30 de janeiro de 2016

[Resenha] - Minha Metade Silenciosa




Autor: Andrew Smith
Editora: Gutenberg
Ano: 2014
Páginas: 304

Comecei lendo “Minha Metade Silenciosa” com o pensamento de que se tratava apenas de uma história de adolescentes, mas estava errada.
Realmente as primeiras páginas são um pouco cansativas, mas logo o autor muda o ritmo e começa a nos envolver.
Stark ou somente Palito, tem 14 anos e uma vida conturbada. O garoto sofre bullying devido a uma deficiência (falta de uma orelha) e, além disso, vive em um lar violento e opressivo.
Bosten, seu irmão, um adolescente rebelde, é a pessoa de quem Palito mais gosta no mundo. Os dois são muito amigos e tentam juntos superar a violência do pai. Bosten é super protetor com irmão. Com isso, o maior medo de Palito é ficar sem ele.
Até que um evento dramático com o pai leva Bosten a fugir de casa. Isso faz com que Palito tenha um amadurecimento muito forte em sua busca pelo irmão. Essa parte do livro é um pouco rápida e, pelos acontecimentos, acho que merecia uma abordagem maior. No entanto, não tira o brilho da história.

O livro é narrado em primeira pessoa e o autor de forma espetacular consegue passar para o leitor a deficiência auditiva de Palito. É como se você sentisse toda a limitação, os silêncios, é impossível de não se envolver totalmente com o personagem.
Interessante e com temas fortes, como bullying, violência doméstica, abusos entre outros, a história de Palito é transmitida de forma poética, e traz um enredo cheio de tristezas e, ao mesmo tempo, cheio de amor e amizade.


"Ela aprisionou meu coração dentro da minha cabeça. Tudo estava mudando. Tudo, menos aquela metade silenciosa da minha cabeça".



11 comentários:

  1. Amei ler esse livro, o autor envolve o leitor e cria uma empatia gostosa com o protagonista.

    ResponderExcluir
  2. Oieeee
    Tudo bom?
    Não conhecia esse livro, mas gosto da temática dele, ainda mais que envolve temas tão atuais como builling e violencia doméstica.
    Quero saber o que houve com o irmão de palito para fugir e deixa- lo sozinho e como foi esse amadurecimento dele.
    Otima resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Hello!
    Nossa, adorei a premissa do livro. Parece interessante. Principalmente porque é narrado em primeira pessoa e eu adoro!
    E que capa linda é essa? Adorei.
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fernanda.
    Esse livro está na minha estante há meses. Sempre fico postergando a leitura, mas não sei por que. Provavelmente vou adorar. Já dei uma folheada e gostei do modo como o Andrew narra a história. Vou ver se consigo incluí-lo na minha pilha de leitura das próximas semanas.

    Beijo,
    João Victor - De cabeça para baixo | All pop stuff

    ResponderExcluir
  5. Tenho muita vontade de ler esse livro e já ensaiei milhares de vezes de comprá-lo, mas nunca deu certo. A maioria comenta super bem e tenho certeza que quando ler também vou gostar, sinto isso.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  6. Não entendi.
    A história parece ser tão boa e parece que vc curtiu tanto, mas porque só 3 estrelas?
    Eu amei a premissa, acho que livros com tema bullying sempre chama minha atenção e personagens que vivem em lares conturbados também me atrai muito.
    Eu já li algumas resenhas do livro e a maioria diz que realmente o inicio é lento, mas depois a história evolui.
    Amei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie
      Minha nota foi 3 devido ao começo lento e algumas partes que achei que poderia ter tido uma abordagem maior. Mas só por isso mesmo, o livro é muito bom.

      Excluir
  7. Interessantíssimo este livro!!! Adorei a resenha e fiquei com muita vontade de ler até o final! Será que encontro em e-book!]

    Um super bj
    Keyla Vilela - Blog Leituraterapia (http://blogleituraterapia.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu tô querendo faz tempo ler Minha Metade Silenciosa, onde gosto de livros com temas mais densas e espero poder fazer a leitura em breve.
    Que bom que a narrativa melhorou e sua resenha está ótima.
    Acho a capa desse livro linda.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  9. Oi,

    Gosto muito de ler livros que focam o bulling. Acho que eles nos ensinam muito. Não conhecia este livro e o autor e gostei muito da sua resenha.

    Beijos
    Jucimara Pauda
    http://jusemfrescura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.