13 de agosto de 2016

[Entrevista] Francine S. C. Camargo

Olá!!

Hoje é dia de entrevista no blog! E a entrevistada é nossa autora parceira Francine S. C. Camargo, autora de "Mãos Livres"!, cuja resenha já foi publicada aqui no blog.

Vamos conhecer um pouquinho da Francine?



1. Que é Francine S. C. Camargo?

Sou uma menina já crescida, com alma aérea e sonhos idosos. Ainda não aprendi a ser quem eu sou, mas trabalho nisso a cada segundo. Quando me decepciono, recrio, reinvento a mim mesma. Talvez hora ou outra eu acerte, talvez seja assim, algo assim sem certeza.



2. Você lembra quando e como surgiu a sua vocação para a escrita?

A caneta insiste em estar presente em minhas mãos desde que aprendi a escrever. É minha companhia antiga, pois além de ler desde menina, gostava de criar minhas próprias histórias, peças de teatro na escola, dissertações e devaneios em agendas e diários.



3. Como é o seu processo criativo?

Geralmente passo um tempo com as ideias na cabeça, às vezes dias, esboço mentalmente o tema, o início, o que quero desenvolver,  o que quero transmitir e, quando possível, sento e descarrego (ultimamente no computador, mas confesso que adoro rascunhar com papel e caneta). Porém, também grande parte das vezes, esse disparo de palavras é meio súbito e de repente tornar-se absolutamente explosivo no papel (às vezes uso o gravador); regurgito o que está surgindo e depois organizo as imagens.
Quanto aos assuntos... não há fronteiras...



4. Qual foi o momento que mais te marcou na carreira de escritora?

Por ora, o momento mais marcante para mim foi o dia do lançamento do livro. Ver um sonho corpóreo, nas mãos de outras pessoas, dividir-me por aí, isso ainda me traz um arrepio absurdo.



5. Fale um pouco sobre "Mãos Livres"

"Mãos Livres" é um livro de histórias. Histórias minhas, histórias suas, histórias que podem fazem parte da vida de quem se permitir. Os temas são universais, mas falados de uma forma diferente, da forma com que sei me comunicar, sem muitos rodeios, mas com zero objetividade! Acho que é uma licença momentânea de liberdade, de soltar as mãos e olhar para si mesmo.




6. Que conselho você daria para aqueles que desejam ser futuros autores nacionais?

Puxa, também estou precisando desse conselho...hehe...aceito sugestões. Ainda me considero uma nascente do processo, mas acho que o primordial é enxergar-se como escritor, é sentir isso na pele e tentar trazer para a escrita essa sensação. É uma forma de ser verdadeiro com o que se argumenta e acreditar que o público pode sim se identificar com você.



7. Já está pensando em um novo livro? Conte um pouco para nós

Opa! Sempre. "Portanto não posso parar e não quero parar" é uma frase do livro que ecoa diariamente para mim e norteia meus planos. Há alguns meses comecei a escrever um romance psicológico, que ficou meio por conta da divulgação, de Mãos Livres, mas agora estou retornando e em breve darei mais notícias sobre ele.



8. Um recado para os leitores.

Carreguem paixão em tudo que fizerem. Leiam com paixão, trabalhem com paixão, opinem com paixão... trancem as pernas de tanta paixão! É a premissa da minha vida, ter vontade de fazer xixi na roupa de tanta paixão!



Para você:

Escrever é... catártico!
Livros são... companheiros de lágrimas, descobertas, aventuras e abstrações
Inspiração literária... Clarice, sempre Clarice
Um personagem... Lóri de Uma aprendizagem ou O livro dos Prazeres (Clarice Lispector)
Um(a) autor (a)... Machado de Assis
Um sonho... um é pouco. Que eles sejam muitos e não parem de emergir jamais!




Pessoal espero que tenham curtido a entrevista. O livro da Francine é fantástico e aconselho pra quem ainda não leu... leia!

Para acompanhar a autora:







8 comentários:

  1. Não conhecia a autora e sua obra. Sou como ela, uma menina crescida que pensa como uma senhora idosa, é exatamente assim que me sinto na maior parte do tempo.
    Muito sucesso à ela!!

    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fer, feliz demais de me ver aqui no blog de vocês novamente. Obrigada pela oportunidade, serei sempre grata a vocês. Beijão.

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem achei muito bacana a autora dizer que o dia mais marcante foi o lançamento do livro com toda certeza esse dia deve ter representado um marco e tanto para ela.
    Parabéns pela entrevista.
    Bi

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Já tive o prazer de ler a obra Mãos Livres e fiquei completamente encantada, aproveitei ao máximo a leitura e adorei a escrita da autora. É sempre muito bom conhecer e aproximar ainda mais dos autores, já estou aguardando o lançamento do romance psicológico. E ter Clarice Lispector como inspiração já diz muito. Parabéns pela entrevista!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernanda!
    Eu não conhecia a autora mas gostei bastante da entrevista, ela me pareceu uma pessoa bem simpática. O livro em si não me chama muito a atenção, mas desejo muito sucesso a ela!
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Fe, sua linda tudo bem?
    Ás vezes preciso ouvir isso: que os sonhos sejam muitos e não parem de emergir jamais", na rotina, na correria, às vezes deixamos os sonhos de lado. Eu tinha meu caderninho de poesia na escola e também escrevia peças de teatro na escola, bons tempos. Clarice é sempre uma fonte de inspiração, concordo com ela. Gostei muito da entrevista e desejo sucesso à autora.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu não conhecia a autora ainda, mas gostei muito da entrevista e de sua obra. Tenho parceria com a Chiado, acho que vou solicitar! :D
    Adoro saber o processo de escrita dos autores. *-*
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Eu não conhecia a autora nem ao seu livro e achei ela extremamente simpática e apaixonada pelo que faz. Fiquei curiosa com relação ao seu livro e vou procurar a sinopse. Parabéns a ela, por tem uma lema de vida incrível e que adotarei e sucesso!
    Um beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.