4 de setembro de 2017

[Resenha] A Estranha Mente de Seth


A ESTRANHA MENTE DE SETH
Autora: Alana Gabriela
Editora: Autografia
Ano: 2015
Páginas: 146

E-book cedido em parceria com a autora


Sinopse: Nos últimos tempos a parte central da Europa vinha sofrendo com constantes conflitos, assassinatos e atentados violentos contra autoridades do governo que se relacionavam aos Imperialistas Austríacos. Mas nada disso parecia satisfazer os membros da organização secreta Face Negra. Seth Rujanin, por exemplo, vinha buscando como objetivo de vida cometer um ultraje como realizou seu mártir, Bogdan Zerajic, antes de morrer.Em 1914 ele finalmente teve essa oportunidade e um conflito de proporções catastróficas foi deflagrado e a história da humanidade mudou para sempre com a chegada da Grande Guerra. A barbárie e a violência desse embate destruiu uma geração inteira de poetas, artistas, escritores, músicos, de inventores e atletas. Foram mais de 19 milhões de vidas ceifadas, entre soldados e civis. Homens, mulheres e crianças que viram suas vidas e famílias destruídas pelos horrores das bombas, tiros e gases tóxicos.Tudo isso foi resultado de uma série de fatores que colapsaram as estruturas políticas da época. Os tiros deflagrados por Seth Rujanin abalaram as estruturas da Europa e acenderam o pavio de uma bomba que estava prestes a explodir. Um homem foi capaz de causar tudo isso!O que se escondia por trás da mente de Seth Rujanin?Quais segredos, paranoias ou dilemas ele viveu até aquele momento?Neste livro você viaja entre as dúvidas, alucinações e a realidade de Seth Rujanin, entre o brilhantismo e a confusão de sua mente, entre os preceitos conformistas e revolucionários. Conheça a sombria e enigmática mente de Seth.




Olá, leitores!

Hoje a resenha é de um livro bastante especial da autora parceira Alana Gabriela.

Ela teve a inspiração para o livro ao estudar para a prova do ENEM e, como gosta muito de história, após minuciosa pesquisa sobre o assunto, nasceu A Estranha Mente de Seth.

O livro nos conta a história de Seth Rujanin, que aos 19 anos decide se mudar para Sarajevo para estudar e ter uma vida melhor que a dos pais.

Seth, embora aparente ser um garoto comum, possui uma visão bastante diferente de outros jovens de sua idade. Ele é um anarquista.



De volta à cidade de seus pais, que vive em constantes conflitos por conta do Império Austro-húngaro, Seth se sente perturbado e entra para um grupo radical contra o império – o Face Negra. Tal grupo segue os preceitos de um dos primeiros terroristas do século.

“Enxergo que a vida é um caminho que leva a uma angustiante bifurcação: uma trilha leva você a um passeio gélido, silencioso e inútil; a outra te leva à glória do levante e do nacionalismo.”

Assim, acompanhamos durante a leitura toda a trajetória de Seth, que, sem medo de qualquer conseqüência, expõe suas ideias e ideais a quem quer ouvir, até culminar no momento de um ataque ao governo.

Confesso que foi um pouco difícil acompanhar a história e entrar na mente de um terrorista, por mais que eu entendesse sua revolta diante das situações, é um pouco difícil aceitar as atitudes extremas. E o que deixa a trama mais forte ainda é que é baseada em fatos reais. Jovens que acreditam piamente que a violência pode levar aos seus ideais de liberdade e, até mesmo, morrer por esse ideal.


“Eu sou um camaleão e me encaixo perfeitamente em tudo. A necessidade da situação me deforma e me forma no que devo ser ou como devo estar.”


Esse é o terceiro livro que leio da Alana, e foi totalmente diferente dos outros, eu fiquei impressionada com sua maestria no desenvolvimento da história de Seth.

Como havia mencionado, a obra foi baseada em um fato real, mais precisamente na vida de Gabrilo Princip, um terrorista psicopata que assassinou o arquiduque da Áustria Francisco Ferdinando e sua mulher. Fato este que foi o estopim para o início da Primeira Grande Guerra.

É bastante claro todo trabalho de pesquisa da autora em cima da história, o que culminou em um livro extremamente intenso e inteligente. Altamente recomendável para todos curiosos pela história.


“A benevolência é apenas encontrada na força do gesto. Nas trocas sensatas e no desvelo velado.”


Cada capítulo se inicia por uma canção escrita pelo próprio Seth, o que achei interessante, pois já correspondia aos acontecimentos que seriam narrados a seguir.

Eu li em formato digital e no quesito revisão não encontrei nenhum erro. Perfeito!


Clique aqui e adicione A Estranha Mente de Seth no Skoob



9 comentários:

  1. Adoro livros que envolvem história! Adorei a premissa e quero ler. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. estranhamente a estranha mente !!! deve ser fino!!! gostei do camaleão!! mas o ser humano se adapta em situações infinitamente mais extremas que o camaleão!! fiquei curioso!! parabéns pelas resenhas!!

    ResponderExcluir
  3. Heiii, tudo bem?
    Nossa, nem sabia nada sobre esse livro e ja quero ler.
    Ainda nao li nada com terroristas no enredo e fiquei curiosa pra saber mais de Seth e do seu desfecho.
    Adorei a dica de A Estranha Mente de Seth, só da capa que nao gostei mto.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Sempre fico feliz vendo livros brasileiros sendo publicados e resenhados.

    A história parece realmente ser interessante, principalmente envolvendo temas de rebeldia, anarquismo e nacionalismo.

    Parabéns pelo texto.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Livro bem diferente! Curioso!
    Legal ela ter tido a ideia após estudos para o ENEM!
    Fiquei curiosa com o final dessa história.
    Dica mais que anotada!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Fernanda!
    Adorei conhecer o livro. Gosto muito de filmes que confundem a cabeça do espectador, mas nunca li um livro nesse estilo. também deve ser bem legal ver o ponto de vista de uma pessoa diferente, que no caso é a favor do anarquismo e entender como ele pensa.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  7. oie!
    Nossa, eu não sabia que a história seria assim,com certeza, não deve ser fácil conhecer os pensamentos de um terrorista.
    Achei bem interessante essa trama, fiquei curiosa para conferir.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Não conhecia o livro e a premissa é bem diferente, fico feliz em conhecer mais livros nacionais com temas ótimos e que deixam ali, louco para saber o final.

    beijos!
    https://blogdatahis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Parece ser uma história bem interessante e sobre um ponto de vista que não é tão comum. Vou anotar a dica!

    Bjos

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2016 - Todos os direitos reservados. Personalizado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo