22 de julho de 2016

[Resenha] 20 e Poucos Anos





Autora: Linda Papadopoulos
Editora: Gente
Ano: 2015
Páginas: 256

Livro cedido em parceiro com a Editora


O blog recebeu esse livro como presente de boas vindas da editora e eu confesso que, no início, não tinha pretensão alguma com relação a ele, mas foi só iniciar a leitura para entender o conteúdo super valioso que havia ali.

A autora descreve muito bem a maneira de pensar e de agir da jovem mulher, bem como os problemas enfrentados desde a adolescência com relação a auto estima, cobranças sociais, obrigações que nós, mulheres, tomamos para nós e como tudo isso interfere em nossas carreiras e em nossas vidas pessoais.


"Vivemos em um mundo que nos inunda com expectativas com relação a tudo - desde quanto devemos pesar e o que devemos vestir até com que frequência devemos ter relações sexuais e quanto dinheiro devemos ganhar."


De maneira muito clara e objetiva, Linda explica com maestria o modo como as decisões pessoais das mulheres interferem (de maneira direta e indireta) em sua carreira profissional e, ainda, identifica vários pontos de preocupação da mulher que não se aplicam (ou, pelo menos, não da mesma forma) à vida e à carreira do homem.



"O resultado é que estamos, inconscientemente, aceitando noções idealizadas de beleza e perfeição, enquanto, conscientemente, procuramos reproduzi-las, na maioria dos casos sem sucesso, por isso estamos sempre nos sentindo 'menos'."



Linda trata de assuntos muito polêmicos, tais como bullying, assédio e machismo, com muita maestria. Temos também alguns trechos em que a autora retrata dificuldades picas de todas as mulheres, tais como se deixar em segundo plano e tratar outras pessoas como prioridades, não dizer 'não' em determinadas situações em que deveria, investir em sua carreira e abrir mão de sua vida pessoal. Tudo isso de forma leve e natural, de forma que eu consegui me identificar em diversas passagens.




A linguagem utilizada pela autora, apesar de um pouco técnica, é perfeitamente compreensível por qualquer leitor. Em algumas páginas, temos depoimentos de algumas mulheres de 20 e poucos anos que, em seguida, são comentados, sempre dentro da temática proposta em casa parte do livro.

O título do livro é '20 e poucos anos', mas achei a leitura recomendável também a mulheres mais velhas, pois as questões retratadas no livro afligem mulheres de todas as idades.



"Já vivemos em uma sociedade que valoriza o corpo em detrimento da mente e, se não contestarmos essa ideia, então chegaremos a um ponto em que nosso corpo vai definir nossa identidade, em vez de ser apenas uma parte dela."



Quanto à edição, posso dizer que está ótima, pois não encontrei qualquer erro. As páginas têm um tom bege claro, que facilita a leitura. Como podem ver, a capa do livro tem uma cor bem chamativa, que penso ter tudo a ver com a mulher. As notas explicativas foram deixadas para o final, o que pode incomodar a algum leitor.

Por fim, não posso deixar de citar que a autora propõe diversas mudanças com relação aos sentimentos e comportamentos que nos fazem permanecer nesse ciclo de preocupação com a sociedade e com os outros e, ao mesmo tempo, diminuir a importância que damos a nós mesmas.

Posso dizer que o livro foi uma grata surpresa e pude extrair dele diversas lições para a vida!





Clique aqui e adicione 20 e Poucos Anos no Skoob



11 comentários:

  1. Olá,
    Não conhecia o livro, mas me interessei bastante com a sua resenha. Eu acho bem interessante estes livros que nos surpreendem.
    Já coloquei na minha lista de desejados.
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Gostei da sua resenha, eu não dava muito por esse livro, só pela sinopse. Mas me. Animei a lê - lo. Tb recebi esse pela parceria.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Gostei da sua resenha, bem clara e objetiva. Confesso que o livro não me chamou muito a atenção não, mas a capa é bem bonita.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oiii Karla, como vai?
    Menina que presentão hein de boas vindas, realmente me apaixonei pela obra e adoraria ler também, estou nessa idade e confesso que tenho alguns momentos no qual acontecem na obra, de certa maneira me identifiquei bastante. Parabéns pela resenha, anotei a dica.
    Beijinhos <3

    ResponderExcluir
  5. Olá amoreca,
    Que blog “fofo”, parabéns!!!
    Já adorei o livro, só de ver que se trata de uma história sobre “imposições da sociedade” em relação à mulher, além disso, a capa é uma graça.
    Ansiosa pra ler rs!

    Beijokas!!!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu já conhecia o livro mas ainda não o li e nem havia lido nenhuma resenha sobre ele. Gostei de ver suas impressões sobre a obra e de saber que apresenta temas tão importantes. PArece ser uma leitura muito interessante e fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  7. Oie Karla, tudo bem? Todas as resenhas que li até agora sobre esse livro foram bem positivas, e a sua ficou ótima! Apesar de não fazer parte do público alvo acho que leria sim, principalmente pelos assuntos que a autora borda e que você citou, entre eles o machismo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi

    Que livro legal, achei muito interessante, e parece ser uma leitura leve né? Eu achei...

    Sua resenha está ótima! me deu vontade de ler o livro.

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi

    Que livro legal, achei muito interessante, e parece ser uma leitura leve né? Eu achei...

    Sua resenha está ótima! me deu vontade de ler o livro.

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Ola Karla lindona gostei da premissa do livro, e realmente nossas decisões refletem tanto em nossas vidas, não conhecia o livro mas já fica anotada a super dica. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Ganhei esse livro da editora tmb, já li e não gostei muito.
    é que não gosto mesmo desse tipo de leitura..
    adorei sua resenha mesmo assim, me fez rever uns topicos do livro.
    bjs

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.