22 de junho de 2017

[Resenha] Medo - Entenda e Aceite as Inseguranças da Vida

MEDO
Entenda e Aceite as Inseguranças da Vida
Autor: Osho
Editora: Cultrix
Ano: 2017
Páginas: 224

Livro cedido em parceria com a Editora
Sinopse: Osho leva o leitor passo a passo a uma jornada por tudo que faz os seres humanos terem medo, desde a reação reflexa de "lutar ou fugir" do perigo físico até os medos racionais e irracionais da nossa mente. Só levando a luz do entendimento aos cantos mais sombrios do medo, diz ele, podemos começar a nos aventurar para fora dos limites da nossa zona de conforto e aprender a conviver, e ainda apreciar, a insegurança inerente ao fato de estarmos vivos. O livro termina com uma série de experiências de meditação destinadas a ajudar os leitores a vivenciar uma nova relação com o medo e começar a vê-lo não como um obstáculo, mas como um trampolim para uma maior autoconsciência e confiança na vida.





Olá, leitores queridos! A resenha de hoje é sobre o livro Medo, de Osho, uma leitura maravilhosa que me despertou muitas sensações, conforme descreverei abaixo. 

O livro é um apanhado de frases, falas e explicações obtidos em palestras feitas por Osho, com plateia ao vivo. Esse fato me impressionou em diversos momentos do livro, pois ele não teve qualquer dificuldade em expor seu pensamento, fazer críticas e citar inúmeros exemplos, mesmo com pessoas à sua frente ouvindo instantaneamente o que ele dizia.



Osho foi um líder religioso e espiritual que morreu em 1990. Com seus pensamentos inovadores, inspirou multidões ao propor uma nova forma de abordar, pensar e sentir a filosofia da espiritualidade.

"A morte é o único comunista do mundo; ela não se importa se você tem dinheiro ou se é um mendigo, se você é instruído ou não. Você não pode dizer: 'Espere aí, eu sou um erudito'."


Eu só o conhecia de nome e já havia lido alguns de seus textos na internet, mas jamais imaginei ter uma experiência tão diferente ao realizar a leitura completa de um de seus livros.

O autor começa com definições do que é o medo e de como o enxergamos de uma maneira tão prejudicial que nos provoca dor.

Ele também defende que nosso principal medo é com relação à morte e, em seguida, esclarece que devemos encarar a morte como uma etapa da vida, assim como o nascimento e a vida em si, os dias que passam, trabalho, estudo e demais atividades no decorrer do tempo que passamos no mundo.

"Então, uma coisa que eu gostaria de dizer a você é: não dê muita atenção ao medo, porque ele se torna uma auto-hipnose. Se ficar repetindo que vive com medo, que a sua vida é regida pelo medo, você será dominado pelo medo e o estará alimentando."


Ele também nos leva a pensar sobre um amor amplo, capaz de vencer o medo de tudo, inclusive a dor psicológica, que tende a ser a maior, já que, em regra, programamos assim a nossa mente.



Osho nos propõe enfrentarmos os nossos medos, pois nada mais são do que desafios que não deixarão de existir. Ou seja, a situação que nos coloca medo continuará lá, intacta. É normal sentir medo dela. Mas isso não mudará nada. O que mudará, de fato, é a nossa forma de enfrentar aquele obstáculo.

Me lembrei de um trecho que li na internet que diz: "Siga em frente e, se der medo, vai com medo mesmo!", cujo autor desconheço. Senti que Osho também quis passar essa ideia, mas ele foi além: ele explica porque o medo é inútil para nossas vidas e propõe reprogramarmos nossa mente para não o sentirmos mais (ou para, pelo menos, não o sentirmos mais como sentimos atualmente).

Osho também sugere que tenhamos paciência ao mudarmos de atitude, pois nem sempre conseguiremos, com a rapidez que queremos, pensar e sentir de uma nova maneira, de forma diferente do que sempre levamos a vida.

"Lembre-se sempre, a ausência não deve ser considerada um problema, porque nada pode ser feito com respeito a isso. Só a presença deve ser considerada um problema, porque então algo pode ser feito e ela pode ser resolvida."


Não é uma leitura rápida e sugiro que não o seja mesmo! São reflexões para serem analisadas, pensadas com calma e, é claro, exigem que nos deixemos levar por suas palavras e façamos um verdadeiro mergulho interno para que possamos aproveitar cada uma de suas frases.

Inicialmente, a leitura pode parecer maçante, mas os ensinamentos de vida são realmente sensacionais. E o autor exemplifica a maioria das lições através de acontecimentos  básicos do dia-a-dia, atitudes que geram negatividade, brigas e polêmicas entre casais, nos relacionamentos familiares, na rotina profissional e em todos os setores da vida.

