11 de setembro de 2017

[Homenageado do Mês] Chimamanda Ngozi Adichie



Hoje é dia de homenagem no Blog Pacote Literário! Todo mês, escolhemos uma pessoa querida a quem prestamos a nossa singela homenagem e em setembro, mês em que nasceu essa autora maravilhosa, nada melhor do que falarmos um pouquinho sobre Chimamanda  Ngozi Adichie!

O Blog Pacote Literário tem um carinho enorme por essa importantíssima ativista que deixa o mundo "de boca aberta" com suas contribuições valiosíssimas!

Chimamanda nasceu em 15 de setembro de 1977, em Enugu, na Nigéria. Como seus pais trabalhavam na Universidade de Nsukka (ele, como professor de Estatística, ela, como administradora), nossa homenageada praticamente cresceu dentro da universidade.

Ela iniciou seus estudos acadêmicos em Medicina e Farmácia, ainda na Universidade da Nigéria. Aos 19 anos, quando se mudou para os Estados Unidos, estudou na Universidade da Filadélfia, na Universidade de Connecticut e, posteriormente, na Universidade Johns e fez mestrado de estudos africanos na Universidade de Yale.

A escritora, atualmente, vive entre Nigéria e Estados Unidos, sendo a primeira mulher a se tornar Chefe Administrativa da Universidade da Nigéria.

Seus premiadíssimos livros acordam os leitores para a necessidade de igualdade entre mulheres e homens e abordam diversas discussões de gênero.


Se trata de um maiores sucessos atuais do mundo literário e nós, do Pacote, consideramos mais que merecidas todas as homenagens a essa escritora sensacional!

Agora vamos conhecer um pouquinho mais sobre seu trabalho?




Hibisco Roxo


Hibisco Roxo nos conta a história de Kambili e sua família, eles moram na Nigéria. Seu pai por ser um grande capitalista, dono de um jornal e de uma fábrica, proporciona à família uma vida muito diferente da maioria da população.
Porém o pai de Kambili é bastante autoritário  e em nome de uma extremo fanatismo religioso ele acaba por destruir a vida de sua família.
O livro é muito emocionante e gera uma montanha de sentimentos no leitor.



Sejamos Todos Feministas



A obra é uma adaptação de um discurso feito pela autora e demonstra como é a situação social na Nigéria. Ela aponta que em seu país as mulheres ainda possuem uma vida repleta de privações devido a determinadas práticas culturais.
Apesar do tema denso, a linguagem é bastante simples e acessível e acima de tudo de extrema importância.



Americanah



O livro retrata a história de Ifemelu, permeando assuntos polêmicos que fazem parte de sua vida como uma imigrante negra nos Estados Unidos.
A narrativa é feita desde sua infância, sua adolescência e sua ida para os Estados Unidos.
De forma bastante simples, porém honesta e crua, a autora nos passa toda dificuldade passada pela personagem.


Para Educar Crianças Feministas




Em forma de cartas, o livro é um diálogo da autora consigo mesma e, de certa forma, com as mulheres de sua geração.
A obra não dita regras de comportamento, e sim sugere a uma autoanálise crítica e conscientização.



2 comentários:

  1. Autora maravilhosa, luta a favor das mulheres mais que legítima e importante! Parabéns ao blog por homenageá-la! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Quero ler todos! Ainda não li nada completo dela, mas me identifico com os fragmentos que já vi...

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2016 - Todos os direitos reservados. Personalizado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo