17 de janeiro de 2018

[Resenha] Cosmos


COSMOS
Autor: Carl Sagan
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2017
Páginas: 487

Livro cedido em parceria com a editora


SinopseEscrito por um dos maiores divulgadores de ciência do século XX, Cosmos retraça 14 bilhões de anos de evolução cósmica, explorando tópicos como a origem da vida, o cérebro humano, hieróglifos egípcios, missões espaciais, a morte do sol, a evolução das galáxias e as forças e indivíduos que ajudaram a moldar a ciência moderna. Numa prosa transparente, Carl Sagan revela os segredos do planeta azul habitado por uma forma de vida que apenas começa a descobrir sua própria identidade e a se aventurar no vasto oceano do espaço sideral. Aqui, o tratamento dos temas científicos está sempre imbricado com outros campos de estudo tradicionais, como história, antropologia, arte e filosofia. Publicado pela primeira vez em 1980, Cosmos reúne alguns dos conhecimentos mais avançados da época sobre a natureza, a vida e o Universo — e se mantém até hoje como uma das mais importantes obras de divulgação científica da história. Embora diversas descobertas fascinantes tenham ocorrido nos últimos quarenta anos, o tema central deste livro nunca estará desatualizado: nosso fascínio pelo conhecimento e a prática da ciência como atividade cultural.




Carl Sagan (1934-1996) foi um astrofísico pioneiro na empreitada de divulgar as mais diversas informações científicas para um amplo público. Através da roteirização de uma série TV em 13 episódios, e também de um livro no mesmo formato, o cientista pôde, e ainda assim o faz, difundir amplamente conceitos, constatações e hipóteses sobre a criação do universo, seu desenvolvimento e como funciona hoje.



Foi grande minha satisfação por receber um exemplar dessa inestimável obra, pela Companhia das Letras, e acredito que todos aqueles que têm em si uma grande curiosidade sobre a ciência e a vida ficarão fascinados com os textos desse livro.

Não é sobre uma ciência puramente racional de que o autor trata, levando-se em conta até mesmo um pensamento de dedução religiosa em consideração. Carl Sagan enxerga valores em todas as formas de pensamento, já que tudo exige observação e dedução.

Sua viagem parte das reflexões sobre a origem de tudo, e logo de cara ele coloca em cheque todo comportamento preconceituoso e discriminatório, ao deixar bem claro que somos feitos da mesma matéria: gelo e poeira. Tudo que há nesse imenso e inexplorado universo, provém dessa mesma combinação, que sob influências diversas evolui de maneiras diferentes.

Às vezes chega a ser assustador os fatos que nos são apresentados, como, por exemplo, o modo como Eratóstenes, 200 a.C foi capaz de medir a circunferência da Terra. Tudo é tão antigo, mas tão novo para nossas mentes carentes das obras dos grandes pensadores científicos. Eles tinham pouquíssimas ferramentas, mas se superavam pela vontade de descobrir sempre um pouco mais sobre nossa casa, o chão em que pisamos e o céu que nos cobre.

Carl Sagan discorre sobre as teorias, a vida desses notáveis cientistas e o desenvolvimento dos sistemas e métodos. Os erros e acertos fazem parte da caminhada e constroem a história da humanidade; tudo que temos hoje, mesmo quando não fazemos a mínima ideia de como surgiu, custou a curiosidade e o trabalho de cada um desses notáveis.




A primeira edição de Cosmos foi publicada em 1980, e desde então alguns conceitos mudaram. Mas essa nova edição tratou de revisar as mais relevantes alterações através de notas. Há que dizer que a essência de tudo continua a mesma, por isso a obra permanece indispensável a todos que querem enxergar além, pois nos ensina a observar mais todos os elementos ao nosso redor.

Nosso universo é maravilhoso, e compreendê-lo pode nos permitir preservá-lo. Mas do que nunca, em tempos de mazelas ambientais e sociais, é fundamental ampliar os nossos horizontes, e a ciência pode sim romper barreiras comportamentais danosas à sociedade.



Não há como não recomendar esta obra! Leia e releia, sempre que possível for; este livro pode mudar suas concepções, pois deixa bem claro que a evolução demanda uma mente aberta e o trabalho árduo. E a recompensa do conhecimento não tem preço.





Um comentário:

  1. Oi meninas! Que bacana esse livro! Adorei a capa e, pelo visto, também gostarei do assunto! Vou ler com certeza. Bjs

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.