10 de julho de 2017

[Homenageada do Mês] J. K. Rowling



Hoje é o dia da homenagem do mês do Pacote Literário. A homenageada de julho é J. K. Rowling, escritora e roteirista nascida em 31 de julho de 1965, em Yate, Gloucestershire, Reino Unido.

Seu nome completo é Joanne Rowling, tendo, além do pseudônimo já citado, o "Robert Galbraith", mais usado para seus livros de suspense.

Começou a escrever quando criança, em brincadeiras que fazia com sua irmã. Na adolescência, ganhou uma biografia de presente de uma tia  e, assim, passou a ler com frequência. Mais tarde, não tendo sido aceita na Universidade de Oxford, cursou  Bacharelado de Artes em Francês e Estudos Clássicos na Universidade de Exeter.

Em 1990, uma forte inspiração lhe surgiu em mente e começou a escrever os livros da série Harry Potter. Nos anos seguintes, perdeu a mãe, sua filha nasceu e ela se divorciou.

Em 1995 publicou o primeiro volume da série e, 5 meses depois, o livro já havia ganhado o seu primeiro prêmio. Com os livros subsequentes, estima-se que a série de livros, traduzida para mais de 65 idiomas, atingiu valor de 15 bilhões de dólares.

Além de uma das séries de maior repercussão mundial na história, J. K. Rowling escreveu alguns suspenses de muita importância, tais como "Morte Súbita" e "O Chamado do Cuco".

A autora é engajada nas causas sociais e políticas, sendo famosa por seus pensamentos de esquerda.

Vamos conhecer um pouquinho mais as obras da autora?



Harry Potter



Difícil ter alguém que não conheça o bruxinho Harry Potter!
Obra mais conhecida da autora, a série narra as aventuras do jovem Harry James Potter, que aos 11 anos descobre que é um bruxo ao ser convidado para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Horgwarts.
Mesmo a série sendo mais voltada ao público juvenil, HP conquistou vários fãs em todas as idades.
Temos ainda os filmes que fazem jus a obra e uma série de edições belíssimas que fazem parte do sonho de todo apaixonado pelo bruxinho.



Morte Súbita


Em Morte Súbita vamos conhecer um outro lado da autora, por isso não esperem nada parecido com Harry Potter.
Em um vilarejo do interior, um acontecimento levará os moradores a cometer as piores atrocidades movidos pela ambição.
Repleto de suspense, o livro trabalha com as mazelas humanas. Um pouco lento de início, mas depois pega um ritmo bom que prende o leitor.


O Chamado do Cuco


Sob o pseudônimo de Robert Gralbraith, J. K. nos surpreende com um suspense policial.
A história começa com a morte de uma modelo, Lula Laundry, que a princípio é tratada como suicídio, pois ela caiu da janela de seu apartamento e não há indício de outra pessoa no lugar da morte.
Em Chamado do Cuco vamos ter a estreia do nosso protagonista Cormoran Strike, um herói de Guerra que perdeu a perna nas batalhas, fazendo que ao se aposentar do exército inicia-se uma carreira de detetive particular.
Já temos mais dois livros com o detetive, O Bicho-da-Seda e Vocação para o Mal, que já estão na minha lista de leituras.
E ainda, Strike Series, a adaptação televisiva dos romances de Cormoran.











Um comentário:

  1. Adoro HP e amei a homenagem do blog! Parabéns por homenageá-la! Bjs!

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2016 - Todos os direitos reservados. Personalizado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo