19 de abril de 2017

[Resenha] A Turma do Santos


A TURMA DO SANTOS - Esquadrão Mirim
Autor: Bruno Godoi
Editora: Coerência
Ano: 2016
Páginas: 176

Livro cedido em parceria com a Editora

Sinopse: Quando não está na televisão, Santos lidera um grupo de crianças detetives. É o esquadrão mirim, com alunos treinados na arte da investigação.E o esquadrão acaba de ser convocado. A secretaria de ensino de Trotópolis está com problemas, e apenas a turma do Santos pode solucionar.Roubo de provas na sala dos professores, xixi sem descarga no banheiro da garagem, pegadas na grama e chute no muro do pátio. Tudo isso são indícios de molecagem na escola.Será que a turma do Santos conseguirá localizar os infratores da escola?



A Turma do Santos é a história de uma grande aventura, protagonizada pelo Santos, personagem largamente conhecido da TV brasileira; que junto a uma galerinha de amigos estudantes, procura desvendar situações de bagunça e comportamentos inadequados de outros alunos, das escolas que pedem socorro.



Eles formam o destemido Esquadrão Mirim, que, quando acionado, prontamente se mobiliza para conhecer os problemas da escola em apuros. Santos, como comandante da turma, levanta todas as informações das dificuldades pelas quais o local está passando; contata seus ajudantes; distribui e delega atividades investigativas e traça e discute as estratégias de ação.

A aventura é agitada e cheia de enigmas para a garotada desvendar. Os suspeitos estão à solta e não podem desconfiar da investigação, por isso Santos, o mestre dos disfarces, usa toda sua criatividade para se infiltrar entre os suspeitos e não ser notado. O resto da turma tenta agir da mesma forma, inspirados pelo comandante do esquadrão.



Eles percorrem toda escola em busca de pistas; analisam vestígios e conversas estranhas, tentando montar o quebra-cabeça. Mas as molecagens ocorridas não são a única preocupação do pessoal: eles têm de dar conta de seus trabalhos escolares também.

É a maior correria e nem tudo deve ser o que aparenta; o óbvio nem sempre é o melhor caminho ou a verdadeira solução do problema. Ainda bem que a turma tem o Santos no comando da operação, e ele não vai medir esforços para alcançar a verdade, sem acusar inocentes.

Ao final, uma reviravolta surpreende a todos, graças à perspicácia do Santos. A turma percebe o valor e força da união, do trabalho em grupo, para que todos possam alcançar os objetivos.



A história é voltada ao público infanto-juvenil, com um enredo bem legal e totalmente adequado à faixa etária. A linguagem, às vezes é informal, dando leveza ao texto, mas em sua maior parte não é coloquial, primando por uma escrita bem correta.

Gostei da obra e recomendo para presentear à garotada.




Clique aqui e adicione A Turma do Santos no Skoob
Para adquirir: Editora Coerência


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pacote Literário ♥ 2016 - Todos os direitos reservados. Personalizado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo