21 de junho de 2017

[Entrevista] Valéria Martins

Olá, leitores!

No post de hoje, o Blog Pacote Literário traz uma entrevista especial com a autora parceira do blog Valéria Martins!


Vamos conhecer um pouquinho mais sobre ela?!



1 - Quem é Valéria Martins?

R: 
Venho trabalhando para des-cobrir Valéria Martins há muito tempo. Quando penso que a conheço, algo muda e vejo o quanto ainda está oculto, e que preciso trabalhar mais... 

2 - Quando e como começou a escrever?

R: 
Muito pequena tinha diários. Ainda os guardo e leio de vez em quando. É riquíssimo ter diários. Registram a sua evolução (na melhor das hipóteses), as suas transformações. Recomendo. Então, comecei a ler e fui fisgada. Queria contar histórias. Fazia quadrinhos, arremedos de contos, poesias... Não sei por que, isso se tornou uma fixação que perdura até hoje. 

3 - Tem algum autor que considere uma referência para o seu trabalho como escritora?

R: João Gilberto Noll, escritor gaúcho com quem tive o prazer e a honra de trabalhar como agente literária. Eu já o admirava antes disso e a vida nos aproximou naturalmente. Uma honra e uma dádiva poder estar perto dele, o quanto ele permitia, e aprender com ele. 

4 - Fale um pouco sobre "A matéria dos sonhos”

R: Em 2002 estive na Chapada Diamantina, Bahia, um dos lugares mais bonitos do mundo. Quis escrever uma história de amor que se passasse lá. Não é uma história de amor convencional, mas gosto muito dela. É a história da busca de uma mulher por conhecer a si mesma e pela felicidade.


resenha aqui


5 - Tem algum personagem favorito em algum de seus livros ou um com quem mais se identifique?

R: Eu me identifico um pouco com a Mariana, da Matéria dos sonhos. Quando adolescente, era gordinha. Sou filha única e fui um tanto mimada também. Mas a maior semelhança é que nós duas somos buscadoras.

6 - E quanto às características dos personagens, você se inspirou em alguém que conhece?

R: Não necessariamente.

7 - Qual o seu próximo projeto?

R: 
Estou burilando contos para um livro com título provisório Desassossego, a ser publicado pela editora 7Letras, do Rio de Janeiro. Os contos são tentativas de um fazer literário. É muito difícil para mim escrever literatura pois o jornalismo está impregnado na alma. Mas estou me esforçando e espero chegar a um bom resultado.


8 - Deixe um recadinho aos nossos leitores.

R: 
Quem ama escrever, deve ler bastante antes de pensar em publicar. Deve-se buscar referências de boa literatura de Língua Portuguesa: Eça de Queiros, Machado de Assis, Mia Couto, Clarice Lispector, Fernando Sabino e muitos outros. Para ser escritor é preciso, antes, ser bom leitor. De muitos e bons livros, quero dizer.





Valéria, o Blog Pacote Literário agradece pela concessão da entrevista, desejando-lhe muito sucesso! Admiramos o seu talento!!!


2 comentários:

  1. Puxa!... Que bacana! Uma emoção e uma honra esta entrevista. Muito obrigada, querida Karla!

    ResponderExcluir
  2. Puxa!... Que bacana! Uma emoção e uma honra esta entrevista. Muito obrigada, querida Karla!

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2016 - Todos os direitos reservados. Personalizado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo