4 de março de 2016

[Resenha] - Para Sempre Alice



Autora: Lisa Genova
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2009
Páginas: 283


O livro nos conta a história de Alice, uma professora universitária casada, com filhos adultos, que leva uma vida bem estruturada nos Estados Unidos, viaja algumas vezes para dar palestras e está sempre disposta a fazer um pouco de corrida como atividade física para distrair a cabeça.

Até que, com 50 anos, é acometida de uma doença que lhe faz esquecer tudo.

O diagnóstico cai como uma bomba em sua vida e ela passa a ter medo de pensar em como será o futuro.

De coisas bobas, como alguma palavra ou onde deixou o celular, Alice começa a esquecer coisas muito mais sérias, como o caminho para casa, uma receita que sempre faz e o nome de pessoas importantes para ela.



O sofrimento de Alice parte o coração do leitor e nos transporta para essa vida de péssimas previsões, de caminhos tortuosos, de falta de esperança em uma possível melhora e de medicamentos que não estão dando conta do recado.

O que eu pude sentir foi que, a partir de algum momento, em alguns de seus lapsos característicos da doença, Alice se perde dentro dela e parece ter outra pessoa dentro de si.

A autora teve muita habilidade em nos fazer compreender o universo de uma pessoa que tem a doença, mesmo que a narração seja em terceira pessoa. 

Sua sensibilidade em colocar os personagens para tomar grandes decisões (e tudo o que têm que abdicar ao decidir uma coisa ou outra) nos faz ver que apenas o amor é capaz de superar tribulações dessa vida! E que nem sempre as pessoas que mais amamos ou acreditamos serem capazes de tudo por nós conseguem lidar da melhor forma com uma doença tão implacável.

Um drama de tirar o chapéu! Leitura mais que recomendada!



Filme:

O filme, de 2014, é lindo e não contempla pouquíssimos detalhes que constam no livro, sem atrapalhar em nada a compreensão da história.

Julianne Moore, em  uma atuação perfeita, interpretou Alice e ganhou mais de 30 prêmios por sua atuação no filme, incluindo o mais cobiçado do mundo: o Oscar de melhor atriz!

O filme nos emociona pelos pequenos detalhes, fazendo-nos compreender ainda mais a gravidade do caso de Alice.

Com certeza, um dos melhores dramas que já assisti!

Preparem os lenços!

Trailer:





29 comentários:

  1. Quero muito ler esse livro, tenho que parar de procrastinar kkk
    amei a resenha <3

    ❥Blog:Gordices Literárias

    ResponderExcluir
  2. Esse é um livro que está na minha lista de leitura há tempos!
    Adorei sua resenha. É incrível quando conseguir sentir e entender o universo de uma pessoa através somente se palavras.

    Ainda não vi o filme, espero lê-lo. Já me emocionei vendo o trailer, imagina lendo o livro ou vendo o filme. Vou chorar horrores.

    Erica Regina
    parado-na-estante.blogspot.com.br
    facebook.com/paradonaestante

    ResponderExcluir
  3. ai o livro eu nunca li, mas o filme eu já vi, e me arrancou lagrimas por mais que eu tentasse segurar, rsrs. A atuação de Julianne e perfeita, eu simplesmente amo essa atriz, trabalha maravilhosamente bem, parabéns pela resenha está otima.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Li esse no ano passado e simplesmente me apaixonei, que história bonita, sensível, amei o jeito que a autora foi mostrando a personagem se afundando cada vez mais dentro de si mesma, é um livro maravilhoso.
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Li essa obra no mês passado e amei tb. O filme é igualmente lindo, mas a obra, como sempre, é mais profunda.
    Uma leitura rápida e densa. Adorei cada pagina. Deu até vontade de reler kkkkk

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  6. Eu não tive coragem de ver o filme, após ter lido o livro. É simplesmente pesado demais para mim reviver tudo o que senti ao ler a obra. Simplesmente perfeito! A autora soube falar sobre a doença de forma bastante compreensível. As outras obras dela também são muitíssimo boas.

