3 de agosto de 2017

[Resenha] Quando é Inverno em Nosso Coração


QUANDO É INVERNO EM NOSSO CORAÇÃO
Autor: Américo Simões (pelo espírito Clara)
Editora: Petit
Ano: 2017
Páginas: 352

Livro cedido em parceria com a editora


SinopseClara e Amanda são irmãs que cresceram num lar europeu, do final do século 19, quando os casamentos ainda eram arranjados pelos pais. Clara é apaixonada por Raymond, o jardineiro da família. Por ser a filha mais velha, se vê obrigada a se casar com o rico Raphael. Porém, às vésperas de suas bodas é acometida por uma doença desconhecida que a deixa à beira da morte. Para não interromper o acordo entre as famílias, Amanda se casa no lugar da irmã. Mas a troca das noivas não é bem recebida por Raphael, já que havia se apaixonado por Clara. O rapaz não supera a decisão, alheia à sua vontade, e passa a desconfiar de que a doença repentina da jovem é puro fingimento para evitar o matrimônio. Essa paixão não correspondida e um segredo inviolável marcarão para sempre a vida da jovem Clara e de todos que a rodeiam.




Olá!

A resenha de hoje é de um livro bastante especial que eu gostei muito, Quando é Inverno em nosso Coração, da Editora Petit.


A história se passa na Europa, no final do século XIX, onde vamos conhecer as irmãs Clara e Amanda. Embora as duas sejam muito unidas, principalmente após a morte da mãe, são completamente diferentes entre si. Enquanto Amanda, a mais nova, é mais expansiva, Clara é bastante sentimental.


As irmãs vivem com o pai, que não voltou a se casar após a viuvez, no Recanto dos Pássaros, propriedade que sempre foi da família Bellmonte.

Raymond é o jardineiro da família e, abandonado pela mãe,  foi criado desde criança no Recanto junto com as irmãs. Clara e Raymond sempre foram apaixonados!

“Uma estação nos faz apreciar melhor a outra. Tal como o claro e o escuro, o amargo e o doce. Se não experimentarmos o oposto, não poderemos apreciar realmente as coisas. Creio que o equilíbrio do ser humano acontece quando ele aprende a lidar com os dois lados de tudo, quando aprende a viver as quatro estações dentro do seu coração.”

Mas, como naquela época os casamentos ainda eram arranjados pelos pais, Clara por ser a filha mais velha, se vê obrigada a casar com o rico Raphael. Um trato feito por seu pai antes mesmo do nascimento da filha.

As meninas entram em desespero, além do mais, Amanda está apaixonada por Raphael. Elas pedem ao pai que reconsidere sua decisão, mas de nada adianta, ele só consegue enxergar as vantagens que o casamento poderia trazer. Porém, às vésperas do casamento, Clara é acometida por uma doença desconhecida que a deixa à beira da morte. Não vendo outra saída e para não quebrar o trato, o pai faz com que Amanda se case com Raphael.

O rapaz, que a essa altura já está encantado por Clara, não aceita a decisão de bom grado e tudo piora quando, após o casamento, Clara se recupera da doença. Desconfiado de que tudo não tenha passado de uma armação para evitar o matrimônio e de que, ainda por cima, Clara é apaixonada pelo jardineiro, Raphael fica fora de si e comete um desatino que irá abalar a vida de todos dali pra frente.

“O tempo machuca, o tempo cicatriza, ensina, eleva, amplia, o tempo transforma... Sim, tudo se transforma, não há como fugir, nem se aprender na dor, na mágoa, no rancor e na ilusão material.”

Não poderia contar mais o que ocorre a partir dessa parte do livro para não acabar dando spoiller, mas posso dizer o quanto de ensinamentos aprendemos dentro da história.



Clara é uma alma muito digna, que é capaz de abdicar de sua própria felicidade para não acabar com a daqueles que tanto ama e o que é levar um segredo a vida toda para que mais vidas não sejam prejudicadas? Realmente é uma decisão bastante difícil e creio que precisamos estar em um grau um tanto elevado para chegar a isso.

Mas nem sempre foi assim para Clara e é exatamente essa questão que o livro nos revela, que todos nós carregamos na alma marcas do que fomos em vidas passadas e que, os que nos rodeiam também estiveram na mesma situação, sendo algoz ou vítima, e hoje é o momento de compreender, perdoar e a oportunidade de fazer diferente.

“Durante esse momento de reflexão, observe também as palavras que usa para expressar seus sentimentos e intenções. Cuidado com elas, pois elas também têm grande peso no seu amanhã e, consequentemente, na felicidade que tanto quer.”

Acompanhar a jornada de Clara e mesmo de Raphael foi muito compensador e gratificante. E o mais, poder ver que, seja como for, nunca é tarde e sempre é hora de recomeçar e ser feliz!

Quando é Inverno em nosso Coração é um livro lindo, emocionante e repleto de ensinamentos. E você não precisa ser espírita para se entregar à história, ela serve para todos nós.

Fiquei tão absorta aos acontecimentos e aos personagens que li o livro em dois dias e terminei com o coração aquecido de um sentimento muito bom.

A capa está maravilhosa!!! A diagramação perfeita e não encontrei nenhum erro durante a leitura. Aprecio muito as edições dessa Editora.

Se eu recomendo? Claro que sim, para todos!




Clique aqui e adicione Quando é inverno em nosso coração no Skoob



9 comentários:

  1. Oi Fernanda!
    Não leio muitos livros espíritas, mas sou bastante curiosa quanto a eles.
    Esse em especial me pareceu interessante, sobretudo com a estranha doença de Clara, que gostaria de descobrir o que é.
    Se tiver oportunidade, lerei.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Olá lindona,

    Esse livro chegou há pouco tempo aqui em casa e espero me apaixonar por esse enredo, já que me encantei por essa capa no dia que vi o marketing de lançamento.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem?

    Achei a capa muito bonita, mas ao saber que é um livro de época e ainda com essa questão do espiritismo não faz muito meu gênero literário... Mas sua resenha me despertou um interesse nesse livro e na jornada de Clara e Rafael... Talvez dê uma chance. Espero que eu goste :)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fernanda!
    O que Raphael fez??! Que curiosidade! :O
    Parecer ser um livro mesmo, tanto a capa quanto a história. Com certeza lerei quando puder ter o livro em mãos. Obrigada pela dica!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  5. Oiee, tudo bem? Adorei sua resenha e conhecer melhor esse livro, a premissa é ótima e só de ler aqui fiquei curiosa para saber o que acontece :D Parece mesmo ser uma leitura bem emocionante. Dica anotada!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá! Tudo bom?
    Fiquei encantada com sua resenha, eu estou louca para ler esse livro, com certeza faz meu gênero literário, gosto de romance principalmente os de época.
    Beijos, Joyce de Freitas

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Quando li a sinopse confesso que senti um dejavú com alguma história que já conheço, mas tudo bem, gosto de enredos assim. Não percebi que seria um livro espírita, porém gostei mesmo. Adoro histórias com reflexões, e essa parece ser cheia. Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Não conhecia a autora, mas gostei bastante da sua resenha!! Vou adicionar à minha lista de leituras! Obrigada pela dica
    Beijos

    a-lilianaraquel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oie! Tudo bem?

    Guria que capa mais linda é essa!? Nossa amei, gosto de livros desse tipo e com certeza esse despertou meu interesse, estou até lendo um neste momento do mesmo gênero e apos termina-lo irei atras desse com certeza!

    Bjss

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2016 - Todos os direitos reservados. Personalizado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo