26 de agosto de 2016

[Resenha] Pseudônimo Mr. Queen



Autora: Loraine Pivatto
Editora: Edição do autor para divulgação
Ano: 2015
Páginas: 404


A história é narrada em terceira pessoa e dividida em três partes. Em cada parte é uma geração da família Brandão.

Regina Brandão é presidente dos Laboratórios Brandão, situado em São Paulo e casada com Mauricio. Após flagrar o marido em uma traição, Regina comete um ato terrível.

Ocorre que após esse acontecimento, Regina desmaia e ao acordar percebe que tudo mudou - o mundo não é mais o mesmo. Lugares e pessoas mudaram, o mundo se tornou igualitário, ninguém tem mais ou menos que o outro, ninguém fica doente. Cada pessoa terá direito a duas vidas, ou seja, após os 70 anos, não morre, é teletransportada para uma outra “dimensão”, onde começara a segunda vida.


“Os escolhidos iniciam um novo mundo, baseado nas novas regras passadas através dos sonhos...A nova sociedade começa a surgir: sem desigualdade, sem dinheiro, sem doenças, sem possibilidade de mortes prematuras, exceto por uma maneira.”


Larissa é neta de Regina e nossa segunda protagonista. Nessa parte a trama tem um crescimento, além de mostrar as particularidades da sociedade, acompanhamos a “segunda” vida de Regina e o segredo que ela guarda: a fórmula da morte.

E é exatamente nessa parte que a questão “morte” começa a ser questionada pela sociedade.

Nessa parte também, com a necessidade de se diferenciar uns dos outros, são criados “selos”, os TUV (Tabela Universal de Valores), que ficariam marcados na pele de cada um. O prestígio e a popularidade era o que diferenciava.

Com isso a criação de celebridades começa a se destacar e o pior do ser humano também. Mr Queen é a representação disso tudo. Uma pessoa que esconde sua identidade, realiza atos cruéis e ainda assim é considerado um ponto de referência social. Uma crítica bem feita à ganância, egoísmo e ambição do ser humano.

O tempo passa, coisas acontecem e Larissa dá a luz à Vitória Brandão. Tão forte e inteligente quanto às outras, Vitória também é arisca, e essa parte da história serve para entendermos alguns aspectos da geração anterior e as conseqüências do TUV.


“Não há sistema de governo que sobreviva à podridão de caráter de seus administradores.”


Pseudônimo Mr. Queen nos mostra a história de uma nova sociedade e a evolução da família Brandão dentro dessas novas regras. Duas coisas me deixaram super curiosa durante a leitura: qual seria a única forma de morrer e saber quem estava por trás dessa nova sociedade com regras tão específicas?

A leitura é tranqüila, apesar de alguns momentos ter achado um pouco lenta, e levanta questões sobre a sociedade em que vivemos e nosso papel nela. Regras não precisam necessariamente serem mudadas e sim a conduta de cada indivíduo. Vale a pena a reflexão!

Essa resenha faz parte do Booktour que a autora Loraine Pivatto está realizando e eu gostei muito de participar.


Clique aqui e adicione Pseudônimo Mr. Queen no Skoob


19 comentários:

  1. Que diferente, vou procurar mais sobre o livro. Ter três visões sobre os acontecimentos e a tal segunda vida me deixou curiosa. Bjos!

    BLOG LITERÁRIO 2

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Gostei bastante da construção narrativa e da proposta original do autor com a mudança de olhar sobre as "regras sociais" e as atitudes dos seres humanos sob as regras legais e as impostas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Já havia sido comunicada desse booktour por uma amiga minha que participou.
    Eu curto essa vibe de distopia e tal mas essa história em especial não me ganhou.
    Mas a sua resenha está ótima!