    ResponderExcluir
  7. Ótima resenha! Sem dúvidas nos permite entender a dimensão da abordagem sobre essa doença, cada vez mais presente na sociedade. Livro indispensável para apurar nossa percepção sobre o sofrimento das pessoas que passam por esse problema. Parabéns pela resenha e por levantar esta discussão.

    ResponderExcluir
  8. Oi Karla.

    Concordo com você em dizer que o filme é lindo. Mas ainda não adquiri o livro e quero muito por causa do filme. Sua resenha desperta uma vontade ainda maior para adquirir o exemplar e vou dar prioridade para comprar ele ainda este ano.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oieee! Acabei de comentar uma crítica sobre o filme e seu post tem tudo a ver com o que falei. Eu geralmente leio o livro antes de ver o filme. Não tenho dúvidas de que ambos são emocionantes, mas consigo captar melhor os sentimentos dos personagens através da escrita e com isso o filme acaba fluindo melhor. Com certeza vou ler e assistir ara sempre Alice! Bjosss

    http://www.porredelivros.blogspot.Com.br

    ResponderExcluir
  10. Oieee! Acabei de comentar uma crítica sobre o filme e seu post tem tudo a ver com o que falei. Eu geralmente leio o livro antes de ver o filme. Não tenho dúvidas de que ambos são emocionantes, mas consigo captar melhor os sentimentos dos personagens através da escrita e com isso o filme acaba fluindo melhor. Com certeza vou ler e assistir ara sempre Alice! Bjosss

    http://www.porredelivros.blogspot.Com.br

    ResponderExcluir
  11. Oie. Olha eu aqui hehehheehhe
    Amei de verdade a resenha. Adoro livros que abordam temas assim, e bom! nunca li um livro que falasse dessa doença tão triste, deve ser horrivel não reconhecer pessoas amadas, ir perdendo memórias ao longo do tempo, eu sofreria com a Alice.
    Comprei o livro ano passado e ainda não li, e nem vi o filme, pois pretendo ler o livro primeiro. Espero gostar da história tanto quanto você.

    Beijos

    By: Taty Salazar

    http://colecoes-literarias.blogspot.com/2016/03/dica-de-filme-uma-cancao-para-ela-song.html

    ResponderExcluir
  12. Este é um dos meus livros favoritos da vida!!! Li ele ainda com a capa antiga e nem acredito que comprei por só 9,90 no submarino, muito barato para um livro com esta amplitude. O filme assisti ano passado, e assim como você, também achei bem próximo da trama original, ficou bem perfeito levando em consideração que é uma adaptação.

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ainda não consegui ler ou assistir ao filme, mas me interesso muito por essa história. Conheço uma pessoa que tem essa doença e é realmente muito difícil. Tendo uma vida acadêmica ativa, como a personagem, o drama deve ser ainda maior.

    Bjs,

    http://www.tamiresdecarvalho.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi, já conhecia o livro de capa, mas nunca tinha lido nada sobre ele pois a capa não me chamou a atenção, fico feliz que tenha gostado, mas não sei se eu o leria.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Esse livro está na minha lista há meses! Ainda não tive a oportunidade de ler, mas me encantei com a história dela. Tive um parente na minha família que padeceu dessa doença, então quero ler pra poder entender o que se passa na mente da Alice.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Vi o filme com a minha esposa e ela morreu de chorar, imagino que o livro deva ser mais completo, como sempre. Mesmo assim já achei o filme conseguiu traduzir bem a angústia da protagonista. Vou dar uma olhada no livro depois para ver como foi a adaptação do roteiro.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  17. Oii!

