25 de agosto de 2017

[Série Indicação] The Middle



Oi pessoal!


Na coluna desse mês, escolhi falar de uma sitcom (situation comedy, ou “comédia de situação” em tradução livre) de que gosto muito: The Middle. Uma das melhores comédias que já assisti, mesmo vendo Friends e The Big Bang Theory algumas dezenas de vezes. A série é produzida pelo canal americano ABC (no Brasil, o Warner Channel exibe os episódios) e está entrando em sua nona temporada, que deverá estrear por lá em setembro. Infelizmente para os fãs, essa será a última temporada.

The Middle acompanha a rotina da família Heck, que vive na fictícia cidade americana de Orson, Indiana. Frankie e Mike, e seus filhos Axl, Sue and Brick, constituem um típico retrato da classe média dos Estados Unidos, aquela que trabalha em empregos de baixa qualificação, passa por dificuldades financeiras e tem na televisão o seu principal lazer. Em Orson, “a grama do vizinho é sempre mais verde”, e a relação entre os Heck e seus pares é o que gera os principais conflitos e, por consequência, é também o que provoca as maiores risadas. Em idade escolar, Axl, Sue e Heck também não têm vida fácil; com suas peculiaridades, cada um deles se coloca em situações divertidas e, por vezes, inusitadas.



Mais do que uma paródia ou uma caricatura, The Middle é, em suas entrelinhas, uma crítica social ao American way of life (“estilo de vida americano”), bem como ao comodismo e ao sectarismo que lhe são característicos. Por se julgar superior simplesmente por ter nascido nos Estados Unidos, o americano “médio” espera que o destino o conduza naturalmente aos seus objetivos. É claro que isso não acontece e, em diversos episódios, os Heck acabam por aprender essa lição de maneira dura, aprendizado este suavizado pelo tom cômico da série.

Em The Middle, todos os personagens do núcleo principal são muito carismáticos e extremamente bem desenvolvidos, e é aí que reside o maior trunfo da série. Frankie (Patricia Heaton) deseja ser a mãe perfeita, rígida e sempre presente, mas via de regra dá o braço a torcer às vontades dos filhos. 

Aparentando ser “durão”, Mike (Neil Flynn) é o pai sincero, que atira verdades sempre que possível. Axl (Charlie McDermott), o filho mais velho, é um arremedo de atleta popular do colégio, enquanto Brick (Atticus Shaffer), o caçula, é um pequeno “nerd”, que prefere ficar com seus livros a ter qualquer tipo de interação social. Para mim, porém, o grande destaque é Sue Heck (Eden Sher), a filha do meio; com otimismo contagiante (e, muitas vezes, inconveniente), ela consegue ver o bem em todas as situações, mesmo que muitas vezes não obtenha sucesso.



Por tudo isso, The Middle é uma série que todo amante de sitcom deve assistir. E, ainda que comédia não seja seu gênero favorito, acredito que vale dar uma chance, considerando todas as questões que a produção levanta.

E vocês? Já assistiram? O que acharam? Contem pra gente nos comentários.

Até a próxima!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.