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Fe!
    Que bom que a leitura te envolveu. Embora tenha sido pouco parada, é bom que tenha tido uma escrita leve de forma a levar e não abandonar. Pessoalmente não me senti atraído pela história da autora não. Apesar da reflexão sobre o papel dos indivíduos ser algo realmente legal para se abordar, a trama em si, esse jogo dentro da familia, não me conquista.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Curti a premissa, é uma distopia interessante. Só não entendi o título: tipo, Mr. Queen seria Senhor Rainha? A capa não curti tanto, espero que seja provisória. Vou pesquisar mais sobre e espero poder ler logo.

    ResponderExcluir
  6. Oiii Fernanda, como vai?
    Infelizmente dessa vez a obra em si não despertou nenhum pouco meu interesse, porque não costumo ler esse tipo de livro, quem sabe seria bom porque me tiraria da zona de conforto, mas pensarei a respeito <3 é sempre bom quando nos cedem essas edição, nos emocionam <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Apesar de ter gostado muito da ideia desse livro, me pareceu que falta alguma coisa sabe? A história não me pegou, ficaria tentada em saber como tudo isso começou, porque eles foram escolhidas e tal. Será que a autora pretende apostar em uma continuação?
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol a autora não falou nada de uma continuação. Mas acho que seria válida diante de algumas questões levantadas no livro.

      Excluir
  8. Olá!
    Não conhecia livro, mas achei a premissa bem original. Isso de "Segunda vida" é bem interessante!
    Gostei de saber que é uma boa leitura, ainda que um pouco lenta. Achei bacana conter críticas à ganância, egoísmo e ambição do ser humano. Além de trazer boas reflexões.
    Dica anotada!
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. OI!!

    Que legal esse booktuor da autora e a narrativa parece ser uma critica a sociedade, mesmo com alguns pormenores e com a leitura em alguns momentos parados, me vejo navegando em mundo de criticas e construções da sociedade que seria ideal e mesmo assim composta de erros. Confesso que essas três gerações e todas as sua vivências me incutiram a querer ler a obra. Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Esse livro está na minha lista de desejados desde o ano passado, já até recebi proposta para participar do booktuor, mas não curto muito isso hahahah.
    A premissa do livro é muito boa, só fiquei um pouco receosa ao saber que teve momentos lentos, espero que seja poucos momentos assim rsrsrs.
    Adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Eu também não sou muito adepta de booktour por causa de prazos. Mas esse foi tranquilo e valeu participar!

      Excluir
  11. Olá! Li Pseudônimo Mr.Queen e foi umas melhores distopias que já li. A escrita da autora é ótima, o suspense para descobrir todo esse mistério envolvido vai fazendo a gente devorar o livro. É ótimo mesmo, beijos!

    ResponderExcluir
  12. oie!
    Eu ainda não li esse livro, mas achei a trama e o conteudo para reflexão bem interessante. Com certeza, será um daqueles livros que fica na memória e que deixa aquele gostinho de quero mais.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  13. Oi, achei a história um pouco confusa, mas tem uma pegada bem diferente dos livros que costumo ler. Vou procurar saber mais.
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Tenho vontade de ler esse livro, justamente por ver o que essa sociedade influenciou através dessas gerações. Para quem ama distopia como eu, com certeza é para acrescentar na lista.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  15. Oie
    faz um bom tempo que ouço falar do livro mas no momento não é bm oque procuro, mesmo assim sua resenha ficou muito legal

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Fernanda, sua linda, tudo bem?
    Primeiro, o que foi que ela fez? Pois o mundo mudou depois disso. Exatamente o que está impedindo que eles morram? Fiquei curiosa. E os comportamentos abordados pelo livro com certeza irão levantar reflexões. Parece ser um bom livro, diferente. Gostei muito da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oie Fernanda...
    Já tinha visto resenha desse livro, confesso para você que nada nele me chamou a atenção e o fato de você dizer que em alguns momentos a história se mostrou lenta para você é um problema para mim.
    Então acho que não o leria, não no momento pelo menos.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.