22 de fevereiro de 2017

[Resenha] Cenas de um Casal Publicitário - Ou qualquer outro nas galáxias


CENAS DE UM CASAL PUBLICITÁRIO - OU QUALQUER OUTRO NAS GALÁXIAS
Autor: Raul Otuzi
Editora: Alternativa Books
Ano: 2016
Páginas: 160

Livro cedido em parceria com o autor
Sinopse: O livro retrata o relacionamento conturbado, mas bem-humorado entre Lauro e Lidiane. Ele, redator, 28 anos. Ela, diretora de arte, 25. Namorados desde a faculdade, eles são bem diferentes. Ambiciosa e com personalidade forte, ela sonha em ganhar Cannes, o festival publicitário mais famoso do mundo. Imaturo e preguiçoso, ele não sabe direito o que quer. De família rica, oscila entre a publicidade, a música e a poesia. Quem trabalha ou trabalhou em agência vai rir, chorar e se emocionar. E quem não trabalhou vai encontrar uma história de opostos que se atraem muito além do clichê.



Olá, leitores!

Hoje é dia de resenha de um autor parceiro do Blog: Raul Otuzi nos cedeu o seu segundo livro para leitura, "Cenas de um casal publicitário - Ou qualquer outro nas galáxias", eu li, gostei bastante e vou contar para vocês um pouquinho sobre ele.




Completamente diferente do primeiro livro do autor ("Tristes finais para começos infelizes"), resenhado aqui no Blog, esse, como o próprio título nos revela, vem contar um pouquinho da história de um casal que trabalha com Publicidade.

E, de fato, os acontecimentos da trama são tão comuns que poderiam mesmo ser a história de qualquer outro casal no mundo!


O livro é narrado em terceira pessoa e intercala os capítulos entre os dois personagens principais, Lauro e Lidiane. Eles narram fatos atuais e contam um pouquinho de seu passado.

O que mais gostei foi que, ao final de cada capítulo, há um trechinho de cada personagem que parece ser um "pensamento" deles, narrado em primeira pessoa. Eu adoro quando o autor faz isso, pois assim conhecemos melhor a mente dos personagens e ficamos mais próximos deles.




Lauro é de família rica, sempre teve tudo nas mãos e andou por caminhos tortuosos até conhecer Lidiane, diretora de arte, de família nem tão abastada mas com grandes sonhos profissionais.

"Entendeu nada. Talvez ninguém entenda minha relação com a Lidiane. Mas certas coisas não precisam ser entendidas, nem podem tentar ser explicadas racionalmente, apenas sentidas. Ou lamentadas."

Lidiane tem personalidade forte e considera Lauro um "banana". Lauro tem a namorada como uma verdadeira deusa, é imaturo e se anula completamente na relação, na busca incessante para agradá-la, custe o que custar.


"Eu não deveria ter aceitado fazer essa marca. Permuta? Onde eu estava com a cabeça? Preciso pensar grande. Preciso mudar minha mentalidade de publicitária do interior. (...)"


Além dos dramas típicos de qualquer casal, Raul nos presenteia com seu humor agradável em diversas partes do livro, o que achei sensacional! Dei muitas risadas com a divergência de ideias e com os mais inesperados comportamentos dos personagens durante a trama.


"Bar do Baraka. Quem vem se destaca. Bar do Baraka. Aqui você se destaca.  Bar do Baraka. Só não vai quem é babaca.
 Não, não. Vou esquecer a rima."


Com alta dose de realidade, me identifiquei em muitas partes do livro, ora com Lauro, ora com Lidiane e percebi que, o que de início parece ser uma história de um casal específico, pode ser a história de vida de qualquer casal.

Assim como no primeiro livro, outro ponto alto do autor é fazer o leitor refletir sobre a vida e suas milhares de facetas. E neste aprendi que o passado não define quem nós somos, que as pessoas com quem nos relacionamos não esperam eternamente por mudanças e, principalmente, que o futuro não está absolutamente em nosso controle.

A escrita de Raul é fluida e de leitura rápida. A capa do livro é maravilhosa e ele tem algumas páginas coloridas bem lindas. As páginas são amareladas, com fonte que proporciona uma leitura super confortável.

Adorei o livro e recomendo a todos os que curtem uma boa leitura com doses de humor.



Clique aqui e adicione Cenas de um Casal Publicitário - Ou qualquer outro nas galáxias no Skoob

Para Adquirir:


5 comentários:

  1. Nossa eu super me interessei, achei fofo e muito interessante! Linda a resenha <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! O Raul é o tipo de escritor cuja obra vale a pena conhecer. Leitura super recomendada. Beijos

      Excluir
  2. Adorei a premissa! Fiquei curiosa para conhecer a Lidiane e o Lauro.
    Essa parte de ter trechinho com o pensamento do personagem achei uma super sacada do autor, nos aproxima mais.
    Lindas fotos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Eu adorei essa sacada do autor, que nos faz entrar em contato direta e literalmente com os pensamentos dos personagens. Beijos

      Excluir
  3. Que fotos mais lindas vocês fizeram! Adorei! E a história me pareceu bem inusitada e divertida. Vou procurar para leitura!

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.