANOS DE SOLIDÃO


O livro começa narrando a história dos Buendía. Úrsula e José Acárdio Buendía, com seus dois filhos, após um acontecimento, são "obrigados" a sair do povoado onde moram.
Eles vão abrindo caminhos pelas florestas, onde muitas famílias se juntam a eles, formando o povoado de Macombo.
O leitor é levado a acompanhar cem anos na vida dessa família.
A escrita de Gabriel é fantástica, ímpar e única. Ele narra os acontecimentos de forma rústica, porém, bastante profunda em relação aos sentimentos.


O AMOR NOS TEMPOS DO CÓLERA


O livro é sobre o amor de mais de 50 anos de Florentino Ariza por Fermina Daza.
Um amor que apesar dos obstáculos resistiu ao tempo.
A história é de um realismo incrível, característica forte no autor. A drama mostra relações amorosas dos personagens ao longo de suas vidas. Focando em assuntos de amor, envelhecimento e morte.





Ninguém Escreve ao Coronel




Em tão poucas páginas, o autor consegue nos emocionar em um conto intenso.
Aqui temos um casal idoso, mal tendo o que comer para sobreviver, na eterna espera da carta que os ajudaria. Ou seja, o pagamento pela aposentadoria do Coronel.
É um livro bastante crítico e que vale muito a pena ser lido.



Crônica de uma Morte Anunciada





A história traz uma série de desventuras de personagens fadados à tristeza. 
Mas mesmo sendo uma tragédia, o autor consegue nos contar o fato de forma leve, com um toque fantástico e situações premonitórias.



Pessoal, esperamos que tenham gostado da nossa homenagem do mês!

Até a próxima


Um comentário:

  1. Um dos melhores, adoro essa coluna e sempre fico curiosa para quem será o próximo.

    bjks

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2016 - Todos os direitos reservados. Personalizado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo