19 de abril de 2017

[Resenha] A Turma do Santos


A TURMA DO SANTOS - Esquadrão Mirim
Autor: Bruno Godoi
Editora: Coerência
Ano: 2016
Páginas: 176

Livro cedido em parceria com a Editora

Sinopse: Quando não está na televisão, Santos lidera um grupo de crianças detetives. É o esquadrão mirim, com alunos treinados na arte da investigação.E o esquadrão acaba de ser convocado. A secretaria de ensino de Trotópolis está com problemas, e apenas a turma do Santos pode solucionar.Roubo de provas na sala dos professores, xixi sem descarga no banheiro da garagem, pegadas na grama e chute no muro do pátio. Tudo isso são indícios de molecagem na escola.Será que a turma do Santos conseguirá localizar os infratores da escola?



A Turma do Santos é a história de uma grande aventura, protagonizada pelo Santos, personagem largamente conhecido da TV brasileira; que junto a uma galerinha de amigos estudantes, procura desvendar situações de bagunça e comportamentos inadequados de outros alunos, das escolas que pedem socorro.



Eles formam o destemido Esquadrão Mirim, que, quando acionado, prontamente se mobiliza para conhecer os problemas da escola em apuros. Santos, como comandante da turma, levanta todas as informações das dificuldades pelas quais o local está passando; contata seus ajudantes; distribui e delega atividades investigativas e traça e discute as estratégias de ação.

A aventura é agitada e cheia de enigmas para a garotada desvendar. Os suspeitos estão à solta e não podem desconfiar da investigação, por isso Santos, o mestre dos disfarces, usa toda sua criatividade para se infiltrar entre os suspeitos e não ser notado. O resto da turma tenta agir da mesma forma, inspirados pelo comandante do esquadrão.



Eles percorrem toda escola em busca de pistas; analisam vestígios e conversas estranhas, tentando montar o quebra-cabeça. Mas as molecagens ocorridas não são a única preocupação do pessoal: eles têm de dar conta de seus trabalhos escolares também.

É a maior correria e nem tudo deve ser o que aparenta; o óbvio nem sempre é o melhor caminho ou a verdadeira solução do problema. Ainda bem que a turma tem o Santos no comando da operação, e ele não vai medir esforços para alcançar a verdade, sem acusar inocentes.

Ao final, uma reviravolta surpreende a todos, graças à perspicácia do Santos. A turma percebe o valor e força da união, do trabalho em grupo, para que todos possam alcançar os objetivos.



A história é voltada ao público infanto-juvenil, com um enredo bem legal e totalmente adequado à faixa etária. A linguagem, às vezes é informal, dando leveza ao texto, mas em sua maior parte não é coloquial, primando por uma escrita bem correta.

Gostei da obra e recomendo para presentear à garotada.




Clique aqui e adicione A Turma do Santos no Skoob
Para adquirir: Editora Coerência


11 comentários:

  1. Olá Júnior, tudo bem?

    Eu até fiquei sabendo que o Santos ia lançar um livro, mas não me recordava pela era pela Editora Coerência, tampouco que seria uma obra voltada para o público infantojuvenil. Vou procurá-lo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Esse livrinho parece ser bastante engraçadinho e quem sabe futuramente eu dê oportunidade para ele, sinto falta de ler livros de infantojuvenil, antes costumava ser os meus favoritos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem,
    Conheço o personagem de vista do programa do ratinho, mas não consigo nutrir o interesse de ler uma obra estrelada por ele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. É um livro mais infantil né, mas eu adorei a forma como você escreveu a resenha e como é a diagramação dele, cheia de figurinhas lindas. Sabe que eu não leio muito este tipo, mas gosto quando precisa passar o tempo sem muita coisa pesada.

    Greice
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Júnior.
    Não conheço esse personagem e nem encontrei nenhuma referência sobre ele, mas como eu não vejo canal aberto há anos, era bem provável que eu não fosse conhecer mesmo porque sou super perdida!! kkkkk
    Mas achei o enredo bem bacana e parece ser uma história bacana para as crianças!!
    Vou dar uma olhada e quem sabe comprar de presente para os meus sobrinhos!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  6. Oi Júnior, tudo bem?

    Não conheço o personagem, não sei do que se trata. Por se tratar de um enredo infanto-juvenil parece bem divertido. Não é tipo de livro que um dia eu vá ler.

    Beijos
    Laneh Martins

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Li recentemente um livro infantil da editora e adorei!
    A edição é muito caprichada, e é um ótimo presente para os pequenos leitores.
    Adorei a sua resenha ♥ Um bj.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Não lembro de ter ouvido sobre esse personagem, Santos!! Mas, mesmo assim gostei muito do livro, é bonito e possui um enredo interessante para o público indicado.
    Beijo,
    Cidália.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Júnior!

    Que grata surpresa! Não tinha expectativa nenhuma para esse livro, mas a sua resenha me fez mudar de opinião.

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Adoro revistas, mas tem tempo que não pego em uma e me divirto.
    Gostei de conhecer Santos e sua turma rs'
    A edição está linda, vou colocar na lista de desejados!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    Não me recordo desss personagem, não deve ser da minha época (Me senti uma vovó, agora - rs). Mas parece bem legal para determinada faixa etária, confesso que não fiquei muito interessada. Mas valeu a indicação!

    Beijo.

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.