11 de outubro de 2017

[Resenha] O verso sou eu

O VERSO SOU EU
Autor: Ronaldo Henrique Barbosa Junior
Editora: FuturArte Poesia
Ano: 2016
Páginas: 202

Livro cedido em parceria com a Oasys Cultural


Sinopse: Reunindo 60 textos do jovem carioca Ronaldo Junior, O verso sou eu surgiu com o intuito de externar cada texto que de seu autor, é um fragmento da alma. Retratando suas visões poéticas e estilísticas com o passar dos anos, a antologia de sentimentos é um conjunto de poemas que marcam aquele que os lê, sendo o leitor convidado a não apenas ler as palavras, mas suas entrelinhas repletas de emoções deixando surpreender-se a cada reflexão, libertando a alma com a naturalidade do voar de um pássaro, num leve enlevo sentimental.Assim, a arte se revela em nuances de vocábulos que ostentam, em sua essência, um olhar para a vida tomado de fascinação.



Nesse livro super gostoso de ler, Ronaldo passa sentimento, entre textos e poesias das mais variadas formas.

A escrita, a tristeza, o coração do poeta, a beleza, o trabalho, as saudades, o retorno para a terra querida, e, é claro, o amor, em todas as suas maneiras de se manifestar!


"Ele era o típico poeta.Mas tristeza quase nunca sentia,Pois a solidão ele havia escolhido
Para ser acompanhado pela poesia."


Com palavras simples e outras mais rebuscadas, o autor utiliza sempre a linguagem poética. 



E, em meio a tantos temas, ele ainda dedica um pequeno espaço para homenagear outros poetas, o que eu simplesmente adorei!!!


"Fazer arte é gerar vida. Escrever, portanto, é pintar emoções em cada palavra, fragmentar a alma e distribuir minuciosamente cada sensação em tinta, grafando sensações num papel, de modo que as palavras sejam a mais realista imagem do artista, que comumente denominam poeta."


O que achei mais lindo no livro foi que, em alguns poemas, a escrita é na forma do tema sobre o qual ele escreve. 



A parte gráfica está super interessante, sobretudo nos poemas que têm forma, como demonstrei acima. As páginas são brancas, mas a fonte é confortável à leitura.


"Afinal, jornalista é artista da rotina,É redator da vida munido da capacidadeDe apreender dela a beleza que encarnaEm cada fremente acontecimento da cidade."


A capa é bem bonita e remete aos "vôos" que a imaginação certamente vai alçar durante a leitura.

"A baía,que até então'até logo' me diziaao passear fora do Rio,hoje me abraçaa cada chegadaque logo anunciauma longa partida."

Adorei muitas das poesias, mas "Melodia da paz", "Poema Nascituro", "Ao poeta do trem" e "O pássaro azul" foram os que mais me tocaram, os reli diversas vezes e fiquei realmente encantada!




Adorei o livro e as reflexões que ele me provocou e recomendo a quem curte obras com linguagem poética.

Clique aqui e adicione O verso sou eu no Skoob


7 comentários:

  1. Olá.

    Esse livro parece ser incrível, uma pena que eu não curta livros de poemas. Amei a diagramação e a capa que remete aos vôos da nossa imaginação. Fico feliz que você tenha gostado e espero que outros possam ler e gostar também!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Karla,
    Infelizmente esse é o tipo de livro que realmente não gosto, pois não sou fã de poesias e isso que já tentei. Mas é uma boa dica para quem gosta do gênero.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adoro livros de poesia, e amei a diagramçao desse, preciso dele rssrs.
    Sua resenha ficou ótima.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que criativo e que bonita a proposta do livro! Também gosto dos temas. Sentimentos me ganham fácil. rs Não conhecia o livro ou o autor, mas já desejo sucesso!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi linda,

    Eu sou apaixonada por poesia e gosto de livros com marcas da contemporaneidade, como o uso do construtivismo de versos em forma de alguma figura.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Karla
    Fiquei bem curiosa para ler este livro!
    Gosto muito das indicações da Oasys e este parece ótimo também.
    Adorei as fotos.
    Adoro livros com diagramação diferente!
    Dica anotada
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Acho incrível esse tipo de poesia, visualmente falando, mas não consigo ter a suavidade no coração de compreender esse tipo de obra.
    O que eu acho uma vergonha para mim.
    Adorei a dica e sua resenha e espero um dia ler...


    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2016 - Todos os direitos reservados. Personalizado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo