23 de março de 2017

[Resenha] Tronos & Ossos - Jornada no Gelo


TRONOS & OSSOS #1 - JORNADA NO GELO
Autor: Lou Anders
Editora: Jangada
Ano: 2016
Páginas: 344

Livro cedido em parceria com a Editora
Sinopse: Trolls fedidos, zumbis ameaçadores e um dragão cuspidor de fogo não são páreo para Karn e Thianna, dois heróis cheios de coragem e inteligência. Karn vive em uma terra fantástica em outro universo, mas com uma cultura semelhante à viking, e é um gamer compulsivo. Thianna é fera em esportes violentos, e mora na terra dos gigantes, porém é metade humana e metade gigante. Os dois se conhecem em um posto de comércio que acontece anualmente no acampamento dos Gigantes. Quando intrigas de família obrigam Karn e Thianna a fugirem, os dois voltam a se encontrar e agora passam a enfrentar situações apavorantes e percebem que precisam unir forças para vencer seus inimigos e desvendar segredos e traições que podem mudar suas vidas para sempre.
 

Quando recebi Jornada no Gelocom a incumbência de resenhar, não sabia ao certo como seria para mim, já que é um gênero que não tenho o costume de ler.

Hoje posso dizer que fui surpreendido e de forma muito positiva! E se fosse definir a história em uma única palavra seria: Viciante!

Jornada no Gelo é o primeiro livro da saga Tronos & Ossos, do autor Lou Anders, lançado pelo selo Jangada do, grupo Editorial Pensamento.


Karn, um dos nossos protagonistas, vive na fazenda de Korlundr, em Norrongard, com seus pais, irmãs e o tio Ori. Karn é fissurado pelo jogo de tabuleiro Tronos & Ossos, muito popular na região e, apesar de ser herdeiro da fazenda, não tem interesse em assumir o papel do pai nos negócios da família.


"Karn não gostava de pensar nisso. Seu pai era o hauld e sempre seria."




Thianna, nossa outra protagonista, é metade humana e metade gigante do gelo, vive com seu pai nas terras gélidas de Ymiria. Thianna, por sua metade humana, não é tão alta quanto ao restante dos outros gigantes, e isso a incomoda de alguma forma, pois é constantemente perseguida por Thrudgelmir, que não a aceita por ser mestiça.


"Eu gostaria que fosse. Queria ser completamente gigante e nada mais."


De tempo em tempo, os humanos de Korlundr e os gigantes se confraternizam no Baile de Dragões, durante uma semana. E é ai que Korn e Thianna acabam se conhecendo e, apesar das diferenças, se tornam amigos.

Em uma das andanças dos dois pelo lugar, eles encontram os Montes Sepulcrais, onde foi enterrado Helltoppr, o tenebroso capitão do Navio-dragão. E diz a lenda que ele se tornou um zumbi (draug) e guarda sua riqueza acumulada em vida.

No último dia da confraternização, Karn cai em uma armadilha arquitetada por um dos seus, após isso é obrigado a deixar tudo e tentar sobreviver sozinho.

Do lado de Thianna as coisas também não estão boas, ela descobre que existem pessoas perigosas, um grande segredo do passado de sua mãe. Essas pessoas estão dispostas a qualquer coisa para capturá-la. Com isso, ela também é obrigada a fugir do vilarejo onde vive.

Diante dessas circunstâncias, nossos protagonistas, acabam por se encontrar e decidem juntar forças para sobreviverem e terem suas vidas de volta.

A partir desse ponto, o livro ganha um ritmo alucinante e é aventura pura!!


A história tem uma ambientação fantástica e lembra em muito a cultura nórdica medieval, com vários elementos como Trolls, Zumbis, Dragões, entre outros. A escrita do autor é bastante simples e muito voltada para o público infanto juvenil, mas isso não quer dizer que um público mais adulto não vá gostar, pelo contrário, a obra possui elementos ricos e muito bem construídos, que podem ser apreciados em qualquer idade.

O que eu gostei também é que o autor é claro e direto, sem rodeios, o que deixa a trama mais dinâmica. E o bom, não há pontas soltas.



Como se trata do primeiro livro da saga, acredito que ainda teremos mais, não somente do futuro de nossos heróis, mas também, mais elementos sobre o passado de cada um.

Jornada no Gelo proporciona uma história fantástica, com elementos bastante apaixonantes, segredos e muita aventura. Como atrativo a mais temos a bela história de amizade entre dois diferentes.

Terminei o livro muito satisfeito e, também, muito curioso, já vi que o próximo promete.

Vale salientar que a edição é super bem feita e caprichada! Com muitas ilustrações, mapa, um glossário no final do livro de auxílio ao leitor e o melhor: regras de como montar o seu próprio jogo de Tabuleiro de Tronos & Ossos. 

Parabéns a editora pelo belo trabalho!



3 comentários:

  1. Que máximo esse livro. Eu estava a procura de algo para meu filho e acho que esse vai dar certinho para o estilo dele. Eu mesma, adorei!
    Achei bacana também, o autor explicar como se joga.

    bjks

    ResponderExcluir
  2. Adoro!!!
    Eu já tinha visto esse livro, mas resenha é a primeira.
    Gostei de saber dos detalhes.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  3. Opa! Que bom que começou a ler um gênero fora do habitual e o achou viciante! Adorei essa capa e fiquei interessada pela leitura.

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2016 - Todos os direitos reservados. Personalizado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo