31 de julho de 2017

[Resenha] Apenas um Sonho


APENAS UM SONHO
Autor: Guilherme Gomes
Editora: Coerência
Ano: 2017
Páginas: 250

Livro cedido em parceria com a editora


Sinopse: Essa é a história de Gabriel, um garoto atormentado pelo seu subconsciente que ao descobrir uma espécie de doença psicológica com o poder de mudar o rumo de sua vida, é guiado para um futuro imutável.
Afogando-se em um mundo obscuro localizado em sua própria mente, o jovem culpa-se pelos acontecimentos já vistos nos quais não pode impedir ou interferir. Sentindo-se inútil e frágil diante do destino ganha um entendimento superficial em relação ao seu futuro: “A minha vida já foi escrita, não posso mudá-la”.
O garoto envelhece tentando ignorar as suas visões para não se culpar. Mas, nos seus atos de ignorância, percebe que mesmo que ignore o futuro, o futuro jamais o ignora. E assim, abandona as teorias e agarra-se a uma certeza absoluta: “É preciso acabar com isso, antes que isso acabe comigo. ”
Buscando na música uma forma de se agarrar à realidade, Gabriel vivencia suas aventuras de forma comum como qualquer outro adolescente. Até o momento em que seu subconsciente volta a interferir em sua sanidade, confundindo-o e o deixando desequilibrado, batalhando numa constante guerra emocional.




Olá, leitores!

Hoje trago a resenha de Apenas um Sonho, de Guilherme Gomes, em parceria com a Editora Coerência.

Em Apenas um Sonho temos a história de Gabriel, um garoto aparentemente comum, mas que vive atormentado por seus sonhos.

Gabriel sonha e o que ele sonha vem realmente a acontecer em sua vida real e isso o deixa extremamente amedrontado.

“Quando eu achava que tinha me curado, isso voltava. Voltava cada vez mais forte. Eu adiava minha cama, odiava meu quarto, odiava ficar exausto e ter que dormir.”

A trama é narrada pelo próprio Gabriel e o que temos é seu momento presente, onde ele se encontra internado e escreve, e suas lembranças de tudo o que ocorreu antes dele ir parar na clínica.



No começo da história, Gabriel vive com sua mãe e sua avó e os fatos já começam a ocorrer nesse período. Após o falecimento de sua avó, acontecimento previsto por ele em seus sonhos, Gabriel passa a ir morar com o pai.

Quando percebe que que o filho não está bem e doente, seu pai procura ajuda médica. E é ai que se desenrola toda a trama no mistério que são essas visões. Um dom ou uma maldição?

“A garota continuou a me olhar e disse com um sorriso sincero: - Eu sei que você não acredita nessas coisas. Mas acredite em você mesmo. É você que faz o seu destino.”

Quando comecei a ler o livro, eu pensei em algo bastante diferente do que realmente foi. Todos os sintomas e descrições feitas por Gabriel diante de seus sonhos só me deixavam mais curiosa pelo que poderia ser e eu cheguei a imaginar o que seria.

Mas com o desenvolvimento da trama, o autor nos leva para outros caminhos diante da doença de Gabriel. E o final é bastante inusitado, de certa forma. O que me deixou pensativa por vários dias e eu precisei conversar com outras pessoas que também haviam lido o livro.

“...A realidade é totalmente diferente, desorganizada, brutal. Em palavras eu formaria frases perfeitas, posso falar de amor, de estrelas, flores. Posso ignorar o ódio, a poluição, as pragas. Mas não posso ignorar isso no dia a dia, pois existem, existem e prejudicam.”

Enfim, achei a temática do livro de Guilherme Gomes bastante interessante e instigante, mas senti falta de um desenvolvimento maior no que realmente ocorria com Gabriel. Um aprofundamento elucidativo da doença que o acometia. 



Uma parte de que gostei muito foi que a cada capítulo há uma sugestão de música para ser escutada durante a leitura. Achei isso bastante criativo e eu segui todas!! Realmente é muito bom associar a história com uma trilha sonora.

Quanto à edição, está muito bem feita. Capa linda, diagramação impecável, com ilustrações e não encontrei nenhum erro de revisão.


Clique aqui e adicione Apenas um Sonho no Skoob




7 comentários:

  1. Parece ser uma trama diferenciada... ás vezes até por isso a gente sinta falta de um maior desenvolvimento... Vou anotar a dica!

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Nossa, pela capa eu jurava que seria um romance haha. A sua resenha está ótima e a história me surpreendeu bastante, fiquei intrigada com o dom do Gabriel e estou curiosa para saber como será o desenrolar dessa história. Dica anotada, bjss!

    ResponderExcluir
  3. Oie! Tudo bem?

    Não conhecia a obra e muito menos o autor, mas achei essa capa muito linda! Mas infelizmente por mais atrativo que a proposta da história seja ela não despertou meu interesse, por isso por enquanto passo a dica!

    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Poxa o enredo da história parece ser bem interessante mesmo, que pena que o autor não soube desenvolver. Mesmo assim acho que leria porque fiquei curiosa com esses sonhos do Gabriel. Ótima resenha e fotos <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oii!

    Que capa mais linda! Adorei suas fotos. Não conhecia o livro nem o autor, mas achei muito curioso o livro, me lembrou uma série que eu assistia chamada O jornal de amanhã... tinha a mesma logica. fiquei curiosa em saber qual foi o desfecho. Espero ler em breve! A resenha está ótima!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  6. Olá! Gostei da vibe do livro, com certeza vou dar uma chance pra ele, mesmo que seja para ler em ebook. Ah! Suas fotos ficaram sensacionais, deixou o post bem encantador. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Não o conhecia, mas achei muito bacana. Gabriel me lembra minha falecida avó, que tinha uns sonhos esquisitos que volta e meia se realizavam (para o bem e para o mal)...

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.