Com uma narrativa densa e profunda em primeira pessoa, Osho consegue nos levar a muitas reflexões que, em mim, tiveram a consequência de despertar para modificar atitudes, hábitos e palavras que até então me acompanhavam.

Apesar de simples, a capa com a borboleta me remetem exatamente ao que o livro traz: a possibilidade de transformação. A fonte é pequena e as folhas são brancas, o que pode dificultar a leitura para algumas pessoas, mas para mim foi tranquila. Não encontrei erros de edição. 

Indico a quem gosta do tema, a quem curte livros sobre espiritualidade, a quem deseja melhorar o nível de autoconhecimento e, claro, recomendo que a leitura seja degustada, para que o essencial da escrita de Osho possa promover verdadeiras melhorias em sua vida!


Clique aqui e adicionMedo no Skoob

14 comentários:

  1. Oi, Karla
    Inúmeras pessoas gostam dessas frases e reflexões do Oslo. Eu nunca li nenhum livro, mas confesso que nunca senti muita vontade, apesar de gostar de ler livros assim de vez em quando. Gostei muito de sua resenha, você parece que captou a sensibilidade do livro. Quem sabe um dia eu me anime.

    Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu particularmente não gosto desse tipo de leitura. mas devido a sua resenha, eu sei uma pessoa que vai adorar esse livro. Então, embora não seja uma leitura para mim, eu te agradeço por ter apresentado a resenha, pois poderei presentear uma pessoa que me importa muito e que com certeza ela vai amar!
    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Conheço Osho só de nome mesmo, este livro é bem interessante e reflexivo, porém não leria pois não é algo que eu goste de ler normalmente, e esta capa está super bonita.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Confesso que não conhecia o livro, pois não tenho costume de ler livro desse gênero. Mas gosto de livro que nos fazem refletir sobre a vida e evoluir como pessoa.
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  5. Oi, Karla! Não costumo ler muitos livros desse gênero, porém a sua resenha me deixou muito curiosa para conferir essa obra. Eu não conhecia esse autor, mas os temas abordados parecem ser bem interessantes e além de nos fazer refletir, podem mudar o nosso modo de pensar e como você mencionou, nos transformar. Adorei! Obrigada pela dica, vou adicionar esse livro com certeza. Bjss!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Achei a premissa interessante demais, os quotes selecionados foram lindos. Gosto desse tipo de leituras, que nos fazem refletir e levar isso para a vida, beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu ainda não conhecia esse livro. Já havia visto o nome Osho em algum lugar mas não sabia a quem se referia. Parece ser uma obra interessante e bem reflexiva, para nos ajudar a repensarmos como levamos nossa vida.

    ResponderExcluir
  8. O QUEEEEE? Preciso desse livro! As vezes é bom fazer esse tipo de leitura que foge totalmente da minha zona de conforto. Amei! Vou atrás desse livro já! Obrigada pela dica! Beijos :*

    ResponderExcluir
  9. Heiii, tudo bem?
    Nossa, nao conhecia sobre o Osho, e fiquei bem interessada nas palavras que ele passou.
    Acho que o medo faz parte da vida, ele nos protege de alguma forma, mas tb pode atrapalhar a nossa vida.
    Adorei a resenha, achei mto interessante a obra.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  10. Oi!!



    Esse livro está na minha lista tem algum tempo, concordo que o mesmo deva ser feito de forma leve e calma. Pois as reflexões são essenciais para uma melhor compreensão dos ensinamentos propostos. Obrigada por ressaltar que preciso adquirir a obra. Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá! A gente precisa se convencer de que há um limite saudável para o medo - como tudo na vida - para não se tornar refém dele. Pode ser uma leitura inspiradora e incentivar, como você mencionou, que cada um encontre a fonte da própria transformação em alguém melhor. Obrigada pela dica! Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? De fato esse é um livro que trabalha um nicho bem definido de literatura. Não curto muito sobre o assunto, mas fiquei impressionada em saber que ele é baseado em várias palestras ao vivo. É bem complicado unir o tema mais o ao vivo, mas se ele conseguiu fazer com destreza é porque é bom. Ótima resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Gosto muito do trabalho de Osho, e realmente concordo com o fato de que tem de ser uma leitura feita sem pressa, apesar do livro não ser tão extenso. Sua palavras são para serem apreciadas e degustadas, não empurradas goela abaixo. Não sabia que a Cultrix estava lançando trabalhos dele e fico bem feliz em saber.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  14. Oi!!
    Eu tenho alguns livros do Osho, sei que muita gente não gosta de livros de auto ajuda, mas eu gosto deles.
    Muitas vezes deixamos o medo nos dominar e isso faz a gente deixar de realizar muitas coisas, esse livro parece muito interessante e cheio de ensinamentos e autoconhecimento.
    Vou anotar o nome para poder ler.
    Beijão!

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.