    EU ainda nãoli ao livro, mas concordo contigo! o filme é lindo e eu chorei! Achei ótimo retratarem uma doença que hoje não é tão bem divulgada ou alertada a população. A atriz foi fabulosa! Só tenho elogios <3

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Que história mais linda e emocionante! Já li livros com perda de memória, mas não que iniciar com a doença mesmo, acho que é pior ainda, aos poucos ir esquecendo e acho que nesse meio tempo saber que está esquecendo, né? Ainda não conferi obra nem filma, mas quero muito. Que bom saber que o filme está bem fiel ao livro, assim que fizer a leitura foi conferir ele.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Karla.
    Conheci o livro há uns 4 anos atrás com essa linda capa branca e a borboleta azul, mas incrivelmente eu não achava para comprar em lugar nenhum! Desde então ele entrou na minha lista de desejados. Você imagina então, a minha felicidade quando soube que ia sair filme! Primeiro porque iria poder assistir ao filme que prometia ser maravilhoso, e segundo porque sabia que iriam com certeza lançar uma nova edição do livro.
    Eu ainda não comprei, mas pretendo fazer em breve. Quanto ao filme, eu gostei muito. É muito tocante e de grande sensibilidade. Juliane Moore mereceu o Oscar
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá! Ainda não li o livro e nem vi o filme, mas confesso que fiquei super curiosa, ainda mais depois de ver que ela ganhou muiots prêmios com a atuação e também, claro, quero conhecer a trama de perto

    Beijos da Fê
    As Catarina´s / Fanpage / Instagram

    ResponderExcluir
  21. Adorei a sua resenha. Li Para Sempre Alice a pouco tempo e fiquei bastante emocionada e quando assisti ao filme quase me desidrato de chorar. Um história pungente e que está presente hoje em tantas famílias que sofrem com o despreparo e falta de informação. Um grande beijo!
    www.lostgirlygirl.com

    ResponderExcluir
  22. Adorei esse livro, também chorei ao ler e não sabia que tinham feito filme dele. Vou procurar para assistir.

    ResponderExcluir
  23. Oi Karla!
    Morro de vontade de ler esse livro! Alzheimer é uma doença muito difícil e eu tenho muita curiosidade pra saber como a autora retratou isso (que pelo jeito foi muito bem né). Quero ver o filme também, mas queria ler o livro primeiro.
    beijos

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bem? Por mais que eu adorei a atuação de Juliane Moore acabei que nunca vi ao filme. São tantos elogios mas sempre quero ler o livro primeiro. Por algum motivo eu poderia jurar que ele era narrado em primeira pessoa e por isso eu tinha uma curiosidade extrema em relação a ele, tentar ver mais ou menos como é direto na ~cabeça de quem sofre da doença e tudo mais. De qualquer forma parece ser um ótimo livro que eu pretendo ler em algum momento.

    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  25. Fiquei comovida com a história ao ler a resenha, gosto desses dramas reais e que mexem com o leitor de uma forma tão intensa. Não sabia que havia um filme também e bom saber que ele é tão bom quanto o livro, mas vou confessar a obra me interessou mais, afinal, com certeza deve ser mais rica em detalhes. A situação de Alice é algo triste, imagino o quanto ela deve te sofrido ao esquecer das coisa e principalmente de pessoas que ama, sem dúvidas é um livro para sair da zona do conforto e se emocionar!

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  26. Hey! Nossa, realmente não conhecia o filme tão pouco o livro. Como estou alheia rsrs.
    Amei a premissa, me parece ser o tipo de história ao qual derramamos muitas lágrimas. Senti muita vontade em ver o filme, acho que vou inverter as coisas, geralmente prefiro ler o livro antes rs.
    Beeijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas o filme é simplesmente encantador. Chorei muito quando assisti. Claro que o livro já foi parar na minha interminável lista, né! Muito boa a sua resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  28. Nossa!!!!

    Só o trailer já arrepia!

    que situação complicada!!!! nem consigo pensar! amei a tua resenha e vou anotar a dica. Parece realmente que vale a pena!!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  29. Olá, tudo bem?

    Eu comprei o livro na Black Friday por 5 reais! Minha mãe leu e amou! Eu tenho muita vontade de ler esse livro! Também quero muito assistir o filme!
    Não vejo a hora. Parece ser mesmo triste e emocionante.

    Beijos e até!

    dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.